ESPORTE INTERNACIONAL

Flamengo vira com dois gols no fim e conquista Libertadores

De forma dramática, o time brasileiro virou sobre o River Plate e venceu por 2 x 1.

Em 23/11/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Fernando Vergara (AP)

Campeão da Copa Libertadores em 1981, o Flamengo finalmente conquistou seu bicampeonato do torneio continental. De forma dramática, o time brasileiro virou sobre o River Plate nos acréscimos do segundo tempo, com dois gols do atacante Gabriel, e venceu por 2 a 1 no Estádio Monumental de Lima, no Peru, neste sábado. O atacante colombiano Rafael Borré fez o gol do time argentino.

O jogo começou com protagonismo ofensivo do Flamengo, que tomou a iniciativa e marcou presença no campo adversário. O River, porém, manteve a linha de defesa sólida e resistiu à pressão nos minutos iniciais.

Bem na marcação e objetivo no contra-ataque, o time argentino foi traiçoeiro e surpreendeu aos 15 minutos: Nacho Fernández cruzou rasteiro da direita, Arão e Gerson não cortaram e Borré apareceu livre para bater o goleiro Diego Alves.

Depois do 1 a 0, o Flamengo seguiu com mais posse de bola, mas o River manteve a solidez defensiva e passou a levar mais perigo, criando boa chance com De La Cruz, que não concluiu.

Já o time brasileiro não conseguia ameaçar Armani, que via seus companheiros subirem a marcação. A partir dos 20 minutos, a partida ficou mais aberta, mas sem grandes chances, exceto perigoso chute de Palacios de fora da área.

No segundo tempo, o Flamengo voltou com mais iniciativa e mostrou potencial com chute de Gabriel, de fora da área, aos dois minutos. O River respondeu na mesma moeda, novamente com Palacios, sem sucesso.

Aos 11, o time brasileiro teve sua melhor chance. Na área, Bruno Henrique cruzou rasteiro e Arrascaeta furou, mas a zaga não conseguiu tirar. Na sequência, Gabriel chutou em cima de De La Cruz e, no rebote, Éverton Ribeiro parou em Armani.

Pouco depois, Gerson acusou dores e foi substituído por Diego. E o River voltou a assustar: aos 21, Suárez recebeu dentro da área, livre, e cruzou rasteiro. Marí se esticou todo para cortar o perigo. Logo após, chute perigoso de Fernández.

A partida seguiu tensa e o Flamengo voltou a ter uma boa oportunidade aos 30 minutos: Diego tocou para Gabriel, que rolou para Éverton Ribeiro cruzar em direção a Arrascaeta, que errou o voleio. No rebote, Diego isolou.

Nos minutos finais, o time brasileiro foi para o 'abafa' e levou perigo com Gabriel, que teve bom passe para Bruno Henrique interceptado. Corte providencial para o River. O time argentino, porém, sucumbiria logo na sequência.

Aos 43, Bruno Henrique achou Arrascaeta dentro da área. O uruguaio cruzou rasteiro e achou Gabriel livre. O atacante só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das rede. E ele não parou por aí.

Três minutos depois, após lançamento, o camisa nove levou a melhor sobre o zagueiro Pinola e soltou a bomba de pé esquerdo para virar o jogo. Gabriel ainda seria expulso em confusão no fim da partida, mas isso não impediu o título dramático do Flamengo, campeão da Libertadores 38 anos.

MAIS NOTÍCIAS

Bruno Henrique é eleito craque da Libertadores da América

Com requintes de sofrimento, o Flamengo venceu o River Plate de virada, neste sábado, e sagrou-se bicampeão da Libertadores. Além da conquista, Gabigol e Bruno Henrique receberam premiações individuais após o apito final.

Autor dos dois gols que garantiram o título do Flamengo, Gabigol foi eleito o melhor jogador da partida, recebendo uma placa comemorativa. O atacante também terminou a Libertadores como artilheiro da competição, com nove gols marcados.

Já Bruno Henrique recebeu o prêmio de melhor jogador da Libertadores. Com cinco gols marcados na competição, o jogador foi decisivo em diversas fases e, neste sábado, participou do primeiro tento do Flamengo, ao achar bom passe para Arrascaeta, que deu assistência para Gabigol. Bruno Henrique recebeu um anel comemorativo por ser o destaque da competição.

A única conquista do Flamengo da Libertadores havia sido em 1981, quando o Rubro-Negro derrotou o Cobreloa-CHI na final da competição sul-americana. Com o título, o time carioca garante vaga na disputa do Mundial de Clubes, que ocorre em dezembro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva