MEIO AMBIENTE

Fundação e ONG irão plantar 1 milhão de árvores na Amazônia

Ação entre a The Caring Family Foundation e SOS Amazônia beneficiará mais de 400 famílias.

Em 16/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SOS Amazônia

A parceria entre a The Caring Family Foundation e a ONG SOS Amazônia vai plantar 1 milhão de árvores na Amazônia, beneficiando mais de 400 famílias e comunidades locais.

O desmatamento na Amazônia bateu recentemente um recorde dos últimos 15 anos, afetando sua capacidade de absorver carbono, além de destruir terras que fornecem alimentos e renda para famílias e comunidades indígenas locais. Com essa estatística como motivação, a The Caring Family Foundation (TCFF) se une à SOS Amazônia para plantar 1 milhão de árvores na Amazônia até março de 2024, recuperando áreas degradadas no estado do Acre equivalentes a um total de 600 campos de futebol.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Clica e SAIBA MAIS:

Juntamente com o suporte técnico, as famílias decidem quais árvores a plantar e as espécies que produzirão frutos que podem ser usados para consumo alimentar ou vendidos em mercados locais, além de espécies que podem sustentar a economia local, tais como cacau e borracha, permitindo que as famílias permaneçam na área e gerem renda e alimentem as futuras comunidades.

Para garantir o cumprimento dos objetivos e facilitar a logística em locais de difícil acesso, a SOS Amazônia, com o apoio do TCFF, planeja construir 12 viveiros comunitários nas regiões do Vale do Juruá e Vale do Rio Acre. Além disso, a SOS Amazônia oferecerá assistência técnica às famílias durante um período de três anos.

“Nosso objetivo é capacitar as famílias para que possam ampliar suas áreas de restauração e diversificar a produção com espécies de interesse ecológico e econômico, permitindo a comercialização do excedente em feiras locais,” afirma Adair Duarte, coordenador do Programa de Restauração Florestal da SOS Amazônia.

Duarte explica que o trabalho de restauração começa com o cultivo de espécies pioneiras, ou seja, espécies adaptadas ao sol direto e de crescimento rápido que oferecem sombra às espécies que serão cultivadas posteriormente. Além das culturas agrícolas, este projeto busca estruturar cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade, tais como açaí, borracha, cacau silvestre, café e murmuru, além de proporcionar a implantação de um projeto comunitário para coleta e comercialização de sementes florestais nativas de 22 espécies já mapeadas.

Miguel Scarcello, secretário Geral da SOS Amazônia, também reconhece o potencial das áreas recuperadas para promover a segurança alimentar e gerar renda alternativa para as famílias.

“A parceria com a The Caring Family Foundation é uma importante combinação institucional para nosso trabalho na Amazônia, principalmente porque contribui para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. É uma ampla combinação de esforços para conciliar a solidariedade e a conservação da natureza,” avaliou ele.

A The Caring Family Foundation é atualmente a maior doadora do Reino Unido para projetos de reflorestamento na Amazônia e está prestes a atingir 1 milhão de árvores plantadas na Amazônia até dezembro deste ano. E agora, a Fundação tem o orgulho de estabelecer essa parceria com a SOS Amazônia, uma ONG que trabalha para promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental há 34 anos.

Patricia Caring, cofundadora da The Caring Family Foundation compartilha sua opinião de que a destruição da Floresta Amazônica afeta a todos nós, pois é um ecossistema do qual todos nós dependemos.

"É por isso que a The Caring Family Foundation se orgulha de trabalhar com a SOS Amazônia para implementar nosso programa de plantio de árvores que fornecerá suporte sustentável às comunidades locais e suas economias. Espero que, agindo como comunidade, possamos ter uma chance de reverter os danos causados à Amazônia antes que seja tarde demais.”

Katie Beeching, Diretora da The Caring Family Foundation declarou que este projeto incorpora todos os elementos da visão da The Caring Family Foundations – meio ambiente, mulheres, crianças e segurança alimentar.

"É muito mais do que um mero plantio de árvores – trata-se de restaurar a Amazônia e não poderíamos fazer isso sem a nossa parceira SOS Amazônia e as famílias e comunidades indígenas com quem trabalhamos na floresta tropical. Cada espécie de árvore é escolhida levando em consideração a biodiversidade e cada árvore plantada é amada e nutrida por mulheres, crianças e famílias.”

A The Caring Family Foundation, criada por Richard & Patricia Caring em 2019, projeta e financia projetos no Reino Unido e no Brasil, país natal de Patricia Caring. A Fundação se concentra em três áreas de impacto: reflorestamento ambiental, fome infantil e abuso doméstico. Por meio deste projeto com a SOS Amazônia, as áreas florestais originais serão restauradas e mais de 400 famílias e comunidades indígenas locais serão apoiadas com alimentos e renda, garantindo a proteção de seus meios de subsistência, além de retardar os efeitos das mudanças climáticas. (Por Andressa/AsImp)

Leia também:

Conservação vai reflorestar até 3 mil hectares no norte do ES
COP27: Casagrande apresenta plano para neutralizar gases
Casagrande participa de reuniões durante COP 27 no Egito
Mudança de rumo do Brasil sob Lula agita a COP27
Indústria Brasileira apresenta propostas para a COP27
Equipe de resgate já recolheu 89 animais silvestres neste ano
Planeta perdeu quase 70% dos animais selvagens em 5 décadas
Plantio de mudas, marca a Semana da Àrvore em Guarapari
Vitória realiza o plantio de mudas na Ilha do Príncipe
Serra: Moradores poderão usar celular para cadastrar árvores
Dia da Árvore: 1.000 árvores já foram plantadas em Cariacica

TAGS:
SOS AMAZÔNIA | PLANTAR | PARCERIA | ÁRVORES | FAMÍLIAS