POLÍTICA CAPIXABA

Governo cria Subsecretaria de Políticas para as Juventudes

A secretaria vai promover mais políticas públicas voltadas para todos os jovens capixabas.

Em 02/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A SUBJUV vai coordenar os trabalhos da Gerência de Juventude e promover espaços de participação dos jovens na construção de políticas públicas.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), criou, nesta quarta-feira (1º), a Subsecretaria de Políticas para as Juventudes (SUBJUV), que vai promover mais políticas públicas voltadas para os jovens capixabas e realizar parcerias para potencializar o trabalho já desenvolvido.

A SUBJUV vai coordenar os trabalhos da Gerência de Juventude e promover espaços de participação dos jovens na construção de políticas públicas. Atualmente, a principal frente de trabalho da SEDH na garantia de direitos e de cidadania para este público é o serviço prestado nos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), implantados em dez cidades do Estado e que somam mais de 16 mil atendimentos em menos de dois anos. 

Entre os mais de 40 projetos do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os CRJs agem com foco na prevenção à violência para os jovens nas comunidades mais vulneráveis, com a oferta de cursos, oficinas de geração de renda, formações em direitos humanos, passeios, empréstimos de equipamentos e salas, entre outros serviços públicos.

Assume a pasta o subsecretário de Estado de Políticas para as Juventudes, Jiberlandio Miranda Santana. Advogado, ele era assessor especial da Casa Civil e já trabalhou também na Vice-governadoria neste Governo.  

“As políticas para as juventudes avançaram muito nesta gestão do governador Renato Casagrande, com a implantação dos 14 CRJs. A SUBJUV vem para fortalecer esse trabalho, que já não cabe mais em uma gerência, e também para ampliar as ações. O Espírito Santo tem hoje o maior orçamento do Brasil voltado para os jovens. É um dos poucos estados que tem Conselho, Plano de Políticas para Juventudes e Fundo para as Juventudes em funcionamento. Estamos na vanguarda, porque não há nem um fundo nacional”, afirmou o subsecretário Jiberlandio Miranda Santana.

Ele acrescentou que a Subsecretaria de Políticas para as Juventudes vai focar no fortalecimento das ações realizadas em parceria com o Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), que, atualmente, acompanha a execução das políticas públicas estaduais. A SUBJUV é a terceira subsecretaria criada na SEDH, que tem frentes de trabalho voltadas à Proteção e Defesa dos Direitos Humanos e na Gestão Administrativa Financeira, fortalecendo a política de direitos humanos do Governo do Estado.

"A SUBJUV vem com a missão de fortalecer o bom trabalho que já estamos realizando com os jovens capixabas e de maneira pioneira no País. Isso só foi possível porque o Governo do Estado entende a importância das juventudes e faz o maior investimento público da história nelas", afirmou o secretário de Estado de Direitos Humanos interino, Renan Cadais.

Serviço:

Subsecretaria de Estado de Políticas para as Juventudes (SUBJUV)

Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha,714, 4º andar, Edifício Trade Tower, Praia do Canto, Vitória – Espírito Santo. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Iniciada última etapa das obras de ampliação da Terceira Ponte
Casagrande apresenta resultados do Plano Estratégico 2023-2026
Governo ES anuncia novos obras de infraestrutura em Piúma
Laranja da Terra recebe obras de infraestrutura e melhorias
Governador visita obras no Centro de Eventos do Morangão
Governo do ES anuncia mais recursos para Assistência Social
Governo autoriza melhorias e inaugura obras em Montanha
Rota turística de Venda Nova receberá pavimentação
Sedu entrega veículos escolares ao município de Anchieta
Deputado quer soluções para reduzir os acidentes na BR-262
Com 85% concluído, Casagrande visita o Complexo Viário

TAGS:
GOVERNO/ES | SEDH | POLÍTICAS PÚBLICAS | JUVENTUDE | AÇÕES