VIAGENS & TURISMO

Geração de empregos pelo turismo é tema de conferência internacional

Nesta quarta-feira (18) ele participou da 18ª WTTC Global Summit, em Buenos Aires.

Em 19/04/2018 Referência JCC, Mariana Oliveira

Um em cada dez empregos no mundo são gerados pelo turismo. No Brasil, o setor impacta R$ 520 bilhões na economia e é responsável pelo sustento de 7 milhões de brasileiros. Os dados econômicos mais uma vez aparecem com destaque nas discussões durante a missão internacional do ministro Vinicius Lummertz à Argentina.  Nesta quarta-feira (18) ele participou da 18ª WTTC Global Summit, em Buenos Aires.

Para uma plateia formada, prioritariamente, por empresários e líderes do setor, o ministro abordou o papel do governo em proporcionar um melhor ambiente de negócios para propiciar que o setor privado invista e gere empregos no País. “Estamos fazendo grandes reformas no Brasil para que o trade consiga nos ajudar a desenvolver nosso país. Acredito que, com essa sinergia, poderemos impulsionar o setor de viagens e turismo não só em nosso país, como na América do Sul”.

Vinicius Lummertz destacou em sua fala as grandes reformas já realizadas pelo governo federal, como a aprovação do trabalho intermitente e do visto eletrônico para países prioritários, além daquelas que estão em tramitação no Congresso Nacional - transformação da Embratur em agência, modernização da Lei geral do Turismo e abertura de capital estrangeiro das companhias aéreas. “Com todas essas medidas em curso, nossa expectativa é passar dos atuais 6,6 milhões de turistas internacionais para 12 milhões em 2022; acrescer em 40 milhões o número de brasileiros viajando pelo país e gerar 2 milhões de novos empregos pelo turismo”, concluiu.

Durante agenda do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Vinicius Lummertz deu mais um passo para desenvolver o turismo regional. Junto ao ministro da Argentina, Gustavo Santos, assinou um memorando de entendimentos com o país vizinho para a promoção conjunta dos países no continente asiático, por meio de Macau. A ideia é vender os dois roteiros juntos durante o Fórum Econômico Mundial, que será realizado em 2019, em Macau, na China.

WTTC

A abertura da 18ª edição de um dos maiores eventos mundiais do setor contou com a participação do presidente da Argentina, Mauricio Macri, que destacou a importância do turismo em seu governo, apresentando dados reais de evolução da economia depois que o turismo foi tratado como prioridade no país.

Na ocasião, o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, reforçou a necessidade de um trabalho conjunto entre os setores público e privado. O tema também recebeu o apoio e está sendo trabalhado com prioridade pela Organização Mundial de Turismo (OMT), segundo o secretário-geral do órgão, Zurab Pololikashvili.

A presidente da WTTC, Glória Guevara, apresentou os dados do mercado global de viagens e elencou os principais desafios do setor para os próximos anos: realização de Viagens seguras e fáceis; preparação para gerenciar e reagir às mais diversas crises; e crescimento sustentável do setor, garantindo benefícios a todos os envolvidos.

Imagem: Ministério do Turismo