POLÍTICA INTERNACIONAL

Governo da Ucrânia exige reunião com Rússia em 48 horas

Kiev convocou reunião com Moscou e todos os países da Organização para Segurança (OSCE.)

Em 13/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: HANDOUT/UKRAINE PRESIDENCY/AFP

O motivo foi que Moscou ignorou o ultimato de Kiev feito na sexta-feira para responder em detalhes sobre suas atividades militares perto da fronteira com a Ucrânia. O prazo para resposta era este domingo (13).

Kiev convocou reunião com Moscou e todos os países da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) após não receber resposta do Kremlin sobre motivo da concentração de militres russos na fronteira ucraniana.O governo da Ucrânia exigiu neste domingo (13) uma reunião nas próximas 48 horas com a Rússia e todos os países participantes do Documento de Viena da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

O motivo foi que Moscou ignorou o ultimato de Kiev feito na sexta-feira para responder em detalhes sobre suas atividades militares perto da fronteira com a Ucrânia. O prazo para resposta era este domingo.

“Exigimos uma reunião com a Rússia e todos os Estados participantes no prazo de 48 horas para discutir o reforço e a redistribuição ao longo de nossa fronteira e da Crimeia temporariamente ocupada”, afirmou o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, pelo Twitter..

Na sexta-feira, a Ucrânia apelou ao Documento de Viena para exigir que a Rússia fornecesse explicações detalhadas sobre suas atividades militares perto da fronteira ucraniana, onde concentrou mais de 100.000 soldados, além de armamentos pesados.

Rússia e Belarus também realizaram manobras conjuntas em território belarusso, a poucos quilômetros de Kiev, até o próximo dia 20 de fevereiro. Além disso, na última quinta-feira, a Rússia também iniciou manobras navais no Mar Negro.

Documento de Viena

O Documento de Viena de 2011 sobre Medidas de Fortalecimento da Confiança e da Segurança é obrigatório e tem que ser cumprido por todos os membros da OSCE.

O chefe da diplomacia ucraniana lembrou que, segundo este documento, a Rússia “deve informar sobre as áreas exatas de sua atividade militar, anunciar as datas do fim das manobras” e outros dados como o número de unidades militares participantes, o tipo de armas e do equipamento militar utilizado.

As tensões entre Kiev e Moscou aumentaram desde o final do do ano passado, depois que a Rússia estacionou mais de 100.000 soldados perto da fronteira ucraniana, lançando sinais de alerta na Ucrânia e no Ocidente, que denunciaram os preparativos para uma invasão, como a que anexou a Crimeia, em 2014.

A Rússia nega que esteja planejando um ataque, mas exige que a Otan nunca aceita que a Ucrânia faça parte da Aliança Atlântica, entre outras coisas.

Apesar de todos os esforços diplomáticos de várias países do Ocidente, entre eles Alemanha, Estados Unidos e França, uma desescalada no conflito não foi alcançada até agora.

A Rússia alega que tem o direito soberano de estacionar tropas em qualquer lugar de seu território e, por sua vez, denuncia o fornecimento maciço de armas à Ucrânia pelo Ocidente. (le (Lusa, EFE)

Leia também:

Tribunal alemão rejeita recursos contra obrigatoriedade de vacina
EUA alertam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer hora
Joe Biden critica censura de orientação sexual em escolas
Programa facilitará entrada de cidadãos brasileiros nos EUA
Washington afirma que Rússia prepara invasão total da Ucrânia
Biden diz que EUA mataram líder do Estado Islâmico na Síria
Alemanha sob fogo por hesitação na crise Rússia-Ucrânia
EUA querem cancelamento de viagem de Bolsonaro à Rússia
Itália: Partidos chegam a acordo para reeleger Mattarella
Pedra no sapato: A nova embaixadora dos EUA no Brasil
Joe Biden reforça apoio dos Estados Unidos à Ucrânia

TAGS:
UCRÂNIA | RÚSSIA | TENSÃO | REUNIÃO | EMERGÊNCIA