POLÍTICA CAPIXABA

Governo anuncia construção do Creas em Presidente Kennedy

O Governador do ES Renato Casagrande anunciou a construção do Creas nesta sexta (10).

Em 10/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom-ES

O novo equipamento socioassistencial vai melhorar a rede de proteção social local, permitindo que o município ofereça serviços especializados e continuados de melhor qualidade às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (10), no município de Presidente Kennedy, na microrregião Litoral Sul, onde anunciou a construção do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). O novo equipamento socioassistencial vai melhorar a rede de proteção social local, permitindo que o município ofereça serviços especializados e continuados de melhor qualidade às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

A construção do Creas no município inclui a instalação de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, e priorizando a reconstrução de relações familiares. O Governo do Estado vai investir R$ 1 milhão, enquanto o Município terá uma contrapartida de R$ 282.952,83.

Além do novo equipamento, Presidente Kennedy recebeu outros investimentos na área da assistência social. O município tem 678 famílias beneficiárias do Cartão ES Solidário, que é um benefício de transferência de renda, destinado às famílias que já estão na base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O auxílio visa a compra de itens básicos que as famílias consideram como mais relevantes, incluindo alimentos, medicamentos, botijão de gás, roupas etc.

“É uma alegria vir novamente a Presidente Kennedy neste fim de ano e ver o que estamos fazendo no município. 2021 termina melhor do que o ano passado. Somos um Estado organizado desde 2012, ainda no meu primeiro governo, e agora estamos ainda mais organizados. Somos o Estado que mais faz investimento em infraestrutura e na educação, além do quinto mais competitivo do País. A construção desse Creas é mais uma ação voltada às pessoas mais vulneráveis, que sofreram muito nessa pandemia. O Brasil é um país desigual e precisamos investir em educação e assistência social para reduzir essa desigualdade e gerar oportunidades aos capixabas”, afirmou o governador Casagrande.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, destacou a necessidade de construções novas e modernas para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários.

“Entendemos também que proteção social é garantir direitos e dignidade às pessoas, especialmente às mais vulneráveis. A pandemia dificultou a vida de muitas pessoas e ter um benefício que possibilite a essas pessoas ter acesso básico à alimentação, gás e para medicamentos é fundamental. E o Cartão ES Solidário tem possibilitado isso”, acrescentou.

Desenvolvimento

Ainda em Presidente Kennedy, uma solenidade marcou a entrega de mais uma liberação de contrato de financiamento do Fundesul de Presidente Kennedy, operado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O empreendedor Ricardo Galito Pessoa, que atua com venda de produtos de festas, assinou o seu terceiro contrato com o Fundo e o financiamento vai possibilitar a expansão da loja.

De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, o Fundesul é uma ferramenta para conferir dinamismo à economia do município.

“Presidente Kennedy é um município que tem sua economia construída com base no agronegócio e na exploração do petróleo. Com os recursos provenientes dos royalties, a prefeitura do município e o Bandes construíram um fundo capaz de atrair novos investimentos e solidificar os negócios locais”, ressaltou.

Abud de Oliveira destacou que o Bandes atua com políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e este é um fator preponderante para o sucesso dessas iniciativas.

“Alinhamos a disponibilidade de recursos, a orientação para o acesso ao crédito e um planejamento de futuro voltado à geração de empregos, renda e competitividade da economia em Kennedy”, acrescentou.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, e membro do Conselho Gestor do Fundesul Kennedy, disse que o diálogo com a Prefeitura de Presidente Kennedy possibilitou a consolidação e a retomada das operações do Fundo, que estavam suspensas há alguns meses.

“Essa metodologia de acesso ao crédito, com agilidade de condições adequadas, permite que os recursos do município potencializem a diversificação da economia local. Além do papel de atração de novos investimentos, os financiamentos do Fundo podem contribuir para ampliar a competitividade das empresas já existentes. Os empresários interessados em adquirir os financiamentos podem procurar o Bandes, por meio da nossa gerente de Negócios, ou a Prefeitura”, frisou Kneip.

O governador Renato Casagrande participou ainda da reinauguração da Praça Manoel Fricks Jordão, no Centro de Presidente Kennedy. Também estiveram presentes os prefeitos Dorlei Fontão (Presidente Kennedy), Tininho Batista (Marataízes) e Peter Costa (Mimoso do Sul); os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino, Marcelo Santos e Marcos Mansur; além de vereadores e lideranças da região. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Governador apresenta Plano de Investimentos 2020/2021
Governo do ES reforça a coleta de lixo nos municípios
Casagrande anuncia um bônus para o pessoal do magistério
Alegre recebeu diagnóstico do programa de Aceleração de PPP
Governo do Estado inaugura obras em Santa Maria de Jetibá
Governador autoriza reforma de escola estadual em Serra
Detran|ES divulga a lista de suplentes para o CNH Social
Governador autoriza reforma de escola em Jerônimo Monteiro
Governo do ES lança programa Nota Premiada Capixaba
Detran|ES autoriza serviços de sinalização viária em Jaguaré

TAGS:
GOVERNO/ES | CASAGRANDE | CREAS | PRESIDENTE KENNEDY | INVESTIMENTOS