ECONOMIA NACIONAL

Fazenda projeta o IPCA de 2023 em 5,58%, e 3,63% em 2024

O Ministério da Fazenda revisou para cima a projeção para a inflação medida pelo IPCA.

Em 23/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: FREEPIK

A Secretaria de Políticas Econômicos (SPE), argumenta que a revisão para cima na projeção para a inflação oficial este ano foi motivada, sobretudo, pela mudança na alíquota do ICMS sobre a gasolina e pelos reajustes previstos para jogos de azar e plano de saúde.

O Ministério da Fazenda revisou para cima a projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023 e 2024. De acordo com a nova grade de parâmetros macroeconômicos da Secretaria de Políticas Econômicos (SPE), divulgada nesta terça-feira (23), a estimativa para a alta de preços neste ano passou de 5,31% para 5,58%, conforme já havia sido adiantada na segunda-feira, 22, no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas.

A pasta, porém, destacou que a média dos cinco principais núcleos de inflação deve fechar o ano entre 5,20% e 5,30%. Para 2024, a projeção de IPCA também subiu, de 3,52% para 3,63%.

Revisão

No documento, a SPE argumenta que a revisão para cima na projeção para a inflação oficial este ano foi motivada, sobretudo, pela mudança na alíquota do ICMS sobre a gasolina e pelos reajustes previstos para jogos de azar e plano de saúde.

Esses efeitos, segundo a pasta, foram apenas parcialmente compensados pela redução anunciada para a gasolina, sem resposta à queda nos preços internacionais do petróleo. “O processo de desaceleração da inflação deverá continuar a ser observado para os preços livres, em contraposição à aceleração prevista para os preços de monitorados.”

Em relação a 2024, a explicação dada pela SPE para o aumento da projeção foram “mudanças marginais nas estimativas de demanda externa”.

No último relatório Focus, os analistas de mercado consultados pelo Banco Central estimaram que o IPCA deve acumular alta de 5,80% em 2023 e de 4,13% em 2024. Todas as projeções para a inflação em 2023 estão bem acima do teto da meta deste ano, de 4,75%. No caso de 2024, a meta é de 3,00%, com margem de 1,5 ponto (1,50% a 4,50%).

Meta

A pasta reconheceu que a meta deve ser descumprida pelo terceiro ano consecutivo em 2023. “Pelo terceiro ano consecutivo, a inflação deverá permanecer acima do intervalo superior da meta. Para 2024, no entanto, a expectativa é que o IPCA retorne para o intervalo proposto, se situando próximo a 3,60%. Nos anos posteriores, a expectativa é de inflação de 3,00% ao ano.”

O Ministério da Fazenda também elevou a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – utilizado para a correção do salário mínimo. De acordo com a nova grade de parâmetros macroeconômicos da pasta, a estimativa para a alta do indicador neste ano passou de 5,16% para 5,34%. Para 2024, a projeção foi revisada de 3,30% para 3,34%.

Já a estimativa da Fazenda para a alta do IGP-DI em 2023 foi reduzida de 3,85% para 2,06%. Para o próximo ano, a projeção teve mudança marginal, de 3,80% para 3,78%. As estimativas também já foram utilizadas na confecção do Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas. (Estadão Conteúdo - https://istoe.com.br/autor/estadao-conteudo/)

Leia também:

Indústria vê recuperação das condições atuais em maio
Produção industrial tem alta em 11 de 15 regiões pesquisada
Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre
Número de trabalhadores com mais de 50 anos dobra no país
Governo anuncia mutirão para fiscalizar postos de gasolina
ES tem maior valor médio da Região Sudeste no Bolsa Família
Desemprego é maior entre mulheres e negros, diz IBGE
Postos serão fiscalizados para garantir queda nos preços
Indústria tem queda na produção e no emprego em abril
Governo estuda cashback de imposto sobre alimentos
Banco do Brasil tem lucro de R$ 8,5 bilhões no 1º trimestre

TAGS:
INFLAÇÃO | IPCA | EXPECTATIVA | PROJEÇÃO | FAZENDA