CIDADE

Fiscais da Prefeitura de Vitória apreendem rede de pesca ilegal

Ação realizada por agentes de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam).

Em 06/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Semmam/PMV

A gerente da Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, informou que foi lavrado um auto de apreensão e que também será encaminhado um auto de infração.

Agentes de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), da Prefeitura de Vitória, apreenderam uma rede de pesca de espera de 200 metros durante fiscalização na Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão (EEMIL), nesta terça-feira (5).

Além da pesca ilegal, que é proibida em Vitória, o período é de andada do caranguejo-uçá, quando são proibidos captura, comercialização, armazenamento e comercialização do crustáceo.

Auto de apreensão

A gerente da Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, informou que foi lavrado um auto de apreensão e que também será encaminhado um auto de infração.

"Durante o período de andada, já foram abordadas 80 embarcações".

As fiscalizações da Semmam são feitas na Baía do Espírito Santo, na Baía de Vitória, na Estação Ecológica Ilha do Lameirão e na Área de Proteção Ambiental Baía das Tartarugas, com o apoio dos parceiros do Grupo de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi), formado também por Guarda Municipal de Vitória, Polícia Federal, Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Delegacia de Crimes Ambientais e Ibama.

A pesca ilegal tem multa que varia de R$700 a R$100 mil e o responsável, ainda, pode responder a processo por crime ambiental, segundo a lei federal 9.605/98. (Com informações da Secom/PMV)