POLICIA

Foragido é preso com pela Central de Videomonitoramento

Foragido da justiça foi preso com a ajuda da Central de Videomonitoramento em Aracruz.

Em 27/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

Toda a ação durou cerca de 17 minutos, tendo início quando policiais da Força Tática do 5º BPM identificaram o veículo próximo ao cartório eleitoral às 16h06.

Câmeras da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz foram essenciais para a realização de mais uma ação da Polícia Militar. Na tarde desta quinta-feira (23), três cidadãos, sendo um deles foragido da justiça, foram localizados e apreendidos. Com os homens foram encontrados dinheiro em espécie, drogas, balança de precisão, rádios comunicadores, entre outros objetos. 

Toda a ação durou cerca de 17 minutos, tendo início quando policiais da Força Tática do 5º BPM identificaram o veículo próximo ao cartório eleitoral às 16h06. As informações foram repassadas ao CISI, que às 16h23 localizou o automóvel na entrada do bairro Baixada Polivalente, assim, sendo feita a abordagem.  

“Desde a implantação da CISI, os números de violência têm diminuído em nossa cidade.  A tecnologia utilizada pela CISI tem contribuído para mudar a realidade dos aracruzenses, prova disso são as resoluções de ações como essa que, através das câmeras, conseguimos identificar, criar provas e solucionar muitos crimes”, destacou Marcus Coelho, secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad). 

“São quatro meses sem registo de homicídio consumado. Trata-se de um dos maiores períodos da história de Aracruz sem esse tipo de ocorrência. Esse resultado reflete um trabalho árduo das forças de segurança do município (PCES e PMES), as quais atualmente contam com eficientes ferramentas disponibilizadas pela prefeitura por meio da CISI”, destacou 

Para o delegado André Jaretta, titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz,  as ferramentas da CISI desempenham papel de extrema relevância no combate ao crime.

“Ao mesmo tempo que incide na prevenção da prática de delitos, as câmeras nos fornecem informações para identificar, localizar e prender criminosos. Desta forma, conseguimos proporcionar maior tranquilidade e segurança aos munícipes, assim como adquirimos alta incidência na resolução de crimes para a futura penalização dos autores, reduzindo paulatinamente os índices de criminalidade”, pontuou.

Videomonitoramento

A CISI  conta com 50 câmeras de videomonitoramento PTZ - câmera 360º - que são itinerantes, podendo ser retiradas de um local e colocadas em outros pontos do município. Outros dez equipamentos são fixos. Dentro do sistema do cerco eletrônico, 57 câmeras fazem o monitoramento de vias públicas onde poderão ser identificados todos os tipos de veículos, especialmente aqueles que possuem restrições. Ainda terão quatro dispositivos que farão a identificação semafórica, ou seja, irão detectar avanços nos sinais, nas faixas de pedestres e acidentes. O reconhecimento facial é outra tecnologia inovadora que será utilizada a serviço da população. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também:

Operação: 2,8 mil abordagens, prisões e testes de alcoolemia
Guarda de Vitória recupera veículo cujo dono está desaparecido
Carnaval seguro: GCM e DOT reforça patrulhamento na Serra
PRF iniciará nesta sexta-feira Operação Carnaval 2023
Operação combate coiotes que enviam brasileiros aos EUA
PF começa a destruir maquinário de garimpeiros na TI Yanomami
Acusado de matar Marielle Franco é expulso da PM do Rio
PF prende indivíduo pelo crime de estelionato previdenciário
Governador Renato Casagrande cumpre agendas em Brasília
Pimenta quer parceria entre Rede IFES, EBC e Governo Federal
Governo brasileiro oferece ajuda à Turquia e à Síria, diz Itamaraty

TAGS:
ARACRUZ | FORAGIDO | PRESO | CENTRAL DE VIDEOMONITORMANENTO | AÇÃO