ECONOMIA NACIONAL

Falta de vacina e de auxílio faz confiança do comércio cair

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,5% em relação a fevereiro.

Em 22/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Nada Frágil

O indicador manteve-se na zona superior a 100 pontos, o que reflete relativa satisfação, mas registrou uma queda de 19,3% em relação ao patamar de março de 2020.

Os comerciantes brasileiros voltaram a ficar menos otimistas em março, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,5% em relação a fevereiro, o quarto mês consecutivo de perdas, para 103,6 pontos.

O indicador manteve-se na zona superior a 100 pontos, o que reflete relativa satisfação, mas registrou uma queda de 19,3% em relação ao patamar de março de 2020.

Segundo a CNC, o movimento reflete as dificuldades motivadas pela demora na imunização da população contra a covid-19, além da ausência do pagamento do auxílio emergencial e das dificuldades na recuperação da atividade econômica.

Componentes do Icec

Na passagem de fevereiro para março, todos os três componentes do Icec recuaram. As avaliações sobre as condições atuais caíram 4,1%, para 77,2 pontos, enquanto as expectativas diminuíram 0,4%, para 142,2 pontos. Já o componente de intenções de investimentos encolheu 0,9%, para 91,5 pontos.

“Além das dificuldades provocadas pela pandemia com relação ao mercado, há outros fatores que impactam o negócio do comerciante, como a pressão de custos sobre os preços finais, dólar alto e reajustes nos contratos de aluguel. Com as medidas restritivas e a baixa imunização, parece que estamos ainda em 2020. No curto prazo, o índice tende a se comportar de forma dependente de fatores como esses, oscilando em reação com o humor do consumidor”, acrescentou Antonio Everton, economista da CNC responsável pelo estudo, em nota oficial. (Estadão Conteúdo)

TAGS:

EMPREGO   |   PIB   |   ECONOMIA   |  PEQUENOS   |   PRODUÇÃO   |   INDUSTRIA   |   PRÉ-SAL   |   SELIC