POLÍTICA CAPIXABA

Governo do Estado lança a Plataforma Midiateca Capixaba

Governo do Estado, por meio da Secult lançou, nesta quinta-feira (30), a Midiateca Capixaba

Em 01/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom-ES

Futuramente, serão incluídos acervos do Iphan, da Ufes, materiais como pesquisas contratadas ou realizadas pela Secult, os produtos de editais do Funcultura e um acervo de bens tombados e registrados no Espírito Santo. 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lançou, nesta quinta-feira (30), a Midiateca Capixaba, plataforma on-line e gratuita que reúne todo um acervo de documentos, fotografias, vídeos, matérias de jornal, músicas, artes gráficas, livros, obras de arte e filmes produzidos no Espírito Santo. Qualquer pessoa pode acessar a plataforma pelo link: www.midiateca.es.gov.br.

Durante o evento de lançamento, realizado no Palácio Anchieta, o governador do Estado, Renato Casagrande, destacou a importância da ação.

“Vamos dar uma centralidade na nossa produção cultural que, de alguma forma, está guardada. É um material de décadas que ficará acessível a todos, sendo de fácil localização para a realização de pesquisas acadêmicas e também para o público em geral. É uma forma de facilitar a vida de quem se interessa e quer consumir a cultura e a história do nosso Estado”, disse.

Casagrande reforçou que o governo trabalha para incorporar a inovação e a tecnologia na área cultural, a exemplo do que ocorre nos demais setores do Estado.

“Para nós, fazer essa migração e composição da nossa história com a inovação é importante para que tenhamos um Estado cada vez mais referência na área cultural e também na área tecnológica”, pontuou.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, ressaltou que a Midiateca Capixaba se propõe a contribuir na própria noção e importância da preservação e valorização da memória capixaba.

“Em sua importância, a Midiateca Capixaba traz múltiplas camadas e potências. Na plataforma, na palma da sua mão, a gente pode encontrar obras de arte, documentos históricos, livros e cartazes. A gente pode ver esses retratos da nossa história, esse conjunto de preciosidades que compõem e fortalecem o que a gente é. É um material que tem a força de contribuir diretamente na nossa vida e nos territórios da diversidade. Boa parte deste material vem dos nossos acervos preservados, num trabalho contínuo e brilhante das equipes do Museu de Arte do Espírito Santo, da Galeria Homero Massena, do Arquivo Público, do Museu do Colono, da Biblioteca, do Palácio Anchieta e da TVE”, ressaltou Fabricio Noronha.

De acordo com a museóloga da Secult e coordenadora da Midiateca Capixaba, Paula Nunes, a Midiateca Capixaba é, para além de uma plataforma on-line, uma política de Estado visando à preservação das coleções e a difusão deste rico patrimônio que está salvaguardado nas instituições culturais do Espírito Santo.

“O projeto envolve parcerias, pesquisas, oferta de formações, interação com o público, abrangendo as demandas daqueles que realizam a gestão destes bens e daqueles para quem estes bens são preservados – a sociedade capixaba”, enfatizou.

O acervo

Já na estreia da plataforma, será possível conhecer acervos dos espaços da Secult, como Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Galeria Homero Massena (GHM), Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo e do Museu do Colono, além de parte dos acervos do Palácio Anchieta e do Arquivo Público. Centenas de fitas em formato U-matic da TV Educativa já foram digitalizadas, e vão ser disponibilizadas no próximo mês. 

Futuramente, serão incluídos acervos do Iphan, da Ufes, materiais como pesquisas contratadas ou realizadas pela Secult, os produtos de editais do Funcultura e um acervo de bens tombados e registrados no Espírito Santo. 

Plano Estadual de Cultura

O projeto segue uma das ações previstas no Plano Estadual de Cultura, que indica a construção de um centro de documentação com um banco de dados e acervo da produção cultural no Estado, disponibilizando acesso a esses conteúdos em plataformas digitais. A plataforma reunirá, pela primeira vez, o máximo de informações sobre diferentes instituições no mesmo ambiente.

A plataforma

Como base tecnológica, a plataforma que irá abrigar os arquivos da Midiateca Capixaba será a Tainacan, um software livre de código aberto desenvolvido pela Universidade de Brasília. A plataforma é customizável, com a possibilidade de adaptação nos diferentes formatos de acervo.  O projeto Midiateca Capixaba conta com convênio celebrado entre a Secult, a UnB e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), cooperação técnica com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e tem parceria com a Ufes, o Instituto Oi Futuro e o Iphan/ES. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Governo do Estado entrega equipamentos para municípios
Santa Maria de Jetibá recebe investimentos do Governo ES
Governo do Estado anuncia obras em São Gabriel da Palha
Vitória recebe 2 CRJs em São Pedro e no Território do Bem
Governador entrega obras e anuncia investimentos em Irupi
São Mateus recebe obras e investimentos do Governo ES
Governo do Estado inicia as obras do viaduto de Carapina
Viana recebe novos investimentos do Governo do Estado
Governo anuncia repasse para escolas e novo CRAS na Serra
Governo do Estado anuncia novos investimentos em Colatina
Governo do ES anuncia novos investimentos em Ibiraçu

TAGS:
GOVERNO/ES | SECULT | MIDIATECA CAPIXABA | PLATAFORMA | ACERVO