ESPORTE INTERNACIONAL

Gol de Richarlison fica entre os finalistas do prêmio Puskás

Brasileiro disputará troféu de gol mais bonito da temporada com pintura pela seleção.

Em 10/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: FIFA.COM

Rivais serão o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem perna amputada.

Richarlison está entre os três finalistas do prêmio Puskás 2023. O atacante da seleção brasileira disputará no Fifa The Best o troféu de gol mais bonito da temporada passada com o lance que protagonizou na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, diante da Sérvia. Ele concorrerá contra o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada.

A Fifa havia divulgado uma lista inicial com 11 concorrentes, em janeiro, e os lances foram submetidos a uma eleição combinando votos dos fãs no site da entidade e de um painel de especialistas. Os três mais votados foram anunciados nesta sexta-feira, e o grande vencedor será revelado na cerimônia de entrega do prêmio The Best, marcada para o dia 27, em Paris.

O lance que coloca Richarlison como candidato ao troféu ocorreu na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia, na primeira rodada da Copa do Mundo do ano passado. Na ocasião, ele recebeu de Vini Jr. dominou a bola e girou dando um belo voleio, aos 27 do segundo tempo, marcando seu segundo gol na partida. Esse foi eleito o gol mais bonito do Mundial.

- Foi um gol muito bonito. Eu já tinha feito um desse pelo Fluminense e outro parecido pelo Everton. Tive a chance de fazer um gol de tesoura novamente e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira, porque foi na Copa do Mundo e em um jogo difícil para nós - lembrou Richarlison sobre o lance. 

Os rivais de Richarlison no Puskás

O jogador amputado polonês Oleksy combinou capacidade atlética excepcional, imaginação e capacidade de marcar com um voleio sensacional pelo Warta Poznan contra o Stal Rzeszow em junho do ano passado.

- Meu companheiro de equipe fez o passe. Quando o vi se aproximando da bola, eu sabia que ela estava vindo para mim. Eu acertei muito bem. Foi puro instinto. Sempre quis fazer um gol bonito - disse Olesky, que representou a Polônia na Copa do Mundo de Amputados de 2022. Ele ajudou o time a chegar às oitavas de final, onde foi derrotado por 2 a 1 pelo Brasil

O outro finalista do prêmio de gol mais bonito foi do francês Payet, do Olympique de Marselha, que anotou sua pintura nas quartas de final da Liga Conferência contra o PAOK 

A definição do vencedor do Puskás se dá em uma combinação entre a votação dos fãs no site da Fifa e as escolhas de um painel de especialistas, com peso igual para as duas eleições. Cada eleitor montou um Top 3 dos golaços diante da lista de 11 lances separadas inicialmente - com pontuação de acordo com a posição atribuída ao gol pelo eleitor. Quem soma mais pontos leva o troféu.

Caso Richarlison leve o prêmio, ele se tornará o terceiro brasileiro a faturar o Puskás, se juntando a Neymar, vencedor em 2011, e Wendell Lira, campeão em 2015. Também seria o terceiro atleta do Tottenham a ganhar o troféu de forma consecutiva. (Por Redação do GE)

Leia também:

Kevin Durant deixa Nets e vai para os Suns, afirma imprensa
Brasil conhece rivais no Mundial de basquete para cadeirantes
Flamengo estreia no Mundial de Clubes contra Al Hilal
Ford confirma retorno à Fórmula 1 com a Red Bull em 2026
Al Hilal vence e vai reencontrar o Flamengo na semi do Mundial
Atletas capixabas conquistam medalhas no Beach Wrestling
Vila Velha:​ atividades esportivas gratuitas em todas regiões
Prefeitura de Cariacica tira dúvidas sobre edital da Bolsa Atleta
Juliétty Tesch conquista Campeonato Brasileiro de Vela
Bolsa Atleta 2023: inscrições abertas para todas as faixas etárias
Arena Verão: finais da Copa Vitória acontecem nesta quarta

TAGS:
PUSKÁS | RICHARLISON | TROFÉU | PAYET | PINTURAS