SAÚDE

Gestantes podem vacinar contra tétano e coqueluche em todas as US

O objetivo principal é diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche dos recém-nascidos.

Em 05/11/2014 Referência JCC

Já está disponível em todas as salas de imunização das 30 Unidades de Saúde de Vitória a vacina contra tétano, difteria e coqueluche (dTpa), que é aplicada em gestantes a partir da 27ª semana de gravidez até 20 dias antes da data provável do parto. A vacinação começou nesta última segunda-feira (3).

O objetivo principal é diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche dos recém-nascidos, que possuem maiores riscos de desenvolver complicações, podendo levar ao óbito. "Essa vacina oferece proteção indireta nos primeiros meses de vida, por meio da passagem de anticorpos da mãe para o bebê, quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal", esclareceu a referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Aline Cabidele.

Nos últimos três anos, tem-se observado no Brasil e em todo o mundo um aumento de casos de coqueluche, que pode ocorrer em indivíduos de qualquer faixa etária, sendo que os lactentes menores de seis meses constituem o grupo mais propenso a apresentar formas graves da doença.

"É importante que a gestante vá a uma unidade de saúde e seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível, seguindo as orientações e prazos previstos, a fim de garantir a proteção do bebê", alertou Aline Cabidele.

 

Fonte:PMV