CULTURA

Festival "Parque Aberto" celebra Dia da Árvore no domingo (18)

A programação cultural ao ar livre vai contar também com a apresentação da banda Suindara.

Em 15/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Secult

Evento, que terá plantio de mudas, oficina, banda Suindara e presença literária da Combiousa, acontece no Parque Cultural Casa do Governador e é gratuito. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos on-line. 

O Dia da Árvore, comemorado mundialmente no dia 21 de setembro, vai ganhar um evento especial na manhã do próximo domingo (18), no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. A sétima edição do Festival “Parque Aberto” será repleta de atrações, com plantio de mudas de árvores, música, literatura, passeio no parque e tudo gratuito.

Os portões estarão abertos a partir das 9 horas. Além da atividade ecológica, a programação cultural ao ar livre vai contar com a apresentação da banda Suindara, a presença literária da Combiousa e oficina de trabalho colaborativo com a artista Cristhina Bastos. 

Para adquirir o ingresso, será necessário criar uma conta gratuita na plataforma Sympla. Traga sua cadeira de praia e canga para assistir aos espetáculos! 

O Parque

A ideia do Parque Cultural Casa do Governador foi concebida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria da Cultura (Secult), com a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Os três eixos temáticos do projeto – Ambiental, Histórico e Artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para visitação. No eixo Artístico, os visitantes vão poder conhecer as 21 obras de arte, sendo dez temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secult, por meio de um edital que foi lançado em 2021. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

As visitas são gratuitas, acontecem nas terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone  (27) 3636-1032, e são acompanhadas de um mediador do Governo do Estado.

Programação

Abertura 
Caravana Literária Combiousa
Literatura
Classificação Livre

Promover o acesso à cultura é o objetivo do projeto Caravana Combiousa, uma ação de difusão literária que visa a valorizar e a divulgar a literatura produzida no Espírito Santo. A iniciativa trata-se de uma Kombi da editora Cousa, literalmente um veículo de difusão literária guardado por uma estátua do personagem literário Dom Quixote, da obra de Miguel de Cervantes. O projeto, que inclui também nomes de autores de fora do Estado, pretende alcançar públicos das regiões norte, centro e sul capixabas e também em âmbito nacional. No evento, haverá diversos livros da editora em promoção.

A Editora Cousa tem mais de 200 obras publicadas e várias premiações, entre elas um Prêmio Jabuti, participando de eventos em todo o País, de festas literárias a iniciativas culturais em assentamentos da Reforma Agrária.

“Mais do que distribuir livros, temos um compromisso com a democratização do acesso à leitura, além da diversidade, o respeito às tradições populares e à cultura”, destacou Saulo Ribeiro, editor e um dos fundadores da editora Cousa.

Oficina “Bosque de Casulos”, com Cristhina Bastos 
30 vagas
Classificação Livre

A oficina propõe o trabalho colaborativo entre o público e a artista Cristhina Bastos. Nesse processo, será confeccionada uma trama de cordas navais com a mesma técnica que a artista utilizou para produzir a instalação Bosque de Casulos, que está em exposição no Parque Cultural Casa do Governador. O objetivo é apresentar aos visitantes o processo criativo da artista e entrar em contato com a técnica usada por ela. É uma oportunidade de conhecer a artista e a poética que envolve seu trabalho. 

Banda Suindara 
Música 
Classificação: Livre

Criada por Aline Maria, Laíssa Gamaro e Relva Rodrigues, Suindara é um trio musical de mulheres da Serra do Caparaó capixaba. Inspiradas na beleza, na força e na diversidade da natureza, a música e a poesia de Suindara buscam o sentido de uma sincera conexão com a floresta e suas memórias ancestrais. No repertório, canções autorais, rezas e cânticos ancestrais sagrados, além de releituras de canções populares que trazem em si mensagens de coragem, fé e esperança. 

Regras de visitação:
Para garantir o conforto e a segurança dos visitantes, além da preservação do local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
- Não haverá estacionamento no Parque;
- É proibido fumar;
- É proibido o consumo de bebidas alcoólicas
- Não será permitido o uso da área da praia;
- É necessário obedecer às regras de circulação do parque;
- A entrada no parque é somente até as 12 horas; 
- A permanência no Parque será até as 13 horas (encerramento do evento).

Serviço:
Festival “Parque Aberto” – Dia da Árvore
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Praia da Costa, Vila Velha.
Data: 18 de setembro de 2022 – Domingo
Horário: das 09h às 13h.
O evento é gratuito. Os ingressos são limitados e podem ser retirados na plataforma Sympla
Realização: Secretaria da Cultura (Secult) e Parque Cultural Casa do Governador;
Parceria: Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Sesi/Findes);
Apoio: Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).
(As Informações são da Secult)

Leia também:

12ª ArtRio reúne mais de 60 galerias e importantes obras
Cariacica lança 7º edital da Lei João Bananeira nesta terça (13)
Livraria Leitura inaugura nova unidade no Shopping Vitória
PMVV: Exposição de Jorge Solé no Museu Homero Massena
Mucane recebe exposição do Arquivo Público Municipal
"Comunità Fest" acontecerá no próximo dia 11, em Cariacica
37ª Feira da Bondade tem atrações musicais confirmadas
Feriado com festival de chorinho na Prainha, em Vila Velha
Serra: semana de muita dança, música e teatro para idosos
Vitória libera ingressos solidários para curtir o Vital 2022

TAGS:
PARQUE | ABERTO | CULTURAL | DIA DA ÁRVORE | FESTIVAL