ESPORTE INTERNACIONAL

Fifa mantém escolha de seu presidente para sexta-feira

Eleição acontecerá apesar das investigações de corrupção nas quais a organização está envolvida.

Em 27/05/2015 Referência JCC

A Fifa mantém seus planos de realizar nesta sexta-feira (29) o congresso no qual será escolhido ao presidente da entidade para os próximos quatro anos, disse nesta quarta-feira o diretor de Comunicações do organismo, Walter De Gregorio.

Isso apesar das investigações de corrupção nas quais a organização está envolvida, que hoje ainda culminou na detenção de seis dirigentes.

"É um momento difícil para nós, mas o congresso vai acontecer porque uma coisa não tem nada a ver com a outra", declarou o diretor de Comunicações.

De Gregoria garantiu que nem o presidente da Fifa, Joseph Blatter e nem seu secretário-geral, Jêróme Valcke, estão envolvidos em tais procedimentos judiciais.

O primeiro procedimento se encontra em mãos da Procuradoria Geral da Suíça, que foi iniciado em novembro, a pedido da própria Fifa, por suspeitas de gestão desleal e lavagem de dinheiro em relação com a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 na Rússia e 2022 no Catar.

A segunda investigação foi iniciada por uma promotoria de Nova York pelo suposto pagamento de subornos -de até US$ 100 milhões- a dirigentes da Fifa em troca que certas empresas recebessem os direitos de transmissão, publicidade e auspício de torneios futebolísticos nos Estados Unidos e América Latina.

Esta última indagação judicial é realizada em cooperação com o Ministério da Justiça e Polícia da Suíça, e deu lugar hoje à mencionada detenção de altos responsáveis da entidade esportiva.

Fonte: EFE