POLÍTICA CAPIXABA

Governo do ES reforça a coleta de lixo nos municípios

Espírito Santo terá mais 30 caminhões zero km para coleta de lixo nos municípios capixabas.

Em 09/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

Segundo o governador Renato Casagrande, cada município receberá, em concessão de uso, um caminhão compactador com capacidade para 6,10 e 15 metros cúbicos por ciclo de coleta.

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na manhã desta quinta-feira (09), a Ordem de Fornecimento para aquisição de 30 caminhões compactadores para Resíduos Sólidos Urbanos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), vai investir cerca de R$ 14 milhões nessa ação, que beneficiará 30 municípios capixabas.

“Nós gostamos de trabalhar, produzir e resolver as coisas. Estamos fazendo investimentos históricos no Espírito Santo e tenho certeza que esses caminhões serão fundamentais para os municípios, que são parceiros do Governo do Estado. Digo que ninguém faz nada sozinho e, junto com os municípios, estamos mudando a realidade do Espírito Santo e melhorando a vida das pessoas”, afirmou Casagrande.

Contemplados

Água Doce do Norte, Águia Branca, Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itarana, Mimoso do Sul, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte e Vila Valério.

Cada município receberá, em concessão de uso, um caminhão compactador com capacidade para 6,10 e 15 metros cúbicos por ciclo de coleta, o que representa uma capacidade de cobertura diária entre 9.500 e 49.500 habitantes, de acordo com a duração dos turnos do trabalho de coleta utilizados por cada município. Os contratos de Concessão de Uso têm vigência de 120 meses, sem a necessidade de contrapartida por parte do município.

O Governo do Estado opera o Programa Espírito Santo Sem Lixão, conforme as diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). O principal objetivo do programa é a erradicação dos lixões do território capixaba, por meio de sistemas regionais de destinação final adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), considerando também, neste contexto, a continuidade do funcionamento dos atuais sistemas que estão atendendo alguns municípios de forma sustentada e que foram implantados pela iniciativa privada. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Casagrande anuncia um bônus para o pessoal do magistério
Alegre recebeu diagnóstico do programa de Aceleração de PPP
Governo do Estado inaugura obras em Santa Maria de Jetibá
Governador autoriza reforma de escola estadual em Serra
Detran|ES divulga a lista de suplentes para o CNH Social
Governador autoriza reforma de escola em Jerônimo Monteiro
Governo do ES lança programa Nota Premiada Capixaba
Detran|ES autoriza serviços de sinalização viária em Jaguaré
ES investe R$270 milhões na Educação em Tempo Integral
Detran realiza ações educativas de trânsito em Afonso Cláudio

TAGS:
GOVERNO DO ES | CASAGRANDE | ÔNIBUS | MUNICÍPIO | LIXO | CAMINHÕES