SAÚDE

Férias aumentam casos de intoxicação em criança no ES

O acesso a produtos químicos, como detergentes e cosméticos trazem perigo para crianças.

Em 27/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/TV Gazeta

A médica explicou ainda que existe uma variedade de produtos químicos que podem causar essa intoxicação.

Para os pais, ter os filhos em casa significa que as crianças estão no lugar mais seguro do mundo. Mas durante o período de férias é comum o aumento de acidentes domésticos com os pequenos, especialmente os casos de intoxicação por medicamentos, produtos químicos e outros itens. Só no Espírito Santo, por exemplo, a média foi de cinco casos de intoxicação em crianças por dia durante os últimos dois anos.

Segundo o Centro de Informação e Assistência Toxocológica do Espírito Santo (Toxcen), nos anos de 2021 e 2022, 3.747 crianças se intoxicaram no estado e precisaram de atendimento médico. Duas crianças morreram.

De acordo com a pediatra Heloísa Helena Gonçalves, os casos de intoxicação durante as férias crescem especialmente entre as crianças de quatro e cinco anos de idade.

"A maioria das intoxicações ocorrem em crianças e dentro de casa. Nessa faixa etária, elas são muito curiosas e estão mais em casa, e aí tá lá [o item], que, por curiosidade, coloca na boca pra sentir o sabor, o cheiro, e se intoxicam", disse.

A médica explicou ainda que existe uma variedade de produtos químicos que podem causar essa intoxicação.

"São detergentes, cosméticos, shampoo, remédios, que todos nós temos em casa, e até bebida alcoólica, que os pais deixam ao alcance da criança, e ela pode pegar", explicou a pediatra.

A médica falou ainda que os pais devem ficar atentos a possíveis sinais de intoxicação, que pode causar até convulsões e desmaios. 

São sinais de intoxicação:

  • Salivação
  • Vômitos sem outro motivo de doença
  • Vermelhidão na pele
  • Irritação nos olhos
  • Inchaço nos lábios
  • Sonolência
  • Irritabilidade
  • Cheiro de produto químico na criança

Atendimento de saúde

Em casos de intoxicação, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo disponibiliza os serviços do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIAtox-ES) em regime de plantão 24 horas por meio do telefone 0800 283 9904.

O centro conta com uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, enfermeiro, farmacêutico, pessoal administrativo) e plantonistas acadêmicos das áreas de medicina, enfermagem e farmácia.

Bom exemplo

Devido à hipertensão, a dona de casa Maria das Graças Tomasi precisa tomar uma série de medicamentos diariamente, que são guardados em um armário alto, localizado no quarto para, justamente, deixar fora do alcance dos três netos: Gustavo, de quatro anos, Ágata, de cinco anos, e Davi, de oito anos.

"Procuro sempre deixar em local de difícil acesso, e também tenho a atenção com as crianças. Ensino a eles que eles não podem mexer em remédio, pois causa mal para a saúde deles e pode ter intoxicação", disse.

Dona Maria explicou ainda que sempre que os netos querem algo, perguntam se podem.

"Eu falo 'vocês não podem mexer, por isso eu guardo sempre no alto'. Para nós, a nossa alegria são nossos netos. A gente fica muito feliz quando eles estão aqui", disse a dona de casa.

(Por João Brito, G1 ES e TV Gazeta)

Leia também:

Vacinação: agendamento online nesta sexta (27) em Vila Velha
Dia “D” de combate a Hanseníase neste sábado em Vila Velha
Cachoeiro: Praça recebe ação contra a hanseníase na sexta
Vacinação contra a Covid-19 está disponível em Cariacica
A importância do autocuidado para o bem-estar psíquico
Covid-19: Cariacica realiza vacinação em crianças até 11 anos
Câncer de colo de útero: o papel da vacinação e de exames
Ministério da Saúde recebe 7,7 milhões de doses de Pfizer
Verão 2023: praias de Linhares têm plantão médico 24 horas
Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo
Saúde recebe doses de antiviral para tratamento contra covid

TAGS:
FERIAS | INTOXICAÇÃO | CRIANÇAS | QUÍMICOS | PERIGO