SAÚDE

Forças de segurança são vacinados contra a covid em Vitória

O prefeito, Lorenzo Pazolini acompanhou, no auditório da PMV, a vacinação dos agentes.

Em 14/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

"Momento crucial, de promover e garantir a saúde de quem está nas ruas, todos os dias, protegendo as famílias capixabas”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini

Com a ampliação da vacinação contra a covid-19 para os profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, Vitória começou a imunizar, na manhã desta terça-feira (13), 1.738 profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

“Momento crucial, de promover e garantir a saúde de quem está nas ruas, todos os dias, protegendo as famílias capixabas. São profissionais que não pararam durante a pandemia e merecem a imunização neste momento”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que acompanhou, no auditório da Prefeitura, mais esta etapa da imunização.

Esta vacinação irá englobar as forças estaduais, federais e guardas municipais.

Aderbaldo de Souza já soma 15 anos de dedicação à Guarda Civil Municipal de Trânsito de Vitória. Aos 50 anos de idade, foi o primeiro de toda a corporação, nesta manhã, a receber uma dose da vacina contra a Covid-19.

“É uma alegria muito grande. A gente vê que o município se importa com quem trabalha na linha de frente, como nós, da segurança. A segurança pública é uma prioridade. Vai chegar a vez de todo mundo ser imunizado, o que é muito bom”, comentou.

De acordo com a resolução 042/21 do Estado serão contemplados os trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar, trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19, trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

A primeira mulher do grupo de segurança e salvamento a ser vacinada foi, também, uma agente de trânsito, a Ana Maria Vassoler. Apesar de ser, ainda, a primeira dose, ela afirma: se sente mais confiante para o trabalho nas ruas – mesmo ciente de que os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus precisam ser mantidos.

“Desde que começou a pandemia, nossos dias foram como todos os outros. Nós não paramos. O contato é normal na rua. É uma satisfação receber a primeira dose da imunização, agora”, disse.

Essa é a segunda campanha de vacinação do município que a técnica de enfermagem, Sandra Regina, de 52 anos, participa. Ela já está imunizada e todas as vezes que aplica uma vacina, relata: a emoção é diferente. “Um sentimento, graças a Deus, de gratidão. Essa vacina está protegendo muitas vidas. É um privilégio que a nossa saúde, a saúde de Vitória, seja a que mais vacinou no estado”.

Nesta terça-feira (13) a vacinação acontece no auditório da Prefeitura de Vitória e na quarta (14) e quinta-feira (15) no ginásio da Faculdade Salesiano, no Forte São João.

“No dia de hoje, 20% de toda a população da capital já tomou, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19. Estamos caminhando rumo à ampliação do público-alvo, inclusive, iniciando hoje a imunização do grupo de segurança e salvamento. A previsão é vacinar 1.738 agentes. Grupo este que permitiu que o trabalho dos nossos profissionais da saúde continuasse sendo prestado com qualidade, sem prejuízos à população, à medida que garantiu aos trabalhadores, segurança”, reconheceu a secretária municipal de Saúde, Thaís Cohen.

Ícaro Ruginski, secretário de Segurança Urbana, reiterou o impacto que a medida terá sobre o desempenho dos agentes. “É um reconhecimento da importância desses profissionais que garantem a segurança da população. Isso vai garantir tranquilidade para que eles possam continuar prestando um excelente serviço à população”.

TAGS:
AUXÍLIO   |   EMERGENCIAL   |   ECONOMIA   |  POLÍTICA   |   SAÚDE   |   EMPREGOS   | CIDADE   |   PANDEMIA   |   COVID-19