CIDADANIA

GOLD distribui 2 mil kits de lanches para população de rua

Ação é uma parceria entra a Associação GOLD e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

Em 26/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SEDH

Ação contou com outros parceiros, como o Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Fundo Positivo, Justiça Global, além de contribuições de pessoas físicas.

Quase dois mil kits com lanches foram distribuídos à população em situação de rua na Grande Vitória, entre os meses de março e julho de 2021, por meio de uma iniciativa da Associação GOLD, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Coordenação de Políticas de População em Situação de Rua (CPSR).

Os kits disponibilizados à população, viabilizados pela Associação GOLD, continham biscoito, achocolatado, bombom, amendoim e uma garrafa de água mineral, além de máscaras de tecido, agasalhos e outros insumos.

“Essa ação nasce de uma ideia que a GOLD tem, enquanto instituição que nasceu com a sigla LGBT, de pautar o debate, o diálogo e a preservação da vida. Então, assumimos o comprometimento de realizar essa ação, mesmo que várias outras pessoas, coletivos e comunidade religiosas já estivessem fazendo também, porque a população em situação de rua é uma das que mais sofre neste momento pandêmico, pela falta de alimentação e falta de cuidados. Decidimos estar juntos nesse enfrentamento da fome, levando os kits de lanche”, enfatizou a coordenadora de ações e projetos da Associação, Déborah Sabará.

Segundo ela, a GOLD acredita na importância de que a população e as instituições entendam que é papel de todas as pessoas cuidar e fazer o enfrentamento contra a fome, principalmente relacionado à população em situação de rua. Explicou ainda que essa ação começou a ser realizada no início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e contou também com outros parceiros, como o Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Fundo Positivo, Justiça Global, além de contribuições de pessoas físicas.

A Coordenação de Políticas de Pessoas em Situação de Rua da SEDH participou da iniciativa, enquanto parceira, viabilizando a logística, além de abrir diálogo com espaços e equipamentos onde ocorreram as ações.

“No decorrer destas entregas, também recebíamos e encaminhávamos demandas da população relacionadas à saúde e retirada de documentos pessoais, por exemplo. Ações como esta são extremamente relevantes e somam com as demais medidas emergenciais que o Estado vem fazendo, direta ou indiretamente, por meio de sólidas parcerias com vista à redução dos impactos da pandemia da Covid-19, especialmente para as pessoas em situação de rua”, explicou o coordenador Eliando Reis.

Histórias

Durante as entregas, o coordenador explicou ainda que o grupo realizava escutas qualificadas, acolhendo relatos de violência e situações que também se tornam demandas de ação do Estado.

Uma delas foi a de C. dos Santos, que vive em Vila Velha, e é pai de três filhos. Separado da família há pelo menos três anos e vivendo nas ruas, devido a problemas com o uso abusivo de álcool, ele contou que era motorista profissional e costumava conduzir carretas e caminhões, transportando mercadorias para grandes atacadistas.

“Assim que eu conseguir sair desta condição, e peço a Deus que seja o mais rápido possível, quero retomar o vínculo com minha família, voltar rapidamente para a estrada e minha vida profissional”, disse.

Doações

As pessoas interessadas em contribuir, por meio de doações, podem procurar a Associação GOLD pelo número: (27) 99956-6004 ou e-mail goldlgbt@gmail.com. (As informações são da SEDH)

Leia também: 

Lei de cotas para pessoas com deficiência completa 30 anos
Prefeitura de João Neiva realiza Campanha do Agasalho 2021
Pandemia: 118 milhões de pessoas passaram fome em 2020
Vitória amplia serviço de acolhimento para pessoas de rua
Centro de Referência acompanha idosos em asilos de Vitória
 > Refugiados vêem futuro através de educação, saúde e esporte
Prefeito Pazolini entrega mais uma casa a moradora do Bonfim
Já são 82,4 milhões número de pessoas forçadas a se deslocar

TAGS:
FOME | ACOLHIMENTO | SOCIAL | CIDADANIA | EDUCAÇÃO | SAÚDE | EMPREGOS | AGASALHO | CAMPANHA