POLÍTICA CAPIXABA

Governo do Estado divulga datas para pagamento do IPVA

Os contribuintes que pagar em cota única até a data do vencimento terão 5% de desconto.

Em 18/11/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

Ao divulgar o calendário de vencimento do IPVA com antecedência a Sefaz permite que os contribuintes possam organizar suas finanças.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou nesta terça-feira (17) o calendário de vencimento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) 2021. A cota única ou a primeira parcela do IPVA de veículos leves vencerá em abril de 2021, seja qual for o final da placa. Já o calendário de vencimentos de veículos pesados terá início no mês de março (placas com final 1 ou 2). O decreto nº 4758-R, com as datas, foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo.

Ao divulgar o calendário de vencimento do IPVA com antecedência a Sefaz permite que os contribuintes possam organizar suas finanças. Em dezembro, uma nova publicação do Governo do Estado irá informar quais os valores a serem pagos.

Os contribuintes que efetuarem o pagamento em cota única até a data do vencimento terão 5% de desconto. Os proprietários de veículos leves poderão parcelar o IPVA em quatro vezes. Já os proprietários de veículos pesados poderão dividir o IPVA em duas parcelas.

Confira o calendário de vencimentos do IPVA 2021, em sefaz.es.gov.br

Boletos

Os boletos estarão disponíveis pela Internet a partir de janeiro de 2021, não sendo mais encaminhados para o endereço dos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deverá ser feita acessando o site da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém, não é preciso imprimir para que o pagamento seja realizado.

Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de sua preferência. Os clientes Banestes têm uma comodidade a mais, podendo realizar consultas e pagamentos tanto do IPVA quanto do licenciamento, do DPVAT e de multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes e no Internet Banking. (Com informações da)Assessoria de Comunicação da Sefaz)