POLÍTICA CAPIXABA

Governador Renato Casagrande lança Projeto ES + Competitivo

Estado dá mais um passo para otimizar o desenvolvimento com o Projeto ES + Competitivo.

Em 28/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho - Secom/ES

O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), na quinta-feira (25), em Vitória, que contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Competitivo e com indicadores socioeconômicos atrativos, o Estado do Espírito Santo dá mais um passo importante para otimizar o seu desenvolvimento e lança o Projeto ES + Competitivo com o objetivo de incentivar, fortalecer e atuar nas relações institucionais, nacionais e internacionais na área econômica. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), na quinta-feira (25), em Vitória.

“A indústria é a nossa atividade mais estratégica para o desenvolvimento. Nenhum país tem soberania se não tiver uma indústria forte. A soberania de um estado passa por uma indústria forte, com bom ambiente de negócios, além de ter foco na inovação e na incorporação de tecnologia. Estamos felizes com tudo que estamos construindo. Sabemos dos desafios enormes pela frente, mas estamos na direção certa”, declarou o governador Casagrande.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Findes.  O documento formaliza a parceria com a instituição para otimizar a prospecção de novos investimentos, a reindustrialização, a promoção da economia verde e outras pautas defendidas pela administração estadual.

“Na Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), a atração de investimentos é uma das tarefas mais importantes e ela se estabelece com base numa competição que os estados fazem entre si. Quando o Estado consegue atrair para o nosso território empresas como a WEG, a Marcopolo e temos outros tantos bons exemplos, conseguimos ver o Espírito Santo se transformando não apenas no segundo produtor brasileiro de café em grão, mas também no maior polo de processamento de café do Brasil. Precisamos verticalizar nossa produção, gerar mais valor agregado. Os esforços já estão acontecendo. Este termo de cooperação não é nada mais do que organizar este esforço para que a Secretaria e a Findes possam atuar de maneira integrada”, disse Ferraço.

Cooperação

O acordo de cooperação prevê a consolidação de um Comitê Técnico que será formado pelo Governo do Estado e pela Findes e que terá estabelecido um plano de trabalho. 

Ferraço salientou ainda que o Escritório de Investimentos-ES faz parte do Projeto ES + Competitivo, que será coordenado pela Sedes. O trabalho unificado entre o Governo do Estado e a Findes vai permitir a geração e análise de informações sobre a economia e a promoção de ações com a finalidade de ampliar a competitividade das empresas do Estado, além de auxiliar na gestão de projetos.

“O plano vai considerar uma das maiores expectativas em relação à Findes, que é fazer com que as indústrias, que são concentradoras de atividades e que têm em sua cadeia produtiva uma enorme quantidade de fornecedores e de clientes, possam nos ajudar a trazê-las para o Estado”, explicou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento.

A presidente da Findes, Cris Samorini, lembrou que o Espírito Santo já conta com um bom ambiente de negócios e, com o Projeto ES + Competitivo, isso será potencializado, contribuindo para fortalecer a economia local.

Escritório de Investimentos

O Escritório de Investimento – ES integrará a estrutura da Sedes e servirá como principal local de prestação de serviços e atendimento aos representantes de sociedades empresariais e civis e de outras pessoas jurídicas no âmbito do projeto ES + Competitivo. O Escritório poderá contar com o apoio de instituições privadas, observadas as regras e os procedimentos previstos na legislação. O apoio de instituições privadas pode se dar por meio do fornecimento de material, pelo fornecimento de projetos, dentre outros.

A parceria terá como objetivo a geração e análise de informações sobre a economia, bem como a promoção de ações estratégicas para captar investimentos. 

Projeto ES + Competitivo

São diretrizes do Projeto ES + Competitivo a reindustrialização do Estado; a promoção da economia verde; intensificar a implementação inovadora da tecnologia da indústria 4.0; incentivar o adensamento da cadeia produtiva e promover a redução das desigualdades regionais; e apoiar o desenvolvimento de ações visando à formação e capacitação profissional para atender as demandas do setor produtivo.

O Projeto ES + Competitivo atuará em áreas como: prospecção de negócios: identificação de novas oportunidades de negócios para o Estado e oferta de serviços disponibilizados no âmbito do Projeto ES + Competitivo; relações institucionais, nacionais e internacionais.

Bolsa Técnica

Na oportunidade, também foi assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) o contrato Bolsa Técnica para oferta de cursos de Eletrotécnica, Eletromecânica e Manutenção Automotiva.

Serão oferecidas 273 vagas em sete municípios. O valor total da contratação é de R$ 2,7 milhões. O Bolsa Técnica integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e à distância, além da pesquisa, da extensão e da inovação. (As informações são do Governo do ES)

Leia também:

Governo do Estado lança Plano Estadual de Segurança Escolar
Vila Velha terá Centro Integrado para pessoas com Deficiência
Governo ES realiza entrega de equipamentos agrícolas
Autorizada obra do Centro Integrado Familiar de Vila Velha
Gandini quer estacionamento rotativo gratuito para idosos
Secretaria da Justiça conta com novos rádios de comunicação
Governo do ES inaugura estrada de Duas Bocas em Cariacica
Renato Casagrande autoriza obras em São Pedro Frio, Colatina
Ricardo Ferraço assume Governo do Espírito Santo por seis dias
Casagrande visita obras em Carapina e entrega novos ônibus
Novo Aeroporto de Linhares é inaugurado pelo Governo ES
Vila Valério vai receber novos investimentos do Governo ES

TAGS:
ES+COMPETITIVO | RENATO CASAGRANDE | PROJETO | GOVERNO | DESENVOLVIMENTO