EDUCAÇÃO

Exposição sobre o corpo humano atrai mais de 3.600 alunos

Os alunos da rede estadual já começaram a prestigiar a exposição "Corpo Humano: da célula ao homem".

Em 13/07/2015 Referência JCC

Os alunos da rede estadual começaram a prestigiar a exposição "Corpo Humano: da célula ao homem", que está em cartaz até o dia 30 de agosto no Espaço Cultural do Palácio Anchieta, em Vitória. Mais de 3.600 alunos da Grande Vitória conheceram todos os segredos e curiosidades do corpo humano.
 
Os alunos estão fazendo uma fantástica viagem pela história da evolução humana, partindo de 500 milhões de anos atrás, quando surgem os primeiros vertebrados, até os dias atuais, desde o desenvolvimento embrionário até a fase adulta, com todos os seus sistemas.
 
A exposição vem chamando a atenção da garotada. Com um patrimônio cultural e científico valioso, o acervo conta com cerca de 280 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinadas ou fixadas em água e cloro (com mesmo efeito do formol, porém com menos duração de tempo), réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas.
 
A mostra aborda, ainda, os aspectos anatômico-funcionais do corpo humano, como o DNA, células e tecidos, órgãos e sistemas, desenvolvimento embrionário e fetal, evolução humana, anatomia comparada de vertebrados.  
 
A interatividade também é parte importante nesse projeto. Recursos modernos transformam o acesso às informações em uma experiência única para os alunos. Com recursos tecnológicos avançados, os estudantes interagem mais facilmente com a exposição. 
 
A exposição está em cartaz no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, até o dia 30 de agosto. Os dias e horários de visitações são de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 16 horas. Grupos podem agendar visita pelos telefones (27) 3636-1032 ou 3636-1035.
 
Alunos já começaram a visitação 
 
Os estudantes das escolas estaduais Adolfina Zamprogno, Padre Humberto Piacente, Prof. Geraldo Costa Alves, Catharina Chequer, D. João Batista da Mota e Albuquerque, Maria de Lourdes Poyares Labuto, Marinete de Souza Lira, Saturnino Rangel Mauro, Nova Carapina, Ana Lopes Balestrero e Maria Ortiz, já prestigiaram a exposição.
 
O objetivo da visita é mostrar aos estudantes a estrutura e o funcionamento do corpo humano. 
 
A peça mais curiosa e que chamou a atenção dos alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, foi o corpo humano dissecado, vertical, fixado em um aquário com água e cloro. Os adolescentes observaram cada detalhe da estrutura do corpo, como unhas, tecido muscular e pele.
 
Para aluna Letícia Hebreck, essa foi uma experiência nova. “Eu nunca tive a oportunidade de ir a um evento como esse. Estou adorante e achando tudo maravilhoso e impressionante. É incrível conhecer pessoalmente o corpo humano e ver cada parte que compõe essa estrutura”, disse a aluna.
 
Para a professora de Biologia, Caroline Quincas Cavalcante, essa exposição é muito proveitosa, pois os estudantes conseguem ver na prática o conteúdo que está sendo estudado em sala de aula. "Esse passeio ajuda na compreensão do conteúdo que está sendo estudado no momento. Além disso, deu para os alunos perceberem a origem do ser humano, como ele evoluiu e como está nos dias atuais”, finalizou a professora.
 
A exposição científica "Corpo Humano: da célula ao homem" é patrocinada pelas secretarias estaduais de Governo, da Cultura e da Educação. A realização é do MCV - Museu de Ciências da Vida, da Universidade Federal do Espírito Santo, sob a curadoria de Athelson Bitencourt, idealizador do projeto, coordenador do MVC e professor de anatomia e neuroanatomia.
 
Serviço:
 
Exposição científica "Corpo Humano: da célula ao homem"
Aberto ao público a partir do dia 01 de julho
 
Visitação: até 30 de agosto - de terça a sexta-feira, das 9 às 18h. Sábados, de 9 às 17h e domingos das 09 às 16h
 
Fonte:Secom ES
 
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.
Entrada gratuita
 
Informações Adicionais:
Agendamento de visita
(27) 3636-1030/ 1032
agendamento.palacioanchieta@es.gov.br