MEIO AMBIENTE

​Filhotes de tartaruga-cabeçuda nascem na orla de Vila Velha

Mais uma vez a natureza presenteou Vila Velha com nascimento de 31 filhotes.

Em 31/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Kielson Nascimento/PMVV

No Brasil, as áreas prioritárias da desova dessa espécie estão localizadas nos litorais norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, e ao longo do litoral de Sergipe.

Mais uma vez a natureza presenteou o município de Vila Velha com o nascimento de 31 filhotes de tartaruga-cabeçuda ou mestiça (Caretta caretta). O nascimento aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (30), na Praia de Itaparica. 

No Brasil, as áreas prioritárias da desova dessa espécie estão localizadas nos litorais norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, e ao longo do litoral de Sergipe. Os ninhos que estão presentes na faixa entre Conceição da Barra (ES) e Saquarema (RJ) são monitorados pela empresa Ambipar, que aqui no município conta com apoio da prefeitura de Vila Velha.

Uma das principais ameaças às tartarugas marinhas é a ingestão acidental do plástico. O biólogo e coordenador de educação ambiental, Daniel Motta, explica que cada vez mais são encontrados materiais plásticos nesses animais:

“Mais da metade dos resíduos encontrados no mar são plásticos. Quando um animal se alimenta acidentalmente deles, tem a falsa sensação de saciedade e, por não se alimentarem corretamente, ficam desnutridos e morrem por inanição”, ressaltou.

Vale lembrar que, diariamente, a prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, recolhe certa de cinco toneladas de resíduos deixados nos 32km de orla do município. Este quantitativo refere-se aos resíduos de quiosques, ambulantes e, principalmente, os deixados na areia pelas pessoas que usufruem das praias.

A secretária interina de Meio Ambiente, Isabela Igreja, pede apoio à população:

“A prefeitura faz sua parte limpando e fiscalizando o litoral de Vila Velha. Cabe também à população contribuir, não descartando os resíduos nas areias das praias. Todos somos responsáveis para manter o meio ambiente da nossa cidade cada vez melhor e agradável para se viver”, finalizou.

O que fazer se encontrar animais marinhos?

Devido à importância do assunto, a prefeitura de Vila Velha orienta que, ao encontrar algum ninho de tartaruga ou algum animal marinho vivo ou morto, na areia das praias do nosso município, a instrução é ligar para o número 0800 039 5005, telefone referente ao Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), que acionará uma equipe responsável para o resgate do animal. É importante salientar que, ao encontrar algum animal marinho na areia da praia, não é para encostar ou mover o mesmo. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Mais de meia tonelada de óleo é retirada da praia de Guriri/ES
PMVV alerta sobre risco de acidentes com animais nas praias
Prefeitura de João Neiva orienta sobre descarte de eletrônicos
Reino Unido pode se juntar ao Fundo Amazônia, diz Thérèse Coffey
Crianças aprendem sobre cuidado com o meio ambiente
Programa possibilita moradores cuidarem de áreas verdes
ES tem lista de espécies ameaçadas de extinção atualizada
“País precisa de plano para descarbonizar economia”, diz CNI
Fundação e ONG irão plantar 1 milhão de árvores na Amazônia
Conservação vai reflorestar até 3 mil hectares no norte do ES

TAGS:
FILHOTES | TARTARUGA-CABEÇUDA | ORLA | VILA VELHA | NATUREZA