RELIGIÃO

Festa da Penha: Romaria das Famílias reuniu um milhão de fiéis

Os fiéis percorreram 14 km entre a Catedral Metropolitana de Vitória e o Parque da Prainha.

Em 17/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Everton ThiagoPMVV

Fé, devoção e infraestrutura de atendimento marcaram a Romaria das Famílias, onde fiéis percorreram 14 km entre a Catedral Metropolitana de Vitória até o Parque da Prainha, em Vila Velha, na 453º Festa da Penha.

Segundo estimativa da organização da 453º Festa da Penha, a Romaria das Famílias reuniu aproximadamente um milhão de fiéis, que percorreram 14 km, no último sábado (15), saindo da Catedral Metropolitana, em Vitória, seguindo até o Parque da Prainha, em Vila Velha, após missa celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin.

A imagem da Nossa Senhora da Penha saiu da Catedral Metropolitana, em Vitória, por volta das 19h:30 e chegou ao Parque da Prainha, em Vila Velha, por volta das 23h, onde foi realizada a missa de encerramento em elétrico. Devido às fortes chuvas com rajadas de vento e para a segurança das pessoas, a organização do evento decidiu desligar toda a energia do palco, que incluiu o posto médico, evitando possíveis descargas elétricas.

“A Romaria é uma benção, cheia de alegria, cheia de amor, cheia de respeito, onde as pessoas se unem e quebram a barreira da diferença. A espiritualidade de Nossa Senhora nos leva a ultrapassar barreiras em qualquer lugar”, disse Cláudio Ramos, morador de Itaparica.

Segundo Regina Farias, que realizou o percurso com o seu marido e filho, “este é o segundo ano consecutivo já participando. 

“Este é o segundo ano consecutivo já participando e isto é uma benção para mim e para a minha família. Por isso, estamos aqui agradecendo pela vida de todos nós”.

Para dar todo o apoio e infraestrutura ao público, as prefeituras de Vitória e de Vila Velha montaram uma força tarefa em diversas áreas em cada município, para garantir a segurança e bem estar dos romeiros. Viaturas, agentes de trânsito, pontos de apoio aos romeiros com banheiros químicos e pontos de coleta de lixo foram montados em dois pontos da rodovia Carlos Lindenberg: descida da Segunda Ponte e em frente à Bridi Madeiras. Além disso, nesses locais foram distribuídos cerca de 50 mil copos de água mineral.

Na segurança, de 300 agentes, em 63 viaturas e quinze motos, foram distribuídos em diversos trechos ao longo do percurso, além de pontos de apoio e organização do trânsito. 

Trânsito

Foram ativados diversos pontos de interdição ao longo do trajeto da Romaria dos Homens, desde a saída da Catedral Metropolitana, passando pelo centro da Capital, Segunda Ponte,  Avenida Carlos Lindenberg, até o acesso à Prainha. Cada intersecção foi monitorada por agentes de segurança, seja das guardas municipais ou policiais militares.

Em Vitória, a Rua Professor Baltazar e a Rua José Marcelino (ao redor da Catedral ) foram interditadas a partir das 14 horas de sábado (15). A Avenida Jerônimo Monteiro foi temporariamente interditada ao fim da missa que antecedeu a partida dos romeiros. 

Já em Vila Velha, por volta das 18h, começou o processo de fechamento dos acessos entre a Segunda Ponte e o Viaduto Alfredo Copolillo, até o acesso à Prainha. Além dos agentes, foram utilizados cones, placas de sinalização e grades para garantir a interrupção do trânsito e, consequentemente, a segurança dos romeiros. 

A liberação do trânsito foi acontecendo mediante a passagem da guarnição que fazia o cerra-fila, acompanhando os últimos romeiros. Assim que este ponto da procissão passava por cada um dos pontos de interdição, o fluxo de veículos voltava a ser liberado no local.

O efetivo atuou na dispersão até que todos os romeiros e profissionais conseguissem deixar o local. 

Transporte Coletivo

De acordo com o cronograma planejado, ônibus extras do sistema municipal e do Transcol circularam após a missa de encerramento, para permitir o retorno dos fiéis para suas casas. Somente da Sanremo foram 75 viagens extras.

Um ponto de táxi extra foi criado para atender na dispersão. Localizado na avenida Luciano das Neves (em frente ao Colégio São José), permitiu o embarque e desembarque no primeiro ponto fora da área de bloqueio do evento.

Linpeza

Em vila Velha, uma força tarefa de limpeza de 200 garis se dedicaram na retirada dos resíduos produzidos nas mais de 30 lixeiras distribuídas na prainha e mais de 50 contentores e sete bags de coleta seletiva distribuídos pelo trajeto da romaria dos homens. 

Foi coletado o total de 32,7 toneladas de resíduos produzidos somente no sábado de Festa da Penha.

Saúde

A Secretaria de Saúde de Vila Velha vacinou 956 pessoas somente neste sábado. Os 17 profissionais da tenda de saúde e ambulâncias ainda realizaram 40 assistências, entre atendimentos no stand e remoções. Foram mobilizadas cinco ambulâncias da Prefeitura durante o evento da Romaria, posicionadas em locais estratégicos.

Leia também:

Fiéis se emocionam na Romaria das pessoas com deficiência
Fé e luta por direitos na romaria da pessoa com deficiência
Festa da Penha: Veja o que funciona durante o feriado estadual
Nossa Senhora é acesa na Serra e traz mensagem de fé
Abertura da ​Festa da Penha 2023 contou com missa e recital
Viana realiza o maior espetáculo da Paixão de Cristo do ES
Nossa Senhora Iluminada será acesa em Vila Velha no sábado
Aviva Viana traz Bruna Karla e atrações gospel para 13ª edição
Relatório aponta aumento de casos de intolerância religiosa
Ucranianos celebram Natal com oração para voltar para casa
Vaticano inicia funeral público de Bento XVI em basílica

TAGS: 
VILA VELHA | ROMARIA | MISSA | NOSSA SENHORA | EMOÇÃO | VITÓRIA | SEGURANÇA