TEMAS GERAIS

Feapaes-ES lança guia para incluir PcD no mercado de trabalho

É um material para instituições, públicas ou privadas, que tenham interesse sobre o assunto.

Em 23/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Shutterstock

O guia traz as diretrizes sobre o projeto Emprego Apoiado, norteador para inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e autismo​ no mundo do trabalho no Estado do Espírito Santo.

O acesso ao mercado de trabalho é especialmente desafiador para pessoas com deficiência intelectual e múltipla e autismo. Mesmo que a legislação tenha evoluído e hoje preveja cotas de contratação, muitas empresas têm dificuldade para atender essa exigência. Para facilitar a transição e criar oportunidades para todos os lados, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) lança na próxima quarta-feira (24), o “Guia norteador para inclusão das pessoas com deficiência intelectual no mundo do trabalho no Estado do Espírito Santo”. 

O guia traz as diretrizes sobre o projeto Emprego Apoiado, trazido para o Estado em 2022 e que tem como objetivo incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. É um material voltado para todas as instituições, públicas ou privadas, que tenham interesse em se informar sobre o assunto e ampliar a inclusão, além das Apaes e Coirmãs.

“A pessoa com deficiência precisa de oportunidade e o Emprego Apoiado vem proporcionar isso. Que todos tenham direito a uma vaga adequada à sua capacidade, sem ignorar as limitações”, afirma o presidente da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo.

A publicação traz um cenário detalhado sobre a condição da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, orientações jurídicas, sobre e metodologia propriamente dita, além da importância da participação da família nesse processo.

Resultado

Desde o ano passado, quando começou a ser implantado no estado, o Emprego Apoiado já trouxe resultados: 15 pessoas foram encaminhadas para oportunidades de emprego, 30% das quais foram contratadas.

“Entendemos que há espaço para ampliar esses números e o Guia é uma ferramenta importante para isso”, destaca Gaburo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2019), a taxa de participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de 28,3% no Brasil. Programas como o Emprego Apoiado buscam contribuir para ampliar esse índice, já que a taxa de desocupação é maior entre trabalhadores(as) com deficiência: 10,3% contra 9% das pessoas sem deficiência, conforme aponta o IBGE.

Ainda segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 17,2 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a pouco mais de 8% da população. Somente nas Apaes e coirmãs, instituições que compõem a Feapaes-ES, são cerca de 9 mil pessoas cadastradas para atendimento.

Lançamento do guia:
O lançamento do guia Emprego Apoiado será na próxima quarta-feira (24), às 14 horas, pelo canal da Feapaes-ES no YouTube: www.youtube.com/@ApaeES. - (Por Marcela Reis/AsImp) 

Leia também:

Vinte crianças morreram num incêndio em escola na Guiana
Proteger crianças de abusos envolve atenção a família
Diálogo é forma de prevenir abuso sexual infantil, diz psicóloga
PMCI: Ações conscientizam sobre combate à violência sexual
Petroleiros aprovam medida que barateia os combustíveis
PMVV: mães ganham dia de beleza e cuidados com a saúde
Detran|ES promove ação para sensibilizar motociclistas
Petrobras cria gerência de diversidade, equidade e inclusão
Doenças causam 62% das mortes nas prisões brasileiras
Motoristas de aplicativos, fazem greve em todo o país
Culpa da BHP sobre tragédia de Mariana será julgada em 2024

TAGS:
FEAPES-ES | GUIA | NORTEADOR | EMPREGO | MERCADO | TRABALHO | PcDs