ECONOMIA NACIONAL

Faturamento da indústria cai pelo 3º mês seguido, diz CNI

Essa é a terceira queda mensal consecutiva do faturamento real, que acumula retração de 8%

Em 01/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados

O emprego na indústria de transformação ficou estável pelo segundo mês seguido, o que indica, segundo a CNI, um esgotamento da recuperação das contratações, iniciada em agosto de 2020.

O faturamento real da Indústria de Transformação caiu 2% em outubro, em relação a setembro, de acordo com os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados hoje (1º).

Essa é a terceira queda mensal consecutiva do faturamento real, que acumula retração de 8% neste período. Com isso, o faturamento da indústria recuou ao menor valor desde junho de 2020, quando a economia e o setor produtivo ainda se recuperavam do fechamento das atividades na primeira onda de covid-19. Na comparação com outubro de 2020, o faturamento registra queda de 12,8%.

Emprego

O emprego na indústria de transformação ficou estável pelo segundo mês seguido, o que indica, segundo a CNI, um esgotamento da recuperação das contratações, iniciada em agosto de 2020.

A massa salarial, soma de todos os salários pagos aos trabalhadores da indústria de transformação, caiu 1,4% em outubro na comparação com setembro, após dois meses de pequenas altas. Com isso, a massa salarial real se encontra no nível mais baixo desde julho de 2020. Na comparação com outubro de 2020, a queda alcança 2,1%

O rendimento médio real recuou 1,2% em outubro, em comparação com setembro, na série livre de efeitos sazonais. Essa é quarta retração seguida no indicador, que registra sucessivas retrações ao longo de 2021. Na comparação do acumulado entre janeiro e outubro de 2020 com igual período de 2020, o rendimento médio real dos trabalhadores da indústria apresenta queda de 2,5%.

Utilização da Capacidade Instalada

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 0,6 ponto percentual em relação a setembro e recuou para 80,8%. Essa é a quarta retração consecutiva. (Agência Brasil)

Leia também:

Confiança do empresário cai 3,3 pontos em novembro, diz FGV
Desemprego atingiu 13,453 milhões de pessoas no trimestre
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje (30)
Endividamento das famílias atinge maior patamar em 12 anos
A Confiança do comércio recuou 6,2 pontos em novembro
Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir de hoje (29)
Turismo nacional deve encerrar o ano com aumento de 16%
Estamos perto de ver topo da inflação, diz presidente do BC
Sobem os juros cobrados de empresas e famílias em outubro
Índice de Confiança da indústria cai 3,1 pontos em novembro

TAGS:
CNI | FATURAMENTO | QUEDA | INDÚSTRIA | EMPREGO