POLÍTICA CAPIXABA

Governo do Estado inaugura as obras do Portal do Príncipe

Governo do Estado inaugura, neste domingo (19), as obras do Portal do Príncipe, em Vitória

Em 17/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Secom/ES

Entre as melhorias viárias entregues para desafogar o trânsito da região, estão a ampliação da Avenida Alexandre Buaiz, que passou a ter seis faixas, sendo uma pista de concreto para acesso ao Porto de Vitória.

O Governo do Estado inaugura, neste domingo (19), as obras do Portal do Príncipe, um marco para a mobilidade da Região Metropolitana da Grande Vitória. As intervenções na chegada sul da capital Vitória também criaram novos espaços de convivência, lazer e esporte na região. Para celebrar essa entrega importante para a população, foi organizada uma programação especial até a próxima quarta-feira (22) com apresentações culturais e esportivas, além de serviços de saúde.

Entre as melhorias viárias entregues para desafogar o trânsito da região, estão a ampliação da Avenida Alexandre Buaiz, que passou a ter seis faixas, sendo uma pista de concreto para acesso ao Porto de Vitória. Já a Rua Beresford Martins Moreira, que teve o sentido de circulação alterado, também conta nova pista de concreto, novas calçadas e ciclovia. Durante as obras, a Ponte Seca foi utilizada para a saída de caminhões do Porto de Vitória. Com o fim das intervenções, a ponte passa a ter circulação exclusiva para pedestres e ciclistas.

Outra melhoria promovida pelas intervenções é o novo acesso para a região de Santo Antônio, que já está sendo utilizado pelos motoristas desde janeiro. Antes, o motorista precisava acessar a Ponte Seca para fazer o retorno para Santo Antônio. Com a liberação da nova pista, os motoristas podem fazer o retorno acessando a nova alça, já na descida da Segunda Ponte, pela faixa da esquerda.

Também foram realizadas mudanças em frente ao Palácio Anchieta para melhorar a organização do trânsito na parada de ônibus existente no local. Agora, os coletivos vão poder fazer a parada em uma baía, não sendo mais necessário interromper o fluxo da via.

Mais melhorias

A Praça José Luiz Gobbi foi entregue em outubro deste ano e tem playground infantil, localizado na parte central, em nível abaixo das ruas, para maior proteção das crianças. O playground conta com os brinquedos casinha com escorregador, gangorras, cestão, ponte pênsil e balanço. O piso é todo emborrachado. Além disso, os cães ganharam um espaço dedicado a eles, no espaço Pra Cão, que conta com obstáculos para diversão com animais domésticos, tais como gangorra, rampas sobe e desce, prancha, pula pneu, slalom e barreiras para salto.

Já a academia ao ar livre conta com equipamentos em inox do tipo multiestação, com simulador de cavalgada triplo, simulador de caminhada triplo, pressão de pernas e rotação vertical. Os pergolados têm mesa de jogos xadrez e mesa de piquenique e banquetas. Na praça também foram plantadas novas árvores das espécies samambaia, ipê branco, jequitibá rosa, jatobá, lophântera, magnólia amarela, entre outras, além daquelas originalmente existentes no local.

Foi construída ainda a Praça Mário Gurgel, localizada entre a Avenida Alexandre Buaiz e a Rua Beresford Martins Moreira, vencendo o desnível e conectando essas duas importantes vias, a partir da implantação de uma extensa arquibancada projetada para acolher os espectadores da praça, que conta com uma quadra Society.

A praça esportiva também conta com pista de skate e BMX (modalidade praticada com uso de bicicleta), com uma área de 1.021,78 metros quadrados e dois ambientes: o Bowl com, aproximadamente, 320 metros quadrados vai ter rampas e alturas que variam de 1,30 metros a 1,65 metros; e o Street, que terá uma área de, aproximadamente, 700 metros quadrados com vários obstáculos, como palcos, rampas e corrimãos de diversos tamanhos e formatos.

Ponto de ônibus Inteligente

Os três novos abrigos de videomonitoramento e inteligência estão localizados na Avenida Nair de Azevedo, em cima do viaduto Gilson Felix e em frente ao Palácio do Governo (abrigo de três módulos). Os abrigos instalados proporcionam melhorias na segurança, com a utilização de inteligência artificial por meio de videomonitoramento, podendo haver o analítico de reconhecimento facial, detecção de movimento e detecção de aglomeração de pessoas. Sistema similar ao que existe atualmente nos terminais.

Ainda por meio das câmeras instaladas nos abrigos, haverá monitoramento interno e externo do usuário do sistema. O abrigo também vai disponibilizar sinal de internet via rede wi-fi. Todos os abrigos têm o botão de pânico, que pode ser acionado em situações emergenciais para a comunicação com a central de videomonitoramento da Companhia Estadual de Transporte Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb). 

Confira a programação completa da entrega das obras do Portal do Príncipe:

19/12, domingo

8h30 – Banda da Polícia Militar;
9h – Inauguração do Portal do Príncipe;
10h – Campeonato de Futebol;
10h30 – Apresentação de Skate;
11h – Chegada do Papai Noel;

Outras atrações:

Projeto Caiman: exposição de jacarés;
Tenda dos CRJs com DJ, Dança e Graffiti;
BIB Móvel – Biblioteca Móvel;
Ação da SESA


20/12, segunda-feira

18h – Workshop Dança Capixaba; 

Futebol: final feminina
19h – Futebol: final masculina;
19h20 – Malabarismo;
20h – Aulão de Dança Afro com a Cia Negraô.

21/12, terça-feira

16h – Oficina de Turbante;
17h – Apresentação de Capoeira;
18h – Aulão de Zumba;

Basquete 4x4;
19h – Motumbaxé;

Taekwondo;
20h – Slam de Poesia;

22/12, quarta-feira

17h – Coral da Amizade;
18h – Basquete 4x4;

 Apresentação de Escola de Samba;

19h – Lançamento do Edital de Intervenção Artística e Urbana;
19h30 – Banda da Polícia Militar. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Detran|ES firma parceria com SEST SENAT para oferta de cursos
Governo anuncia construção do Creas em Presidente Kennedy
Governador apresenta Plano de Investimentos 2020/2021
Governo do ES reforça a coleta de lixo nos municípios
Casagrande anuncia um bônus para o pessoal do magistério
Alegre recebeu diagnóstico do programa de Aceleração de PPP
Governo do Estado inaugura obras em Santa Maria de Jetibá
Governador autoriza reforma de escola estadual em Serra
Detran|ES divulga a lista de suplentes para o CNH Social
Governador autoriza reforma de escola em Jerônimo Monteiro

TAGS:
GOVERNO/ES | OBRAS | VITÓRIA | CONVIVÊNCIA | LAZER