ESPORTE INTERNACIONAL

F1 mudará a data do GP do Brasil para adequar seu calendário

Mundial Fórmula 1 vai transferir a corrida brasileira para os dias 12, 13 e 14 do mesmo mês.

Em 04/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Red Bull Content Pool/Grande Prêmio

Por questões relacionadas às restrições de viagem e o cancelamento do GP da Austrália, corrida em São Paulo será postergada em uma semana.

A Fórmula 1 vai sofrer uma nova mudança no calendário de 2021. Isso porque o GP do Brasil, em São Paulo, será postergado em uma semana, pôde confirmar o Grande Prêmio. Originalmente, a etapa em Interlagos está marcada para os dias 5, 6 e 7 de novembro, mas, por conta da necessidade de acomodar uma prova que substitua o cancelado GP da Austrália, além de contornar as questões envolvendo as restrições de viagem, o Mundial vai transferir a corrida brasileira para os dias 12, 13 e 14 do mesmo mês, já na reta final da temporada.

Programada para acontecer no circuito de Albert Park, no dia 21 de novembro, a prova australiana foi cancelada por conta das restrições de entrada no país devido à covid-19, sobretudo em razão do aumento de casos nos últimos dias em consequência da chamada variante delta. O anúncio oficial foi feito no início deste mês, pelo governo de Victoria, estado onde está localizada a cidade de Melbourne. A etapa brasileira, por sinal, também não foi realizada em 2020 em razão da pandemia do coronavírus.

Alterações de datas

Os chefes da maior categoria do esporte a motor vêm lidando com uma série de alterações de datas e cancelamentos ainda em decorrência da pandemia, também no que se refere às limitações de viagem, especialmente do Reino Unido, que exige quarentena para pessoas que transitam de países que integram a lista vermelha.

Portanto, a solução da F1 foi reagendar a data do GP do Brasil e depois viajar para uma corrida no Oriente Médio logo em seguida, como forma de contornar essas restrições.

E essa etapa pós-Brasil viria para ocupar a lacuna deixada pelo cancelamento da prova na Austrália. Do ponto de vista logístico, faria todo o sentido que a corrida aconteça no Oriente Médio porque, duas semanas depois, a Fórmula 1 tem no seu calendário a estreia do GP da Arábia Saudita e fecha a temporada 2021 com o GP de Abu Dhabi, em 12 de dezembro.

Inverno europeu

Portanto, o transporte das peças, carros e demais equipamentos da F1 ficaria facilitado com uma sequência de três GPs na região. Além disso, uma corrida na Europa nesta época do ano é pouco provável devido ao inverno. Essa informação também é da revista Auto Motor und Sport.

Neste aspecto, o Bahrein, que foi palco dos testes de pré-temporada e da etapa de abertura da temporada em 28 de março, desponta como favorito a receber uma nova prova em 2021, tendo como alternativa mais provável o anel externo do circuito de Sakhir, cenário da penúltima corrida do Mundial de 2020.

Entretanto, o Catar, habitual sede de uma das etapas da MotoGP nos últimos anos, no circuito de Losail, também aparece com alguma chance. O quebra-cabeças do calendário também passa pelo GP do Japão. Oficialmente, a prova segue confirmada, mas a alta dos casos de covid-19 no país, apesar da realização dos Jogos Olímpicos, traz à tona um cenário de dúvida sobre a corrida, ainda mais porque a categoria máxima da motovelocidade e o Mundial de Endurance já desistiram das etapas que estavam programadas por lá.

Procurada, a assessoria do GP do Brasil, em São Paulo, disse ao Grande Prêmio que ainda não há nada de concreto sobre a mudança da data da prova que será realizada no País neste ano. (Por Evelyn Guimarães - Grande Prêmio)

Leia também:

Nos pênaltis, Brasil vence México e está na final de Tóquio
Alison e Álvaro Filho vencem mexicanos e estão nas quartas
Falta de gasolina mínima para análise custa caro para Vettel
Francês Ocon alcança vitória incrível no GP da Hungria de F1
Brasil pode encerrar primeira fase olímpica na liderança no vôlei
Olimpíada: no hipismo CCE, Brasil fecha adestramento em 11º
Brasil vence EUA e garante classificação às quartas de final
Piloto Max Verstappen foca em manter liderança da Fórmula 1
Com 2 gols de Richarlison, Brasil vence Arábia Saudita por 3 x 1
Italo Ferreira quebra prancha, se recupera e conquista o ouro
Brasil e Holanda empatam em jogo eletrizante com 6 gols
Olimpíada de Tóquio tem abertura oficial nesta sexta-feira (23)
Seleção olímpica estreia com vitória de 4 x 2 sobre Alemanha
Com 2 de Marta, Brasil goleia China na estreia em Tóquio
Brisbane, Austrália, será sede dos Jogos Olímpicos de 2032
Japão não descarta cancelar Olimpíada 2020 na última hora
Não vamos nos rebaixar ao nível da Mercedes, diz Red Bull
Hamilton foi vítima de ofensas racistas na internet após vitória
> Após polêmica batida com Verstappem, Hamilton vence GP
Verstappen vence a sprint da F1 e é pole do GP da Inglaterra
Lewis Hamilton supera Verstappen na Inglaterra e sai na frente
Líder da F1, Verstappen mantém pés no chão sobre título
Atuação do novo Flamengo assusta e acende sinal de alerta
Prefeito de Vitória recebe atleta da seleção brasileira de vôlei
Nos pênaltis, Itália vence a Inglaterra e é campeã da Eurocopa
Argentina derrota Brasil no Maracanã e é campeã da América

TAGS
INTERLAGOS | BRISBANE 2032 | RACISMO | SULAMERICANA | LIBERTADORES | CONMEBOL | TÓQUIO 2020 | SUPERLIGA | UEFA | F1