CULTURA

"Festival TendaLab" receberá atrações nacionais em Vila Velha

"Festival será na Prainha, entre 22 e 24, e atração principal será o tremendão Erasmo Carlos.

Em 18/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Internet/(Facebook)

De acordo com o Secretaria de Cultura e Turismo de Vila Velha, serão três noites (entre 22 e 24) especiais, com artistas de diferentes gerações e gêneros musicais como o rock, o pop, a MPB, o brega, o jazz e o samba.

O "Festival TendaLab" retorna ao Parque da Prainha, Vila Velha, a partir da próxima quinta (22), e seguirá até o sábado (24), sempre a partir das 22h. Toda a programação é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos.

De acordo com o Secretaria de Cultura e Turismo, serão três noites especiais, com artistas de diferentes gerações e gêneros musicais como o rock, o pop, a MPB, o brega, o jazz e o samba, formando um panorama plural da música produzida no Brasil. 

“O TendaLab é um festival de fomento da música brasileira. A proposta do evento é potencializar a pluralidade da produção musical, com shows diversos, promovendo um intercâmbio entre atrações de várias partes do Brasil e o público”, disse a curadora e idealizadora do evento, Lucia Caus. 

A programação terá início na quinta-feira (22), quando o público vai conferir os shows de Rodrigo Amarante, com seu mais recente álbum ‘Drama’; Ayrton Montarroyos cantando Caetano Veloso; e o trabalho autoral da capixaba Gabriela Brown. Na sexta-feira (23), quem sobe ao palco é a revelação Cesar Soares, Silvero Pereira e Banda Paralela na estreia nacional do show Tributo a Belchior; o punk brega de Roberta de Razão e a irreverência de Getúlio Abelha. E para fechar a programação, no sábado (24), o ícone Erasmo Carlos; o afro-samba-jazz de Maíra Freitas e Jazz das Minas e todo o arrojo cênico de Johnny Hooker.

Programação

"Festival TendaLab"
22 a 24 de setembro.
Parque da Prainha, Vila Velha.
Entrada Gratuita

22/09 (quinta) 22h.
Rodrigo Amarante - “Drama”
Ayrton Montarroyos canta Caetano Veloso
Gabriela Brown show autoral.

23/09 (sexta) 22h
Tributo à Belchior com Silvero Pereira e Banda Paralela
Cesar Soares
Roberta de Razão
Getúlio Abelha

24/09 (sábado) 22h
Erasmo Carlos
Maíra Freitas e Jazz das MinaJohnny Hooker

Sobre as atrações

Erasmo Carlos é um dos maiores nomes da música brasileira. Cantor, compositor, ator, multi-instrumentista e escritor é um dos pioneiros do rock brasileiro. Atualmente percorre o Brasil com o show O Futuro Pertence a…Jovem Guarda, em que recria canções do clássico movimento que revolucionou a cultura pop no Brasil na década de 1960. Ao longo de 50 anos de estrada, o artista é autor de um dos repertórios mais populares do Brasil em que se destacam canções como Sentado à Beira do Caminho, Gente Aberta, Mesmo que Seja Eu e Coqueiro Verde. 

Um dos grandes compositores da sua geração, Rodrigo Amarante leva para o festival o show do seu mais recente álbum, Drama. O público vai poder conferir ao vivo a doçura melancólica do segundo trabalho autoral do artista que transita por inúmeros gêneros, de forma extremamente pessoal, como o single Maré. 

Um dos artistas mais talentosos e arrojados da atualidade, Johnny Hooker lançou em 2022, seu terceiro álbum: Ørgia. O trabalho é inspirado nos relatos eróticos feitos pelo dramaturgo, ensaísta e poeta argentino Tulio Carella, e traz músicas como Cuba, o primeiro single, e Maré, em que divide os vocais com o cantor e compositor capixaba Silva. Dono de inúmeros sucessos e reconhecido como um grande performer nos palcos, Hooker traz para o palco do TendaLab as canções deste novo trabalho, além das músicas de seus dois outros álbuns: Eu Vou Fazer uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito! (2015) e Coração (2017). 

Ator, dramaturgo e diretor Silvero Pereira também é cantor. O artista é um dos nomes de maior destaque do cinema, teatro e televisão no Brasil e se prepara para realizar pela primeira vez ao vivo o show o show Tributo a Belchior. Para acompanhá-lo, na estreia da turnê, a Banda Paralela. Formada especialmente para o projeto, por três músicos capixabas, o trio conta com o cantor, compositor e produtor Fepaschoal, responsável pelos arranjos e guitarras; pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Brunu Chico, que assumiu o baixo; e pela baterista Natália Arrivabene.  

