POLÍTICA INTERNACIONAL

G20: EUA e UE fecham acordo sobre tarifas de aço e alumínio

Estados Unidos e os líderes da União Europeia fecharam um acordo na noite deste sábado (30).

Em 31/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © iStock

Segundo a secretária de Comércio de Washington, Gina Raimondo, o pacto vai manter a tarifa de 25% sobre o aço e o alumínio europeus.

O governo dos Estados Unidos e os líderes da União Europeia conseguiram fechar um acordo na noite deste sábado (30), em Roma, às margens do G20, sobre a guerra comercial iniciada há três anos sobre as tarifas de importação que atingem o aço e o alumínio europeus.  

 

Segundo a secretária de Comércio de Washington, Gina Raimondo, o pacto vai manter a tarifa de 25% sobre os dois itens impostas pelo governo de Donald Trump, criada em 2018, mas vai permitir uma entrada de “quantidades limitadas” de aço e alumínio sem essas taxas extras.   

Em troca, o bloco europeu não vai retaliar a medida e não vai impor o aumento de taxação em produtos norte-americanos, como motocicletas, Bourbon e outros itens alimentares.   

Segundo o conselheiro para a Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, esse será o primeiro acordo do tipo que levará em conta a neutralidade de carbono na produção do alumínio e do aço por parte tanto das empresas de seu país como as do bloco.   

Apesar de concordar que as conversas continuarão, Sullivan ressaltou que o pacto “remove o maior fator de irritação nas relações bilaterais” e o transforma “em um progresso comum até o objetivo central”.   

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, falou neste domingo (31) sobre o tema, antes do início das reuniões em Roma, e disse ver “com grande satisfação o acordo” e que ele confirma “o novo reforço em andamento para as já estreitas relações transatlânticas e a progressiva superação do protecionismo dos últimos anos”.   

“Que esse acordo seja um primeiro passo em direção à reabertura das trocas entre UE e EUA para favorecer o crescimento de ambas as economias”, concluiu o italiano. (ANSA).   

Leia também:

Após negociações, G20 se aproxima de acordo sobre clima
Bolsonaro tem agenda esvaziada e ironizado pela imprensa
Rainha Elizabeth 2ª cancela sua participação na COP26
Biden edita decreto suspendendo restrições de viagens aos USA
China anuncia restrições após aumento de casos de covid
Joe Biden e Macron falam de uma defesa europeia mais forte
Os EUA têm compromisso de defender Taiwan, diz Joe Biden
Presidente da Itália se reúne com Merkel e volta a defender UE
EUA: Sistema tributário precisa funcionar para a classe média
Confrontos em protestos na Itália deixam presos e feridos

TAGS:
REUNIÕES | TARIFAS | ACORDOS | ALUMÍNIO | COP26 | G20 | AÇO