RELIGIÃO

Fé e organização na Romaria dos Homens em Vila Velha

Cerca de 800 mil fiéis percorreram 14 km entre a Catedral de Vitória até e o Parque da Prainha.

Em 24/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Por volta das 23h, a imagem da Nossa Senhora da Penha chegou ao Parque da Prainha, onde foi realizada a missa de encerramento da Romaria.

Reunindo aproximadamente 800 mil fiéis, que percorreram 14 km da Catedral Metropolitana de Vitória até o Parque da Prainha, após dois anos de hiato, a Romaria dos Homens se iniciou por volta das 19h, após missa celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza.

Por volta das 23h, a imagem da Nossa Senhora da Penha chegou ao Parque da Prainha, onde foi realizada a missa de encerramento da Romaria.

Para dar todo o apoio e infraestrutura ao público, a Prefeitura de Vila Velha montou uma força tarefa em diversas áreas. Pontos de apoio aos romeiros com banheiros químicos e pontos de coleta de lixo foram montados em quatro pontos da rodovia Carlos Lindenberg e avenida Champagnat: descida da Segunda Ponte, em frente à nova Autoglass, em frente ao banco Itaú da Glória e na praça Duque de Caxias. Além disso, nesses locais foram distribuídos cerca de 60 mil copos de água mineral.

Na segurança, 19 viaturas e dez motopatrulhas foram empenhadas, com 155 guardas municipais, distribuídos em 75 pontos e atuando na segurança, além de pontos de apoio e organização do trânsito ao longo do trajeto. 

Trânsito

Ao todo, foram ativados 85 pontos de interdição ao longo do trajeto da Romaria dos Homens. Desde a cabeceira da Segunda Ponte, na Avenida Carlos Lindenberg, até o acesso à Prainha. Cada intersecção foi monitorada por agentes de segurança, seja guardas municipais ou policiais militares.

Por volta das 19h, começou o processo de fechamento dos acessos entre a Segunda Ponte e o Viaduto Alfredo Copolillo, até o acesso à Prainha. Além dos agentes, foram utilizados cones, placas de sinalização e grades para garantir a interrupção do trânsito e, consequentemente, a segurança dos romeiros. 


Foto: Correio Capixaba

A liberação do trânsito foi acontecendo mediante a passagem da guarnição que fazia o cerra-fila, acompanhando os últimos romeiros. Assim que este ponto da procissão passava por cada um dos pontos de interdição, o fluxo de veículos voltava a ser liberado no local.

O efetivo atuou na dispersão até que todos os romeiros e profissionais conseguissem deixar o local. 

Transporte Coletivo

De acordo com o cronograma planejado, ônibus extras do sistema municipal e do Transcol circularam após a missa de encerramento, para permitir o retorno dos fiéis para suas casas. Somente da Sanremo foram 75 viagens extras.

Um ponto de táxi extra foi criado para atender na dispersão. Localizado na rua Dom Jorge de Menezes, permitiu o embarque no primeiro ponto fora da área de bloqueio do evento.

Serviços Urbanos

Uma força tarefa de limpeza, incluindo mais de 40 garis disponibilizados diariamente nos três turnos, se dedicaram na retirada dos resíduos produzidos nas mais de 30 lixeiras distribuídas na prainha e mais de 140 contentores de coleta seletiva distribuídos pelo trajeto. 

Somente na Romaria dos Homens, foi disponibilizado o efetivo de 219 garis para realização da limpeza das vias e lixeiras. Do dia 17 a 23 de abril, foram coletados mais de 41 toneladas de resíduos produzidos na Festa da Penha 2022.

Leia também:

Show do Padre Anderson Gomes nesta sexta (22), na Serra
Romarias dos motociclistas não acontecerá na Festa da Penha
Depois de 2 anos, cidades voltam a celebrar Semana Santa
Praça do Papa recebe auto da Paixão de Cristo hoje (11)
Aracruz será palco do evento “A Paixão de Cristo em Canção”
Papa condena a “horrenda crueldade” na cidade de Bucha
Papa: Abolir a guerra, antes que ela apague o homem da história
Rússia: Papa pede fim de guerra repugnante e sem sentido
Em meio a escândalo, bispo de Colônia pede renúncia ao Papa
Estou com coração partido, silenciem as armas, diz Papa
Papa pede a políticos consciência sobre ações na Ucrânia

TAGS: 
ROMARIA | FESTA DA PENHA | HOMENS | VILA VELHA | PRAINHA | ORGANIZAÇÃO