POLÍTICA CAPIXABA

Governo do Estado anuncia conexões do Transcol para Viana

O anúncio da operação foi feito na manhã de hoje (27) pelo governador Renato Casagrande.

Em 27/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

Após o sucesso do modelo de matriz de conexão temporal do Sistema Transcol, implantado em Vitória, já é possível adotar o modelo de conexões em Viana.

Em maio deste ano, o Sistema Transcol foi ampliado para atendimento no município de Vitória. Como a Capital não tem um Terminal, a conexão entre linhas se tornou possível graças a nova tecnologia de bilhetagem eletrônica, que foi implantada a partir de 2019 e permite um segundo embarque sem o pagamento de uma nova tarifa.  A partir do próximo dia 05 de setembro, essa inovação vai facilitar os deslocamentos entre as regiões de Viana.

O anúncio do início da operação do sistema de conexões temporais no município foi realizado na manhã desta sexta-feira (27) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante evento no bairro Marcílio de Noronha. 

Por não contar com um terminal, alguns deslocamentos no município atualmente são demorados e com viagens negativas, isto é, o cidadão precisa se deslocar de um bairro de Viana até o Terminal Campo Grande, que fica em Cariacica, para voltar para outro bairro daquele mesmo município.


O anúncio do início da operação do sistema de conexões temporais do Transcol no município foi pelo governador do ES, Renato Casagrande. Foto: Hélio Filho-Secom/ES

Após o sucesso do modelo de matriz de conexão temporal, implantado em Vitória, já é possível adotar o modelo de conexões em Viana, seguindo o mesmo princípio.  Além de reduzir o tempo de viagem e facilitar o deslocamento entre as regiões, as novas conexões de Viana também devem auxiliar o desenvolvimento da economia local e facilitar o acesso aos serviços.

“O Viana + Conectada ao Transcol é fruto da tecnologia. Queríamos fazer essa integração em Viana, pois ajuda tanto as pessoas quanto o comércio do município. Para que a gente não tenha uma rodovia separando a Viana de um lado e a Viana do outro. Essa ação é importante, porque a gente também oferece qualidade de vida às pessoas. Este é apenas um dos vários investimentos que o Governo do Estado está fazendo na área de mobilidade. Temos o Cartão GV, wi-fi nos terminais e coletivos, além da aquisição de 430 ônibus novos, todos com ar-condicionado, e devemos chegar a 600 até o final do ano que vem. Porque isso traz mais conforto para as pessoas”, afirmou o governador Casagrande.

O secretário Fábio Damasceno lembrou que, desde o início de 2019, o sistema Transcol tem investido em tecnologia.

“Esse sistema vai trazer muito mais mobilidade, facilitar os deslocamentos dentro do município, trazendo economia para os usuários e praticidade para quem utiliza o sistema Transcol no município. Isso também ajuda na economia local, já que, com os deslocamentos facilitados, há uma estimulação do consumo de bens e serviços entre as regiões de Viana.”

No modelo do Viana conectada, as linhas alimentadoras e as linhas municipais do município (900) vão permitir a conexão temporal com outras linhas alimentadoras e/ou municipais (também 900). Ao todo, o Viana + Conectada com o Sistema Transcol contará com mais quase 200 possibilidades de conexões entre as linhas que ligam as regiões de Viana, que foram divididas em três: as que atendem à Região Sede e entorno; as que atendem à região de Marcílio de Noronha e entorno; e as que atendem à Região Vila Betânia e entorno. As conexões vão permitir que o passageiro circule entre essas regiões, com dois embarques, sem a necessidade de passar por um terminal ou de pagar uma nova tarifa.

“Estamos engajados para manter todo o trabalho feito no passado, com o qual colhemos os frutos e avançando nas políticas públicas que ainda vamos implantar. Somos a capital da logística do Espírito Santo e essa integração vai trazer mais mobilidade e qualidade para os munícipes que utilizam o transporte público para se locomover. O Viana + Conectada ao Transcol ajuda o comércio local, a integração, a economia e o uso melhor do tempo do cidadão”, disse o prefeito Wanderson Bueno.

Regras

Assim como em Vitória, a conexão entre as linhas terá regras específicas. Obrigatoriamente, o passageiro precisa utilizar o CartãoGV para fazer a conexão em Vitória. É a tecnologia do sistema de Bilhetagem Eletrônica que permite que usuário realize um novo embarque, sem pagar novamente a tarifa.

