ECONOMIA CAPIXABA

Fevereiro contabiliza 667 empresas abertas em Cariacica

Fevereiro fechou com 667 empresas abertas em Cariacica, destas, 77 são microempresas.

Em 03/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Cariacica tem uma lei de incentivos às empresas inovadoras denominada “Lei do Mosaico da Inovação” que dá vários incentivos às empresas de inovação que se instalarem em regiões específicas. 

O mês de fevereiro fechou com 667 empresas abertas em Cariacica. Destas, 77 são microempresas, oito são empresas de pequeno porte, 32 de médio e grande porte, e 550 são Microempreendedores Individuais (MEIs). 

"A cidade possui várias formas para abrir micros, médias e grandes empresas. Tudo isso graças aos nossos programas de desburocratização, como o Simplifica Cariacica, NossoCrédito, a Sala do Empreendedor, entre outros", explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica, Lucia Dornellas. 

Confira as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica:

Lideranças locais:
O município está organizando o Programa Futuros Possíveis, que irá ouvir 10 grandes empresas ou instituições empresariais, e realizará workshops para diálogo e troca de ideias sobre o desenvolvimento econômico com os três setores mais importantes da cidade: logística, hospitalar e serviços e microempreendedores individuais (MEIs).

Desburocratização:
Cariacica já está na segunda fase do Programa Simplifica–ES e, após a integração, a cidade irá adquirir o sistema próprio de abertura e renovação das licenças para aberturas de empresas. 

Sala do Empreendedor:
Em parceria com o Sebrae-ES, a Sala do Empreendedor fica localizada na rua Antonio Leonardo da Silva, 43, Alto Lage.

Empreendedorismo nas escolas:
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae-ES para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade.

Na rede municipal de Cariacica são atendidas quatro unidades de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, em Aparecida; Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde; Emef Noêmia Costa de Lima, em Vista Mar; e Emef Tiradentes, em Bela Aurora.

Inclusão produtiva:
Em 2023 haverá abertura de cursos de qualificação nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para os jovens que nem trabalham e nem estudam.

Inovação e sustentabilidade:
Cariacica tem uma lei de incentivos às empresas inovadoras denominada “Lei do Mosaico da Inovação” que dá vários incentivos às empresas de inovação que se instalarem em regiões específicas. (Semco/PMC)

Leia também:

Inclusão no Compete-ES registra 117 empresas em 2023
Desenvolvimento Econômico traça planejamento para 2023
Em 02 meses, 117 empresas foram incluídas no Compete-ES
Sefaz e prefeitos discutem acordo entre ANP e a Petrobras
Decreto amplia os benefícios para o setor de rochas no ES
Confaz publica tabela para preço médio de combustíveis
Oi entra com pedido de recuperação judicial nos EUA
Percentual de famílias endividadas se mantém em 78%
Conab: Previsão de safra de grãos é 310,6 milhões de toneladas
Petrobras vai analisar propostas do governo fluminense
Investidores resgatam R$ 24,6 bilhões de fundos em janeiro

TAGS:
CARIACICA | EMPRESAS | MICROEMPRESAS | ABERTAS | MEIS