POLÍTICA CAPIXABA

Governo do ES edita medidas mais rigorosas contra o covid-19

Renato Casagrande anunciou, nesta quinta-feira (25), a adoção de novas medidas restritivas.

Em 25/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

“Estamos no oitavo dia da quarentena. Avançamos na redução da interação entre as pessoas nesses dias, mas é preciso reconhecer que nós precisamos avançar mais", disse o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (25), a adoção de novas medidas restritivas durante o período de quarentena, que visa o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. As medidas de quarentena serão prorrogadas até o dia 04 de abril (domingo da Páscoa). O governador Renato Casagrande também o início da vacinação dos trabalhadores da segurança pública e da educação, a partir do dia 15 de abril.

“Estamos no oitavo dia da quarentena. Avançamos na redução da interação entre as pessoas nesses dias, mas é preciso reconhecer que nós precisamos avançar mais. É importante que a gente compreenda que os dados que a gente tem são dados que ainda têm de deixar todos os capixabas preocupados. É preciso adotar novas medidas para que possamos diminuir a interação e melhorar os indicadores que discutimos todos os dias com a sociedade”, afirmou o governador.

Entre as novas medidas anunciadas que serão válidas a partir deste domingo (28), estão: a mudança na classificação dos serviços e atividades essenciais que podem funcionar, além da suspensão do transporte coletivo (metropolitano, intermunicipal, interestadual e municipal) em todo território capixaba.

Serão retirados do rol de atividades e serviços considerados como essenciais, portanto, fica suspenso o funcionamento dos seguintes estabelecimentos: comércio atacadista; lojas de material de construção civil; casas de peças e oficinas de reparação de veículos automotores; agências bancárias (permitindo o atendimento presencial para recebimento de benefícios) e instituições financeiras de fomento econômico; casas lotéricas; e atividade de pesca no mar.

Foi retirada também a permissão para o atendimento presencial em concessionárias prestadoras de serviços públicos e para a realização de treinos por equipes profissionais de futebol.

O novo decreto também altera os critérios de classificação de algumas atividades consideradas como essenciais. Em relação aos serviços de assistência à saúde, será permitido o funcionamento somente de “hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia, laboratórios e farmacêuticas”. A campanha de vacinação seguirá normalmente. Já os hotéis, pousadas e afins terão a capacidade de ocupação limitada a 30% dos quartos.

Também foi anunciada a suspensão do transporte coletivo em todo o Espírito Santo a partir deste domingo (28) até o dia 04 de abril, como medida restritiva adicional visando o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). A medida vai atingir 100% dos coletivos dos serviços metropolitano (Sistema Transcol), rodoviário (intermunicipal e interestadual) e os municipais nas cidades que possuem o serviço. O transporte férreo de passageiros também ficará suspenso neste período.

A decisão sobre o transporte coletivo foi tomada com objetivo de reduzir a interação entre as pessoas, visando a redução na transmissão da doença. No serviço metropolitano de transporte coletivo (Transcol), a redução de passageiros foi em média de 20%, quando o esperado para o período de quarentena era uma redução de 50%. Uma parte da frota do Sistema Transcol será disponibilizada para dar apoio aos serviços de saúde para o transporte exclusivo dos profissionais de saúde.

Mais leitos hospitalares

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

O governador Renato Casagrandeo disse que, nos próximos dias, durante o mês de abril, o estado terá mais de 2 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19.

"A taxa de ocupação de leitos está se mantendo em 90% desde o início da quarentena, mesmo abrindo leitos quase todos os dias", apontou Casagrande. "Os pronto-atendimentos e unidades de saúde estão trabalhando no limite, sempre com leitos de estabilização praticamente todos ocupados. A pressão sobre o sistema de saúde é muito forte", explicou.

"O número de óbitos nos últimos dias é crescente. Estamos com uma média de 31 óbitos por dia nos últimos 14 dias. Estamos batendo recorde de registro de pessoas perdendo a vida, infelizmente. Ficamos torcendo para reduzir. Mas vemos que os óbitos estão crescentes e atingem, também, jovens. A variante está muito mais agressiva e é possível compreender a necessidade de avançar mais", disse.  (As informações são da Ascom do Governo do ES e G!-ES)

TAGS: 
OBRAS   |   POLÍTICA   |  ECONOMIA   |   CIDADE   |  EMPREGOS   |   IPVA   |   GOVERNO   |   SEFAZ