LAZER

Food trucks viram ponto de encontro de famílias, turistas e amigos em Vitoria.

Não resistimos e paramos para saborear a comida de rua. - Josie Cunha Monteiro.

Em 21/11/2016 Referência JCC

Os vários locais onde funcionam os food trucks na capital estão se tornando ponto de encontro de famílias, amigos e turistas, que contam com pratos diferenciados e atrações musicais para momentos de lazer, descontração e happy hour.

Alguns desses points funcionam na rua Rui Pinto Bandeira e na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi. Lá, veículos oferecem comidas de rua de qualidade, como sanduíches e hambúrgueres gourmet, pizzas, pastéis, petiscos variados, entre outras delícias.

Josie Cunha Monteiro e o marido, moradores da Ilha de Santa Maria, estavam procurando apartamento em Jardim Camburi para mudar para o bairro e ficaram encantados com o movimento na praça. "Não resistimos e paramos para saborear a comida de rua. Aqui é muito bom. Adoramos esse tipo de alimentação e somos frequentadores assíduos", contou.

Além de comer em food trucks, o casal vai, sempre que pode, às feiras da praça dos Namorados e de Jardim da Penha.

Interação

"Uma vez por semana, minhas amigas Karine e Milene e eu nos encontramos, trazemos as crianças para a pracinha e damos uma paradinha para saborear essas delícias que são ofertadas pelos food trucks. É um momento de descontração, relaxamento e de colocar o papo em dia", disse a moradora Estela Lira.

O empreendedor Luiz Eliana tem um food truck de açaí e sorvete expresso e atua na rua Rui Pinto Bandeira. Ele conta que, no início, por ser uma área mais residencial, os moradores não tinham muito o hábito de frequentar o local. "Agora, depois que colocamos música e outras atividades, as pessoas começaram a vir. O local agora ‘bomba” com famílias. A praça tornou-se um local desejado por outros donos de food trucks".

Adesão

Os irmãos João Paulo e Caroline Cabreira são donos de um food truck que oferece cafés e crepes gourmet. Eles atuam em Jardim Camburi às quintas-feiras, na vaga localizada na rua Isaac Lopes Rubim, além de ponto localizado próximo ao Centro da Praia, às quartas-feiras, e no entroncamento da rua Joaquim Lyrio com a Chapot Presvot, às sextas. Eles estão satisfeitos com o empreendimento.

"A gente iniciou o trabalho há uns seis meses e, desde então, temos percebido uma crescente adesão da população, que tem se tornado cliente fiel. A maioria do público que nos frequenta é basicamente família, recém-casados e casal com filhos", disse Caroline.

Locais

Atualmente há 28 pontos espalhados em vários locais da cidade, com 39 foods cadastrados. Os pontos foram estabelecidos e sorteados conforme legislação em vigor. Novos espaços estão sendo estudados pela Prefeitura, e os moradores também podem fazer sugestões.

Os empreendedores que atuam como food trucks podem comercializar alimentos em seus veículos em vias determinadas pela administração municipal. Os permissionários podem atuar em dois períodos distintos: diurno, das 7 às 15 horas, e noturno, das 16 horas à meia-noite. O mesmo permissionário não pode trabalhar em dois períodos no mesmo dia e o veículo tem que funcionar, no mínimo, quatro horas ininterruptas no período.

"Dentro da proposta de gestão compartilhada, realizamos mais de 30 reuniões para dialogar e chegar à legislação final em vigor e à entrega das autorizações. Agora, os moradores podem degustar comidas de rua de alta qualidade", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Parceria

A atuação dos food trucks em Vitória foi possível a partir de uma parceria entre as secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Segurança Urbana (Semsu), Procuradoria Geral do Município (PGM), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Meio Ambiente (Semmam), Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e Saúde (Semus), além do Sindbares, Sebrae-ES e da Associação de Food Trucks.

Prefeitura Municipal de Vitoria