CULTURA

Filha registra em livro vivências ao lado da mãe com Alzheimer

Narrada em primeira pessoa, a obra reúne anotações escritas por Mariela Oppitz Sorgetz.

Em 10/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Fotos (Divulgação/Luz da Serra Editora) Montagem/Correio Capixaba

Com dor, amor e bom humor, emoções que se completam, Mariela Oppitz Sorgetz compartilha aprendizados ao lado da mãe diagnosticada com a doença de Alzheimer.

Escrever foi uma das formas encontradas por Mariela Oppitz Sorgetz para aliviar a surpreendente e desafiadora caminhada ao lado da mãe diagnosticada com Alzheimer. Com sensibilidade, empatia e bom humor, a escritora compartilha no livro Viver Sem Saber relatos pessoais de situações que vivenciou e continua vivenciando com dona Anninha.

Narrada em primeira pessoa, a obra publicada pela Luz da Serra Editora reúne anotações escritas por Mariela durante oito anos de luta contra a doença. Quase como um diário e inicialmente sem a ideia de transformar o conteúdo em um livro, a autora descreveu seu novo cotidiano e os sentimentos com o avançar do tempo.

Dividida em três partes, a obra segue a ordem cronológica do processo evolutivo do Alzheimer. Na primeira, o leitor acompanha a etapa leve, os primeiros sinais de que algo estava acontecendo. A fase moderada apresenta outros sintomas que vão além do esquecimento, como a “super sinceridade” da mãe. Na terceira e última parte, a autora narra a severidade da doença, quando aos poucos dona Anninha deixou de falar – fase na qual se encontra atualmente.

Hoje, quando a fase da doença está avançada, sinto muita falta das opiniões dela, pois mesmo que inadequadas, havia interação, olhares comprometedores, gestos e falas, ação e emoção. Havia participação. (Viver Sem Saber, pág. 80)

O principal objetivo da autora com o lançamento de Viver sem Saber vai além de compartilhar vivências e lançar um novo olhar sobre a Doença de Alzheimer. Formada em Relações Públicas, Mariela quer tornar o livro uma contribuição para a causa. Por isso, os valores referentes aos direitos autorais com a venda do livro serão revertidos a ações e instituições dedicadas a cuidar e tratar dos enfermos. O acompanhamento dessa ação pode ser pelo site: https://www.viversemsaber.com.br/.

Ficha técnica
Título: Viver Sem Saber
Autora: Mariela Oppitz Sorgetz
ISBN-10: 6588484178
ISBN-13: 978-6588484173
Editora: Luz da Serra
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 128
Preço:  R$49,90
Link de venda: Luz da Serra Editora

Sinopse
Amor, dor e humor são emoções que se complementam neste livro. Tudo o que você irá ler aqui foi vivido com intensidade. Muitas situações demandaram coragem e resiliência para enfrentar as agruras da Doença de Alzheimer e as transformações causadas por ela. Mas nessa coleção de sentimentos também entram diversos momentos engraçados e alegres que ensinam a encarar tudo com mais leveza. Assim é a vida, com seus desencantos e encantos, nos mostrando que tudo pode ser vivido quando se acredita no poder do amor.

Sobre a autora
É formada em Relações Públicas com especialização em Marketing, Mariela Oppitz Sorgetz é fundadora da Ello Eventos, que atua na área corporativa. Além disso, ocupa outros papéis em sua vida: é filha, mãe, esposa, mãe da sua mãe nos últimos anos, além de irmã, cunhada, tia, amiga – e agora escritora. "Acredito que nos multiplicamos quando encaramos viver vários papeis, dando a cada um deles a importância que merecem.” (Por Carolina Tomaselli/LC)

Leia também:

Núcleo Afro Odomodê divulga agenda de atividades em junho
Livro retrata cotidiano de crianças que precisam trabalhar
Moedas do tempo do Império doadas à Casa da Memória
Vila Velha transforma pontos viciados de lixo em belos jardins
Vila Velha abre portas para trabalho formal ou empreendedor
Prefeito de Vila Velha visita obras nos bairros da Região 5
Vila Velha vacinará mais de 10 mil pessoas com Coronavac
Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha

TAGS:
LIVRO | CULTURA | AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA