CIDADANIA

Gabinete Itinerante ouve sugestões e apresenta ações em Jardim Camburi/ES.

Prefeito Luciano Rezende e secretários municipais apresentaram ações e ouviram sugestões.

Em 31/05/2016 Referência JCC

Mais um Gabinete Itinerante foi realizado na noite desta segunda-feira (30), na Região 8 (Jardim Camburi). Desta vez, os moradores participaram do encontro com contribuições para a construção do Orçamento 2017. Divididos em grupos de trabalho (GT´s), eles propuseram ações, solicitaram serviços e receberam esclarecimentos diretamente do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e dos secretários municipais, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivacqua dos Santos.

O prefeito abriu o encontro apresentando as realizações mais recentes da Prefeitura de Vitória na região nas áreas de segurança, saúde, educação, lazer, assistência social e infraestrutura. "Jardim Camburi tem mais de 55 mil moradores. É praticamente uma cidade e é o bairro que mais cresce em Vitória", disse o prefeito.

Guarda Municipal

Ele lembrou que o bairro possui 20 câmeras de videomonitoramento e recebeu uma base operacional da Guarda 24 horas, na praça da igreja católica. "Ninguém entra e ninguém sai do bairro sem ser visto pelas câmeras ou pelos agentes da Guarda em rondas", disse.

Iluminação e binário

O prefeito também destacou a nova iluminação com lâmpadas de LED. Foram instaladas 375 lâmpadas no interior do bairro e na orla de Camburi.

Pioneiro na capital a receber o modelo de circulação viária por binário, o bairro hoje possui um trânsito mais organizado. "No começo, houve muitas dúvidas e algum transtorno. Hoje, o modelo está mais do que aprovado", destacou o prefeito.

Bike Vitória

Sobre mobilidade, o prefeito destacou o compartilhamento de bicicletas, por meio do Bike Vitória. "Jardim Camburi já ganhou uma estação (na altura do módulo do SOE), mas ainda receberá outra. Até o próximo dia 12, instalaremos mais seis estações na cidade, e o projeto estará concluído, com 20 estações, até o dia 29", garantiu.

Grupos de trabalho

Depois da apresentação, os moradores se dividiram em quatro grupos de trabalho: Ambiente Social de Paz; Desenvolvimento com Sustentabilidade; Equidade e Justiça Social; e Gestão Compartilhada, Transparente e Eficiente. Eles também preencheram formulários com suas sugestões, reclamações e solicitações.

Cidadania e participação

A moradora Rafaela Lemos questionou a capacidade da Unidade de Saúde Jardim Camburi de atender à região. "Precisamos não só da ampliação da unidade, mas também da contratação de pessoal, compra de material e expansão dos serviços", disse.

A secretária de Saúde, Daysi Koehler Behning, explicou que a Prefeitura fez um estudo para a ampliação da unidade e concluiu que não é viável. "Encontramos um terreno de 3 mil metros quadrados, próximo à Escola Renato Pacheco, que poderá comportar uma nova unidade, com mais serviços. O terreno já está reservado para essa finalidade. Agora, vamos fazer estudos, projetos, trâmites para captação de recursos e licitação", disse a secretária.

O professor Carlos Alberto Galvão sugeriu que as escolas municipais criem turmas preparatórias para as provas de seleção do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). "Sabemos que os estudantes sonham entrar no Ifes e precisam ter condições para disputar as vagas", disse.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, elogiou a sugestão. "Ótima sugestão ! Não vejo problemas em colocá-la em prática. Vamos dialogar com os professores e coordenadores das unidades para viabilizar a preparação dos alunos", disse.

Já Marcos Daniel Bastos lembrou que as crianças com necessidades especiais devem ser atendidas por professores especializados. A secretária explicou que todas as escolas possuem professores especializados para lidar com as crianças com necessidades especiais: um para o turno da manhã e outro para o turno da tarde. Além disso, em lugar de cuidadores, as escolas possuem estagiários que fazem curso superior na área. "Há um diálogo entre o que aprendem nas faculdades e o que vivenciam na escola. A experiência com estagiários tem sido muito positiva", disse.

Gestão compartilhada

Além dos debates em GTs, os moradores preencheram formulários com suas sugestões ou solicitações. O prefeito Luciano Rezende esclareceu que todas as demandas serão analisadas e sistematizadas pelas equipes técnicas da Prefeitura de Vitória.

´"Todas as vezes que vocês nos falam das demandas de seus bairros, vocês estão nos ajudando a fazer a gestão compartilhada. Isso não é só discurso. É modelo de gestão. Aqui, somos todos prefeitos", disse.

O próximo Gabinete Itinerante irá contemplar a Região 7 (São Pedro), na próxima segunda-feira (6), às 18h30, na Emef Maria José Costa Moraes, na rodovia Serafim Derenzi, 4449, São José. 

Fonte: SECOM-PMV