CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Festival internacional de divulgação científica chega a Vitória

O Festival Pint of Science 2018 vai acontecer de 14 a 16 de maio.

Em 07/05/2018 Referência JCC / Rose Frizzera

Que tal misturar ciência e cerveja? Essa é a proposta do Pint of Science, evento mundial de divulgação científica que chegou ao Brasil em 2015 e que nesta 4º edição ocorrerá pela primeira vez em Vitória. O festival acontecerá simultaneamente em 21 países e em mais de 50 cidades do Brasil nos dias 14, 15 e 16 de maio. Em Vitória esse papo sobre ciência vai acontecer nos bares Abertura (Jardim da Penha), Salsa da Praia (Praia do Canto) e Bar do João (Santa Martha). 

O evento surgiu em Londres em 2013, a partir de um congresso em que os participantes resolveram tirar os cientistas dos laboratórios e os colocarem em contato com a população, discutindo temas relevantes e que estavam na ordem do dia da ciência. 

Aqui em Vitória, por exemplo, no dia 14 serão conversados sobre Bioindicadores Ambientais Aquáticos (Abertura), Ilha de Trindade e Arquipélago Martins Vaz – Pedaços de Vitória no Azul Atlântico (Bar do João) e O Ciclo das Águas nas Cidades do Futuro (Salsa da Praia).

Já no dia 15 de maio os temas serão Sinais Cerebrais para Comando de Equipamentos (Abertura), Real Science e Fake Science na Nossa Vida (Bar do João) e Febre Amarela Silvestre – Desafio Científico (Salsa da Praia). No último dia do Pint of Science em Vitória serão discutidos Quando o Rio Virou Lama – o Maior Desastre Ambiental no Brasil aos Olhos da Ciência (Abertura), A Luz que Curva: 100 Anos do Eclipse Solar que confirmaram Albert Einstein e ainda É Possível Reverter o Envelhecimento? (Salsa da Praia).

A programação completa de Vitória pode ser vista no link: www.pintofscience.com.br/events/vitoria  

Histórico

O objetivo do festival é criar um canal de comunicação direto entre cientistas e sociedade, explica Natalia Pasternak Taschner, coordenadora do festival no país: “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.

Uma das metas dos organizadores é esclarecer como a ciência funciona e mostrar a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo. “É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, despertar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento. É esse encantamento que procuramos despertar no Pint of Science”, afirma a coordenadora.

Na cidade de Vitória, o Pint of Science 2018 será coordenado por Laércio Ferracioli, professor do Departamento de Física da UFES. Os professores Werther Krohling e Marcelo Fetz  também integram a equipe que comandará o evento na capital capixaba.

“Nesse momento da atualidade em que falsas informações sobre tratamentos milagrosos ou ideias sem comprovação científica ganham repercussão nas redes sociais, a desinformação se propaga muito rápido e de forma muito fácil. As pessoas tendem a acreditar na primeira coisa que leem. Um evento como o Pint of Science traz uma referência para o público, pois promove o contato com cientistas que trazem informações confiáveis e precisas”, destaca Laércio Ferracioli, ressaltando a importância de um evento de divulgação científica dessa natureza.

(Foto: Reprodução/Site Pint of Science BR)