EDUCAÇÃO

Fafi comemora 23 anos e abre as portas para o público com muitas apresentações

Entre esta segunda (24) e o próximo dia 29, a escola abre as portas para a comunidade ...

Em 21/11/2014 Referência JCC

Única escola técnica de formação em teatro e dança do Espírito Santo, a Fafi completa, no próximo dia 25, 23 anos como instituição de ensino, além de 88 anos do prédio histórico que a abriga. Para comemorar a data, a escola não preparou apenas um, mas seis dias de festa, dentro da 3ª edição do projeto "Fafi de Portas Abertas".

Entre esta segunda (24) e o próximo dia 29, a escola abre as portas para a comunidade e apresenta os resultados das aulas do segundo semestre de 2014.

Além das apresentações teatrais, musicais e os números preparados especialmente pelos professores e alunos da instituição, também acontecerá uma homenagem ao músico Alexandre Lima e uma série de atividades para comemorar as conquistas da Fafi neste ano e aproximar ainda mais os moradores da escola.

"É importante oferecer para a cultura local vivências por meio de oficinas, além de promover a interação e a socialização escola x comunidade", afirmou a gerente do espaço, Zila Nascimento.

Programação

A programação inclui uma série de oficinas de dança afro, dança de salão e zumba, apresentações musicais com Wanderson Lopez Trio, recital poético com Markus Konká, o espetáculo infantil "Anjos e Abacates" e a Camerata do Sesi, com a participação do cantor e compositor Amaro Lima.

Solidariedade

Um dos destaques do evento será o "Abraçaço Solidário – Movimento #AcordaAlex", que vai reunir pessoas ligadas à cultura e alunos no entorno da escola para um abraço simbólico no artista. Também acontecerá um desfile de moda com produção da estilista Gabi King, irmã de Alexandre, e trilha sonora com as canções do músico.

"Com esse 'Abraçaço', vamos comemorar o reconhecimento da Fafi como a única escola técnica de teatro e dança do Estado e contribuir para o tratamento do querido Alexandre Lima, que, durante o tempo em que esteve à frente da Secretaria de Cultura, sonhou ver a Fafi alçada a essa condição", disse a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

"A equipe da Escola Fafi quer, com essa ação, desenvolver em nossos alunos o espírito de solidariedade, além de demonstrar o nosso afeto e solidariedade pelo ex-secretário Alexandre Lima, bem como a nossa gratidão pelo carinho e respeito por ele", ressaltou Zila.

Novidades

Entre as boas notícias que a escola teve em 2014, está a autorização pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) para funcionar como "escola técnica". Assim, a escola passa a ser a única instituição na Grande Vitória a oferecer cursos com registro nas áreas de Arte Dramática e Dança.

"A autorização para que a Fafi ofereça cursos técnicos de dança e artes dramáticas é um marco para a história da escola e para o cenário cultural de Vitória. Além de ser um impulso enorme para a qualificação dos alunos, é um passo muito significativo na consolidação da Fafi como espaço central de formação de talentos e de técnicos da arte", afirmou Ana Laura Nahas.

Restauro

Outra boa notícia foi o plano de restauro e recuperação do prédio onde fica instalada a escola. A obra prevê a restauração de pintura parietal e adornos internos, adequação às condições de acessibilidade universal, repintura da fachada, climatização, elevador, entre outras mudanças.

Durante o trabalho de restauração, as aulas não serão interrompidas, mas acontecerão em um novo espaço, a ser escolhido até o fim de novembro.

O projeto de restauração e recuperação da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.

Fonte:PMV