ECONOMIA NACIONAL

Fundos multimercados podem manter bons retornos em 2023.

Especialistas indicam que a aplicação, de maior rentabilidade em 2022, siga no positivo.

Em 11/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: TERADAT SANTIVIVUT/Getty Images.

Com o cenário global de inflação elevada e persistente, os gestores conseguiram antecipar o movimento de alta dos juros que seria necessário para controlar a inflação.

Os fundos multimercados foram a aplicação com maior rentabilidade em 2022, com o IHFA, principal indicador para estes fundos, registrando uma valorização nominal de 13,66% segundo a plataforma Trademap. E os especialistas avaliam que há boas possibilidades que esse bom desempenho se repita neste ano.

A projeção otimista dos profissionais do mercado é baseada no fato destes fundos conseguirem ajustar de forma ágil seu posicionamento, a fim de capturar oportunidades de investimentos. Para Renato Santaniello, gestor da Santander Asset Management, esse mesmo movimento é esperado para 2023, tendo em vista que o ano ainda será desafiador, assim como também foi em 2022.

Com o cenário global de inflação elevada e persistente, os gestores conseguiram antecipar o movimento de alta dos juros que seria necessário para controlar a inflação.

“Com isso, eles assumiram posições relevantes que beneficiaram a aplicação”, explica Santaniello.

Clara Sodré, analista de alocação e fundos da XP Investimentos, acrescenta que, como ainda estamos em um momento de muitas incertezas, os fundos multimercados podem continuar se beneficiando. “Essas aplicações têm flexibilidade para se adaptar a diferentes cenários”, explica a especialista. “Seja em meio a uma queda ou alta de juros, eles conseguem fazer as movimentações em um cenário em que está mais clara a tendência de certos ativos.”

Para Santaniello, do Santander, além do bom desempenho em comparação com o CDI (que avançou 12,39% no ano), os fundos multimercados apresentaram uma relação melhor entre risco e retorno em 2022.

Segundo o especialista, os fundos macro apresentam uma política de investimento ampla, que possibilita uma alocação de risco mais diversificada e mais eficiente. “Essa classe foi muito bem, principalmente pelas apostas feitas no cenário de alta de juros norte-americanos”, diz. “Os que carregaram posições mais relevantes no mercado de renda fixa global e os que alocam risco de forma mais tática conseguiram captar bem as oportunidades ao longo dos últimos 12 meses e se destacaram na indústria”, afirma.

O que avaliar antes de investir

Para quem pretende começar a investir nesse tipo de fundo, Clara Sodré, da XP, alerta que é preciso ver a composição da carteira, já que existem multimercados de diversos tipos.

“Há multimercados de tipo sistemático, long and short, estratégia livre e outros. O investidor precisa entender melhor cada estratégia e a parcela da carteira que vai ser alocada em cada uma delas”, explica.

Santaniello concorda que a diversificação é importante. Para ele, o investidor deve apostar em subcategorias diferentes. “A combinação de gestores que assumem posições de longo prazo com gestores que são mais ativos e procuram oportunidades de curto prazo deve trazer uma relação de retorno e risco melhor para o portfólio”, explica. Dependendo dos objetivos e do perfil de risco dos investidores, a carteira pode incluir opções de maior risco, mas o importante é sempre obter equilíbrio para conseguir passar por momentos de maior volatilidade.

E para quem já investe, a recomendação se Sodré é fazer rebalanceamentos periódicos de carteira é trazer para as classes que mais se destacam. “É preciso um planejamento estratégico”, complementa.

Santaniello também ressalta a importância de avaliar o gestor em janelas de longo prazo para entender como o fundo se comporta em diferentes cenários.

“Mais importante que o histórico de performance é conhecer um pouco sobre os profissionais que fazem a gestão e o processo de investimento. Uma alocação equilibrada, em diferentes estilos de gestão, reduz o potencial de impacto negativo no portfólio”, diz.  (Por Naty Falla)

Leia também:

Procon Vitória divulga pesquisa de preços do material escolar
Tarifa do Transcol custará R$ 4,50 a partir de domingo (08)
Viana altera base de cálculo e reduz em 49% valor do IPTU
Vitória é a melhor cidade do Estado para empreender
PGV traz benefícios a diversos contribuintes de Aracruz
Réveillon de Guarapari vai ter feira apoiada pela Aderes
Refis 2023: Legislação autoriza descontos de juros em Aracruz
Serra avança no estímulo ao empreendedorismo em 2023
Apoio ao empreendedor: Serra emprestou mais de 2 milhões
Chegada do Verão gera expectativa no setor turístico no ES
Procon de Linhares orienta sobre troca de presentes de Natal

TAGS:
MULTIMERCADO | FUNDO DE INVESTIMENTO | ESPECIALISTAS | APLICAÇÃO