ESPORTE INTERNACIONAL

Flamengo vence o Athletico e conquista o tri da Libertadores

Agora o Flamengo vai em busca do sonhado bicampeonato mundial, contra o Real Madrid.

Em 29/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: LUIS ACOSTA / AFP Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O Athletico-PR chegou na decisão da competição continental pela 2ª vez e novamente não conseguiu soltar o grito de campeão. Da primeira vez, em 2005, o algoz foi outro time brasileiro, o São Paulo.

A festa é carioca na América do Sul. O Flamengo venceu o Athletico-PR por 1 a 0 e ficou com o tricampeonato da Libertadores. A estrela de Gabigol brilhou mais uma vez. O atacante marcou o seu quarto gol em três decisões sul-americanas disputadas pelo time rubro-negro.

Com o título, o Flamengo se iguala a Santos, São Paulo, Grêmio e Palmeiras com três conquistas de Libertadores na história. A equipe vai em busca do sonhado bicampeonato mundial no começo do próximo ano. O Real Madrid é o grande adversário a ser batido.

Do lado do Athletico-PR fica frustração. O clube paraense chegou na decisão da competição continental pela 2ª vez e novamente não conseguiu soltar o grito de campeão. Da primeira vez, em 2005, o algoz foi outro time brasileiro, o São Paulo.

Chances

No duelo no Equador, o Furacão foi mais perigoso e criou as chances mais importantes da primeira etapa. Com marcação individual, o Furacão soube anular as jóias do Rubro-negro e criou as melhores oportunidades. Dentre as chances, o Athletico pressionou com Vitinho, após bobeada de David Luiz, e Alex Santana de voleio após escanteio.

Porém, aos 41 minutos, o zagueiro Pedro Henrique tomou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Felipão preferiu esperar o intervalo para remontar a defesa, mas Gabigol estragou os planos do técnico do penta e abriu o placar nos acréscimos.

O gol do Flamengo saiu em bonita jogada de Everton Ribeiro, que tabelou com Rodinei, foi ao fundo e cruzou de perna direita. Gabriel só escorou. Foi o seu quarto gol em três finais de Libertadores pelo Flamengo. São 29 no ranking histórico da Libertadores, empatando com o ex-atacante Luisão.

Após a volta dos vestiários, o Flamengo não conseguiu aproveitar a vantagem de ter um homem a mais e não pressionou para marcar o 2º gol. O Athletico-PR tentou pressionar, mas parou nas defesas do goleiro Santos, que deixou a Arena da Baixada no começo desta temporada.  

Vaias

A entrada do volante chileno Arturo Vidal, aos 70 minutos, chamou a atenção do público presente no estádio. A torcida mista, composta em sua maioria por equatorianos, vaiou o jogador do Flamengo. A atitude dos torcedores é ligada ao caso do jogador equatoriano Byron Castillo, que o Chile alegou ser inelegível para jogar durante as eliminatórias. A Fifa negou o recurso e, com a decisão, o Equador irá disputar o mundial, enquanto o Chile não se classificou nas Eliminatórias. 

A pressão do Furacão não foi suficiente para vazar a defesa do Flamengo, que manteve o resultado. No fim da partida, nervosos, os rubro-negros ainda desperdiçaram alguns contra-ataque. Por duas vezes, Pedro errou passe para Gabigol. A única chance efetiva foi no rebote dentro da área que Arrascaeta cabeceou e Bento fez a defesa.

Com o apito final, o Flamengo celebra o tricampeonato da Copa Libertadores da América. O Athletico surpreendeu, mas não conseguiu superar uma das equipes mais fortes do futebol brasileiro dos últimos anos.

Ficha técnica

FLAMENGO 1 X 0 ATHLETICO-PR - COPA LIBERTADORES - FINAL

Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, Guayaquil (EQU)
Data e hora: 28/10/2022, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Público/Renda: Não divulgado.
Gol: Gabigol (1-0, 49'/1ºT)
Cartão amarelo: Arrascaeta e Vidal (FLA); Pedro Henrique, Alex Santana e Rômulo (CAP)
Cartão vermelho: Pedro Henrique (CAP)

FLAMENGO
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas, 20'/1ºT); Thiago Maia (Vidal, 26'/2ºT), João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo, 37'/2ºT); Pedro e Gabigol (Everton Cebolinha, 37'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior

ATHLETICO PARANAENSE 
Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura (David Terans, 30'/2ºT), Fernandinho e Alex Santana (Matheus Felipe, Intervalo); Vitinho (Rômulo, 12'/2ºT), Vitor Bueno (Canobbio, 12'/2ºT) e Vitor Roque (Pablo, 21'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari. (Redação Terra - Lance!)

Leia também:

Final rubro-negra consolida domínio do Brasil na Libertadores
Brasil vai a Mundial de judô paralímpico como protagonista
Catar terá áreas para torcedores bêbados ficarem sóbrios
Max Verstappen vence o GP do Japão e é bicampeão de F1
Max Verstappen ficou com a pole position do GP do Japão
GP do Japão: caminhos para Verstappen conquistar o bi da F1
Leclerc é pole em Cingapura e pode adiar título de Verstappen
Artilheiro do Del Valle é dúvida para jogo contra São Paulo
Com direito a gol de Pedro, Brasil goleia a Tunísia por 5x1
Brasil vence Gana no penúltimo amistoso antes da Copa

TAGS: 
LIBERTADORES | BRASIL | ATHLETICO-PR | FLAMENGO | TORNEIO | CAMPEÃO | EQUADOR