Em Viana, em vez do passageiro seguir até um terminal para fazer a conexão com outras linhas, ele terá um tempo para realizar um segundo embarque nas linhas pré-estabelecidas pela matriz (CLIQUE AQUI E VEJA A TABELA). O desembarque e o segundo embarque podem ser realizados em qualquer ponto localizado nas vias em que as linhas se encontram. No caso de Viana, a maioria das linhas se cruzam ao passar pela BR-262.  No aplicativo ÔnibusGV e no site da Ceturb-ES também será possível identificar as conexões possíveis e as vias de encontro de cada conexão.

Conexão Temporal

Além de observar a Matriz, ou seja, quais linhas se conectam à linha da origem, o passageiro também deve ficar atento ao tempo. Quem realiza o primeiro embarque no grupo de Linhas da Região Bethânias ou da Região Marcilio tem até 45 minutos para realizar o segundo embarque, sem nova cobrança. Já para quem realizar o primeiro embarque nas linhas do grupo da Região Sede terá até 1h30 para realizar o segundo embarque sem pagar novamente a tarifa. (VEJA A TABELA).

Hoje, quem está no bairro Jucu e quer ir à Viana Sede, precisa pegar o ônibus da linha 915 e ir até o terminal Campo Grande, em Cariacica. Esse deslocamento dura até 45 minutos. No Terminal, essa pessoa pode embarcar em uma das linhas 901, 903, 904 ou 920 para chegar ao destino e este deslocamento pode acrescentar mais 30 minutos na viagem.

Com a conexão, este passageiro poderá pegar o ônibus da linha 915 e, após cerca de 20 minutos, desembarcar no ponto próximo à Polícia Rodoviária Federal (PRF) – BR-262, embarcar novamente nas linhas 901,903,904,920, 982,983,984 ou 985, sem pagar uma nova tarifa, para chegar ao destino, o que levará cerca de 05 minutos.

Ou seja, por meio das conexões previstas para a linha 902, este passageiro pode reduzir o tempo para fazer este deslocamento em até 55 minutos, considerando o tempo de espera no terminal.

Outro exemplo é de um passageiro que sai do bairro Bom Pastor para ir ao bairro Marcílio de Noronha. Atualmente, ele precisa embarcar no ônibus da linha 905 e se deslocar até o terminal Campo Grande. Para isso, ele leva cerca de 25 minutos. No Terminal, ele vai embarcar na Linha 912 ou na 913 para chegar ao destino e o trajeto final deve durar em torno de 25 minutos para ser concluído.

Com a conexão, após embarcar no ônibus da linha 905, ele poderá desembarcar no ponto em frente a Elson’s, na BR-262. Isso levará em torno de 15 minutos. Neste ponto, ele poderá embarcar novamente nas linhas 912, 913 ou 986 para chegar ao destino, em cerca de mais 5 minutos.

Assim, o passageiro pode reduzir o tempo para fazer este deslocamento em torno 35 minutos, usando as conexões previstas, a linha 905, sem realizar o segundo pagamento.

Saiba mais
Para consultar as linhas, opções de conexão e vias para conexões, o usuário pode:
- Acessar o site da Ceturb-ES
- Consultar o aplicativo ÔnibusGV*
- Ou ainda pode se informar por meio do 0800 039 1517
 *Nova atualização do aplicativo prevista para 30/08. - (As informações são do Governo)

Leia também:

Detran|ES repassa R$ 36 milhões para fiscalização de trânsito
ES lança Operação Patrulha da Comunidade na Grande Vitória
Governo do ES anuncia a reforma de praça na Expedito Garcia
Detran|ES amplia convênio com cartórios para habilitação
Detran reforça sinalização turística no município de Guaçuí
Sefaz lança novos sistemas e organiza mudança legislativa
Governo do ES viabiliza obras do Micropolo Industrial de Piúma
Casagrande apresenta PI a vereadores da região do Caparaó
Governador anuncia novos serviços de saúde em Cachoeiro
Serra: Governo do ES entrega reforma de unidade da PMES
Térreo do edifício Aureliano Hoffman ganha coworking
Casagrande anuncia prorrogação do Cartão ES Solidário
Governo do ES anuncia volta do Batalhão de Missões Especiais
Governo do ES distribui material escolar para toda rede pública
Renovação da frota do Transcol prevista para 2021 já concluída
Governador e bancada capixaba se reúnem com ministros

TAGS:
TRANSCOL | CONEXÃO TEMPORAL | FISCALIZAÇÃO | PROCON | SETUR | SEVIÇOS | SAÚDE | SEGURANÇA