POLÍTICA CAPIXABA

Governador assina projetos de Leis para atividades do Idaf

Governador assinou seis projetos de Leis que visam o fortalecimento das atividades do Idaf.

Em 19/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

De acordo com o presidente do Idaf, Mário Louzada, as mudanças representam um marco na história do instituto.

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta terça-feira (19), seis projetos de Leis que visam o fortalecimento das atividades do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). As matérias foram encaminhadas à Assembleia Legislativa (Ales). Os projetos visam ainda desburocratizar o acesso aos serviços, além de garantir benefícios ao produtor rural e agroindústrias, a promoção da regularização fundiária e o reconhecimento profissional dos servidores que atuam na fiscalização agropecuária.

“Estamos encaminhando à Assembleia Legislativa alguns projetos importantes. Um deles trata da reorganização dos servidores efetivos do Idaf que, desde o mandato anterior, debatem o assunto conosco para que a gente tenha similaridade com outros órgãos. Outro projeto estende a abertura de agroindústria para áreas urbanas, dessa forma, haverá a mesma facilidade para implantar como se tem na área rural. Outros dois projetos de regularização fundiária e um Refis para os produtores rurais que têm débito no Idaf, desde que não esteja ainda na dívida ativa. São ações importantes para a modernização do Idaf e nos serviços prestados a esse órgão fundamental para nossos agricultores”, afirmou Casagrande.

De acordo com o presidente do Idaf, Mário Louzada, as mudanças representam um marco na história do instituto.

“Estamos transformando o Idaf, estreitando os laços com o produtor rural, promovendo o crescimento de agroindústrias e a regularização fundiária. As medidas previstas nas leis, é para que o acesso aos serviços executados pelo Idaf seja ainda mais fácil e menos burocrático”, disse.

Ainda de acordo com Louzada, a alteração na nomenclatura dos cargos é uma demanda antiga dos servidores, que promove o reconhecimento e a valorização profissional.

“Outros institutos de defesa agropecuária já reconhecem o profissional que atua na defesa agropecuária como fiscal. O trabalho feito por eles é de fiscalização, nada mais importante que sejam reconhecidos pelo trabalho excepcional que realizam”, indicou. 

Alteração de nomenclatura de cargos finalísticos do Idaf

O projeto de lei reorganiza os cargos e as respectivas carreiras de efetivos do Idaf. Se aprovado, o profissional de Nível Médio, que exerce o cargo de técnico em desenvolvimento agropecuário passará a usar a nomenclatura de técnico em fiscalização e desenvolvimento agropecuário. Já o profissional de Ensino Superior que exerce o cargo de agente em desenvolvimento agropecuário mudará o nome para fiscal estadual agropecuário.

Alteração da Lei 9.769/2011

O novo texto propõe tornar inalienável a terra devoluta inserida em unidade de conservação integral, adequando ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Reserva o direito do Estado nas terras destinadas às unidades de conservação integral. A redação também prevê inserir a possibilidade de registrar o título de legitimação antes da entrega ao beneficiário. Atualmente, sabe-se que cerca de 40% dos títulos não são levados ao registro em decorrência de exigências de cartórios e municípios, fato que põe a perder todo o esforço do Estado para o processo de legitimação. O projeto retira ainda o caráter de alienação de terra nua, utilizado como argumento pelos cartórios e municípios para a cobrança de tributos e emolumentos.

Regularização de terras patrimoniais em Linhares

Trata-se de regularizar terras rurais patrimoniais, originárias de arrecadação de procedimentos de discriminatória realizada pelo poder público, localizadas em Linhares na região de Povoação, Barra do Ipiranga e Suruaca. A regularização será realizada, quando atendida as exigências da Lei, por meio de alienação. As avaliações serão realizadas pela Comissão de Avaliação Rural (CAI).

Acerto da linha de divisa Anchieta x Guarapari

O projeto versa sobre a avaliação técnica preliminar relacionada à adequação de divisa intermunicipal entre Anchieta e Guarapari, especificamente na localidade de Lagoa de Maimbá, cujo desaguadouro no oceano Atlântico é tido como marco geográfico de limite entre as unidades. As considerações apresentadas resultam de estudo técnico sobre a geomorfologia de lagoas e lagunas costeiras, que por vezes são dotadas ou não de ligações diretas com o mar. O fato a ser desmistificado no caso da foz da lagoa de Maimbá está relacionado às alterações da interface lagoa x oceano, provocadas pela construção da Rodovia ES 010 – Rodovia do Sol, que interferiu diretamente na dinâmica natural daquele trecho.

Regularização incentivada de multas e outras taxas

Projeto destinado a promover a regularização de débitos relativos a autos de infração, abrindo mão de juros e multas moratórias dos autos de infração junto ao Idaf com descontos entre 100% e 75% dos débitos, de acordo com a época do auto e forma de adesão. Será permitido o parcelamento dos débitos de certificado de registro de atividade florestal em atraso no padrão que já se utiliza nos autos de infração. Redução de 100% do valor devido a título de taxa de abate dos anos entre 2017 e 2019.

Retirada da obrigatoriedade do proprietário (a) da agroindústria ser produtor rural

O projeto prevê que o estabelecimento deverá seguir as exigências estabelecidas em normativa específica para o enquadramento, para fins de registro junto ao Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) e de inclusão no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) em área urbana, como por exemplo, ser de porte pequeno, manter o vínculo familiar com a atividade rural capixaba e trabalhar com matéria-prima produzida no meio rural do Estado. Outro ponto importante abordado com a atualização dos termos desta legislação é facilitar e agilizar o entendimento sobre o que traz a lei e também a adequação de taxas para que sejam sempre condizentes com a realidade do setor, desvinculando-a dos demais serviços do órgão não enquadrados na categoria de pequeno porte. (As informações são do Governo/Es)

Leia também:

ES anuncia construção de espaço esportivo e quadra na Serra
Governo do Estado anuncia novas obras de macrodrenagem
Governo do ES entrega Praça das Crianças no Portal do Príncipe
Governo do ES destina mais de R$231 milhões aos municípios
Estado anuncia reajuste da remuneração de advogados dativos
Governo do ES realiza um curso inédito de Análise Criminal
Viaturas: Governo do ES implanta computação embarcada
Comitiva da Sectides faz visita ao Estaleiro da Jurong Aracruz
Decreto Unificado facilita abertura de empresas de baixo risco
Governo do ES lança Edital de Reinserção Social e Produtiva
Casagrande anuncia construção de casas populares em Ibiraçu

TAGS:
GOVERNO/ES | RENATO CASAGRANDE | INEF | PROJETOS DE LEIS | BENEFÍCIOS