Getúlio Abelha é um multiartista que transita livremente entre o forró tradicional, o pop e o eletrônico. Com letras ácidas, tom irônico e crítico, Getúlio Abelha nos faz dançar, refletir e resistir. Dos bares e inferninhos da cena alternativa de Fortaleza (CE), o artista furou a bolha da cena musical local e despontou com seu forró eletrônico, pautado numa sonoridade plural e pop, com atitude punk, e lançou seu primeiro álbum Marmota (2021). Nos palcos, Getúlio é explosão pura, seja por conta de seus figurinos coloridos e impactantes, seja por sua performance avassaladora com seus bailarinos coreografados, que atravessa o pop com uma atitude punk e vice-versa. 

Maíra Freitas e Jazz das Minas é uma roda de afro-samba-jazz só com mulheres, capitaneada pela cantora e pianista Maíra Freitas. O sexteto feminino formado por Samara Libano, Monica Avila, Marfa Kurakina, Flavia Belchior e Rapha Morret, além de Maíra, apresenta o show que celebra, a partir de uma interpretação própria, a música preta brasileira e mundial. No repertório do show estão músicas autorais e releituras de clássicos nas vozes de Nina Simone, Elza Soares, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Milton Nascimento, além de autoras contemporâneas como Mart ́nália, Caio Prado e Luedji Luna.

O cantor Ayrton Montarroyos é um dos grandes cantores da sua geração. Nesta retomada aos palcos, o artista pernambucano quer dividir com o público seu amor e admiração pela obra atemporal e influente de Caetano Veloso. No show Alguém Cantando Caetano, ele imprime sua marca pessoal e passeia pelo repertório do gênio baiano, apresentando clássicos de diversas fases do mestre da MPB, como Força Estranha e Um Índio.  

A capixaba Gabriela Brown é uma das expoentes da Nova MPB e do R & B. Cantora, compositora, produtora e digital influencer lançou, em 2019, Zeugma, seu primeiro disco, que passa por temáticas de liberdade, afetos, desafetos, exílio e exaltação às mulheres. Seu single mais recente, Minha Voz, traz um som completamente diferente do que a artista já fez com pegadas de funk, trap e pagodão. 

Roberta de Razão é nascida e criada na beira das praias de Vila Velha. Frequentadora de botecos e de karaokês da madruga, com bagagem e escola no hardcore punk feminista, eis que Lorena Bonna desabrocha se torna Roberta de Razão. Define-se como Rock Psicolésbico Cafona. Traduz-se: um passeio pelo brega, eletro e rock. Imagine Angela Ro Ro com B 52’s, é tipo isso. Em seu EP de estreia Seu Lugar É Ao Meu Lado, produzido por Adriano Cintra, conseguiu grande destaque na mídia, redes sociais e plataformas de streaming.

Cesar Soares é cantor, ator, figurinista, produtor de conteúdo e compositor carioca. No palco do festival, o artista vai apresentar as canções autorais do EP - ainda inédito - Não é só Porque o Coração não é Teu que Você Pode Brincar, além de sucessos alheios, com uma performance irreverente, contestadora, sensual e teatral. Cesar vem realizando desde 2017 performances musicais que experimentam no corpo e na voz as fronteiras entre o masculino e o feminino e suas potencialidades. 

O Festival TendaLab conta com o patrocínio da ES Gás, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com a promoção do HZ e da Rede Gazeta. Tem apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha. O evento é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Leia também:

Serra ganha um novo ponto de encontro para arte e cultura
Festival "Parque Aberto" celebra Dia da Árvore no domingo (18)
12ª ArtRio reúne mais de 60 galerias e importantes obras
Cariacica lança 7º edital da Lei João Bananeira nesta terça (13)
Livraria Leitura inaugura nova unidade no Shopping Vitória
PMVV: Exposição de Jorge Solé no Museu Homero Massena
Mucane recebe exposição do Arquivo Público Municipal
"Comunità Fest" acontecerá no próximo dia 11, em Cariacica
37ª Feira da Bondade tem atrações musicais confirmadas
Feriado com festival de chorinho na Prainha, em Vila Velha

TAGS:
VILA VELHA | FESTIVAL | CULTURA | MÚSICA | JPRAINHA | TENDA LAB