AGRICULTURA

Goiaba produzida em Linhares conquista mercado nacional

Goiaba que é produzida em polo de fruticultura de Linhares conquista o mercado nacional

Em 22/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

O produtor Anisio Comerio está otimista e disse que já colheu nesta segunda safra 16 toneladas em sua propriedade, em Humaitá, e que a previsão é chegar em torno de 35 toneladas até o mês de dezembro.

Mais de 26 toneladas de goiaba já foram comercializadas no Polo Baixo São Rafael, nas propriedades de Carlos Alberto Travezani e Anisio Comerio, na segunda colheita da fruta que vem conquistando o mercado regional e mineiro. Os produtores são integrantes do Programa Municipal de Fruticultura e já prospectam aumentar a área produtiva pela boa adesão no mercado consumidor.

O produtor Anisio Comerio está otimista e disse que já colheu nesta segunda safra 16 toneladas em sua propriedade, em Humaitá, e que a previsão é chegar em torno de 35 toneladas até o mês de dezembro. O produtor tem vendido a goiaba a uma indústria, localizada no município mineiro de Ponte Nova, para utilizar na fabricação de doces e, também, para a merenda escolar da Prefeitura de Colatina.

“Tenho vendido por um bom preço as frutas e minha vontade é aumentar de 460 para 800 o número de plantas. Trabalho com café, que tem sido difícil a mão de obra e o preço de venda, e estou achando a goiaba mais fácil de trabalhar e a tendência é melhorar no mercado”, comentou Anisio.

Já o produtor Carlos Alberto Travezani, de Córrego Dr. Jones, finalizou sua colheita de goiaba comercializando mais de 10 toneladas da fruta, garantindo um preço médio de venda de R$ 3,00, o que considera um valor significativo. Ele comercializou para supermercados e mercados de bairros de Linhares e do município de Colatina e planeja aumentar a área produtiva.

“Após a colheita de café do ano que vem vou renovar a lavoura e, em parte da área, vou plantar mais goiaba. Quero chegar a uma meta de produzir inicialmente dois mil quilos da fruta por semana nas 1.260 plantas, hoje tenho 260 unidades plantadas. A goiaba me trouxe uma renda boa, resultado da qualidade do meu serviço. Colhia a goiaba pela manhã e à tarde já estava na banca, garantindo uma fruta fresquinha, porque o consumidor quer um produto de qualidade. Foi assim que conquistei esse mercado”, declarou Carlos Alberto que iniciará nova colheita em abril.

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, informou que a colheita do Carlos Alberto e do Anísio, assim como a de outros produtores dos polos de frutas instituídos no programa, e que já são um sucesso, mostra que o empenho dos produtores, que têm seguido as recomendações da Secretaria de Agricultura, são bons exemplos de que a diversidade de culturas é viável e rentável.

“Temos registrado bons índices de produtividade e comercialização, com cada produtor seguindo suas estratégias econômicas que têm gerado frutos, diversificado a produção e aumentado a renda nas propriedades rurais. O Programa Municipal de Fruticultura, apesar de ser um projeto recente, tem nos dando orgulho e servido de referência para outros municípios e estados brasileiros, o que reforça que estamos no caminho certo”, comentou o secretário de Agricultura.

Polos instituídos

Linhares conta com cinco polos: Polo BR 101, com o cultivo do limão tahiti e, recentemente, a introdução da laranja da variedade pêra IAC; Polo Alto São Rafael, com o cultivo da uva e agora chegou a tangerina ponkan para sua ampliação; Polo Distrito Farias com o cajá manga anão; Polo Baixo São Rafael, com a goiaba; e o Polo Litoral, com o açaí.

O polo de goiaba conta com a participação de 23 produtores, cultivando 6.325 plantas em uma área de 11.5 hectares. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Sistema agricola participa da Semana Internacional do Café
Linhares divulga finalistas do Concurso Qualidade do Conilon
Concurso de qualidade do café: inscrições seguem até sexta (30)
Produtos de Linhares são apresentados a empresários locais
Linhares entrega mais 2 barragens no distrito de Desengano
Linhares sediará pela 1ª vez o Simpósio do Papaya Brasileiro
Inscrições para aquisição de mudas de cacau até 05 de agosto
Prefeitura de Viana realiza projetos de incentivo a agricultura
Linhares lança cafés especiais produzidos no município
Linhares diversifica produção para fortalecer a economia
Suave: Café colombiano é reconhecido em todo o mundo

TAGS:
LINHARES | GOIABA | FRUTICULTURA | MERCADO NACIONAL | PRODUTOR