POLICIA

GCMV prende homem após arrombar restaurante no Centro

Homem foi preso por agentes de Proteção Comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória. .

Em 08/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), foram acionados pelos proprietários do estabelecimento, durante patrulhamento preventivo na avenida Jerônimo Monteiro. 

Um homem foi preso por agentes de Proteção Comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na madrugada deste domingo (08), após arrombar um restaurante no Centro. Ele estava com uma TV.

Os agentes foram acionados pelos proprietários do estabelecimento, durante patrulhamento preventivo na avenida Jerônimo Monteiro. 

O arrombamento foi na rua Engenheiro Pinto Pacca. Um dos proprietários chegou a entrar em luta corporal com o indivíduo, que recebeu atendimento médico antes de ser entregue na Delegacia Regional de Vitória. 

O rapaz detido tem ficha criminal desde 2011. Já foi preso três vezes por furto em residência, duas vezes por tráfico de entorpecentes, além de ter sido capturado também por cumprimento de mandado.

Redução

Atentar contra o patrimônio de uma pessoa ou organização é crime patrimonial. Reduzir os índices que correspondem a essa ação criminosa, é trabalho das forças de segurança. Em Vitória, a Guarda Civil Municipal (GCMV) tem empenhado esforços para combater a prática, e de janeiro a novembro de 2022 teve queda de cerca de 21% no índice de roubo a estabelecimento comercial, em comparação a 2021.

"Em dois anos, a gestão municipal teve muitas conquistas importantes para a Guarda Municipal, proporcionando mais qualidade no trabalho operacional, e, consequentemente, reduzindo índices criminais, com ênfase nos crimes contra o patrimônio", destaca o prefeito Lorenzo Pazolini.

O índice de roubo em geral caiu 8%, assim como furto. Além dos nossos grupamentos, a população pode colaborar denunciando pelo 156 ou acionando a Guarda pelo telefone 190.

"Reduzir os números é um trabalho conjunto. Além dos nossos grupamentos, a população pode colaborar denunciando pelo 156 ou acionando a Guarda pelo telefone 190. Registrar a ocorrência é fornecer informação para o planejamento na segurança pública", afirma.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) trabalha para propor e executar ações de prevenção à violência e à criminalidade a partir de estratégias com agentes da GCMV posicionados em todas as regiões da cidade, utilizando carros e motocicletas como viaturas, para garantir a presença nos bairros da Capital com segurança pública e viária. 

A GCMV conta com a tecnologia sendo aliada no trabalho operacional, com câmeras, drone, reconhecimento facial, Cerco Inteligente, Cerco Móvel, ferramentas geridas pela Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom). Diversas operações são realizadas rotineiramente para atender as demandas de todas as regiões da Capital.

"O número de assaltos caiu 9,5%. Queremos reduzir ainda mais e estamos trabalhando para isso. Hoje, temos viaturas novas, equipamentos de tecnologia, todo aparato que valoriza as ações dos agentes. Que o trabalho prossiga trazendo paz aos moradores e turistas da Capital", conclui Pazolini.

A Guarda tem atuação de agentes nos grupamentos de Proteção Comunitária, de Apoio Operacional (Gaop), da Ronda Ostensiva Municipal, de Trânsito, e Tático Operacional de Trânsito. Os agentes fazem patrulhamento 24h.

Leia também:

> GCMV prende quadrilha dos sequestros para roubo via PIX
Operação da GCMV em Jardim da Penha fez 253 abordagens
PF realiza operação contra irregularidades eleitorais no ES
Homem com 100 kg de fios de cobre é preso em Vitória
Ação da GCM de Vitória apreende nove pessoas na terça (03)
Natal de 2022 teve queda de 65% no número de acidentes
PRF inicia hoje Operação Natal 2022 nas rodovias do país
Diretor-geral da PRF é exonerado do cargo nesta terça (20)
Governo do Estado divulga planejamento da Operação Verão
Polícia Federal lança Operação Rodovida nas estradas do país

TAGS:
GCMV | VITÓRIA | OPERAÇÃO | CENTRO | PRESO | TELEVISÃO