CULTURA

Festa de São Benedito será no formato semipresencial e virtual

A Festa de São Benedito de Serra vai comemorar 175 anos de fé, devoção e tradição.

Em 04/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis

A Festa de São Benedito de Serra vai comemorar 175 anos de fé, devoção e tradição e não poderia passar em branco. Foi então que a ABC/Serra preparou um formato que retratasse um pouco da nossa cultura tão amada e esperada pelo povo.

Os mais de 50 mil devotos que lotavam as ruas de Serra Sede durante os dias da tradicional Festa de São Benedito este ano vão acompanhar os festejos no conforto de suas casas. Para evitar o risco de contaminação, devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19), o formato da Festa em homenagem ao santo negro foi substituído pelo formato semipresencial e virtual.

A Festa de São Benedito de Serra vai comemorar 175 anos de fé, devoção e tradição e não poderia passar em branco. Foi então que a ABC/Serra preparou um formato que retratasse um pouco da nossa cultura tão amada e esperada pelo povo.

Conteúdo digital

Uma série de documentários, lives e videoclipes serão exibidos a partir deste sábado (5/12) até o dia 26/ 12. O conteúdo digital promete muitas emoções e surpresas, ao som de muito congo, alegria com seus diversos ritmos e cores. As transmissões acontecerão no canal da ABC/Serra no Youtube (youtube.com/ABCSerra).

“Uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. Não tivemos outra escolha a não ser de modificar o formato pensando no bem-estar de toda a população, dos festeiros e das bandas de congo e de música”, explica o presidente da ABC Serra, Lucas Barbosa.

De acordo com a ABC/Serra, devido à pandemia do Coronavírus, neste período todas as Festas que fazem parte do Ciclo Folclórico da Serra Serra serão realizadas no formato semipresencial e virtual, como Santiago, Pitanga, Serra Sede, Nova Almeida, Manguinhos e Jacaraípe.

Tradição

A tradicional Festa de São Benedito é uma das maiores festas no Estado em homenagem ao Santo Negro que este ano completa 175 anos de fé e tradição. A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura Municipal da Serra e Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo – Governo Federal e tem como patrocinador o Banestes e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

O Dia de São Benedito é comemorado em 26 de dezembro, quando também se comemora o Dia do Serrano.

História

A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro chamado Palermo na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes, em gratidão, fizeram a promessa de todo ano, homenagear o santo, pela graça obtida. Daí nasceu o hábito da fincada do mastro durante a festa do congo. 

Programação

Foto: Arquivo/Correio Capixaba/Direitos reservados

Festa de São Benedito 2020 – Edição Semipresencial e Virtual

De 05/12/2020 a 26/12/2020

05/12 - Sábado

16h - Exibição da Orquestra de Congo com a participação  do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica/ES e a Banda Estrela dos Artistas.

13/12 - Domingo

15h - Exibição de Documentário sobre a Cortada do Mastro

19/12 – Sábado

16h - Exibição de Documentário com Festeiros e Artesãos do Congo e Vídeo das Bandas de Congo Mirim

25/12 - Sexta

17h - Carreata de São Benedito pelas ruas da Serra Sede

20h - Festival Mestre Antônio Rosa com exibição dos Documentários - Alma de Congo (Glecy Coutinho) e O Congueiro do Santo Preto (Fábio Carvalho) - e Videoclipe com as Bandas de Congo da Serra

26/12 - Sábado

16h - Exibição de Documentário sobre a Puxada e Fincada do Mastro e Live com a Banda de Congo da Serra e a Banda Estrela dos Artistas

Inscreva-se no canal e ative o sininho: www.youtube.com/abcserra  (Por RobertaPelissari - Com ABC/Serra)