POLÍTICA CAPIXABA

Governo ES anuncia novos investimentos na área ambiental

Governador do ES participou da cerimônia de transmissão do cargo de secretário da Seama

Em 31/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rodrigo Araújo/Governo-ES

Durante o evento, o Governo do Estado apresentou a 1ª versão do Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Espírito Santo. 

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da cerimônia de transmissão do cargo de secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, nesta terça-feira (31), no Palácio Anchieta, em Vitória. Felipe Rigoni assumiu a titularidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) no lugar de Fabrício Machado, durante evento que contou com anúncios de novos investimentos na área ambiental.

Casagrande agradeceu a Fabrício Machado pelo trabalho desempenhado à frente da Seama e deu as boas-vindas ao novo titular:

"Hoje estamos nos despedindo do Fabricio Machado, que cumpriu seu papel, deixando um trabalho bem feito e organizado e vai continuar nos ajudando no Consórcio Brasil Verde. Felipe Rigoni é um jovem com muita vontade e que faz um trabalho extraordinário. Vai saber lidar muito bem com essa, que é a área estratégica mais importante do governo. Queremos ser referência no Brasil na pauta ambiental. Um Estado que seja referência em sustentabilidade em economia verde e em proteção dos recursos naturais.”

"A pauta do Meio Ambiente é sem dúvidas a principal do século XXI. Assumi esse desafio com muita responsabilidade e tenho me dedicado diariamente.  Agradeço ao governador Renato Casagrande e ao vice-governador Ricardo Ferraço pela confiança e vamos trabalhar muito. Hoje temos cinco grandes desafios: o fortalecimento institucional, a modernização do licenciamento, as mudanças climáticas, os recursos hídricos e os chamados negócios sustentáveis. Quero dialogar com todos os movimentos, organizações, servidores e setor produtivo, pois tenho no diálogo um pilar fundamental. O Governador já anunciou importantes investimentos e vamos em busca de avançar cada vez mais com a pasta que foi muito bem conduzida pelo excelente secretário Fabrício Machado", disse o secretário Felipe Rigoni.

Durante o evento, o Governo do Estado apresentou a 1ª versão do Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Espírito Santo. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e executado por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Governo do Estado do Espírito Santo, o Plano apresenta um diagnóstico da situação atual do Estado, incluindo a atualização e as análises do inventário de emissões existente, além de vocações, potencialidades, limitações e características socioeconômicas do Estado.

Para além da definição de diretrizes globais e estratégias, o Plano de Descarbonização aponta caminhos tecnológicos a serem empregados, incluindo a visão dos stakeholders envolvidos, com o objetivo em comum de atingir as metas de neutralização de emissões de GEE. São ações estratégicas que servirão para o cumprimento de metas acordadas pelo Estado com campanhas ambientais internacionais, como o “Race to Zero” (Corrida para o Zero) e o “Race to Resilience” (Corrida para a Resiliência), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos e Iema Digital

Ainda no evento, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lançou o Sistema Estadual On-line de Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos (Sistema MTR-ES). A ferramenta vai permitir ao órgão ambiental acompanhar, em tempo real, todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no Estado, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a disposição final, mesmo quando a origem ou o destino dos resíduos for fora do território capixaba.

O sistema é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Iema e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), que forneceu o código-fonte, e com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), que ficou responsável pela customização do código. Na ocasião, foi assinada ainda a Instrução Normativa que regulamenta os procedimentos para uso do sistema.

O Iema anunciou ainda o início do seu novo sistema de licenciamento, o Iema Digital, pelos cidadãos. A partir desta quarta-feira (1º), os requerimentos de Dispensa de Licenciamento Ambiental e de Licenciamento Simplificado, a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), além da Licença Ambiental Única (LAU), deverão ser feitos via Iema Digital.

Mais tecnologia no monitoramento hidrológico

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) anunciou algumas ações na área de tecnologia que vão permitir aperfeiçoar e ampliar o monitoramento hidrológico, as fiscalizações de segurança de barragens e a agilidade nos processos de requerimentos de outorga de águas superficiais e subterrânea.

Entre as ações, está o desenvolvimento de um sistema de gestão de recursos hídricos que vai dar mais agilidade aos serviços oferecidos pela Agência. Também foi anunciado o uso de equipamentos como drones, que vão captar imagens aéreas, possibilitando mapeamento e fiscalização mais amplos e eficazes das áreas.

A Agerh também vai aumentar a velocidade de precisão das informações da Plataforma de Índice de Qualidade da Água (IQA), que disponibiliza um mapa com a localização de 100 pontos de monitoramento com as informações da qualidade da água, bem como o Sistema de Alerta do Rio Itapemirim (SARI), tem o objetivo de monitorar e também fazer previsões sobre as vazões do rio, possibilitando alertar a Defesa Civil e demais órgãos sobre os riscos de inundação.

Também estiveram presentes o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; os secretários de Estado e diretores-presidentes, Felipe Rigoni (Meio Ambiente), Enio Bergoli (Agricultura), Weverson Meirelles (Turismo), Emanuela Pedroso (Governo), Álvaro Duboc (Planejamento), Alaimar Fiuza (Iema), Fabio Anert (Agerh), Pablo Lira (IJSN), Denio Arantes (Fapes) e Elias Marçal (IPAJM); os prefeitos Edmilson (Rio Bananal), Alessandro Broedel (Sooretama), Dr. Coutinho (Aracruz), André Sampaio (Montanha), Josemar (Atílio Vivacqua), Jahuar (Guaçuí) e Wanzete Kruger (Domingos Martins). (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Estado investe R$ 100 milhões em novos equipamentos para PM
Câmara e Senado elegem suas presidências nesta quarta-feira
Governo cria grupo para combater crimes em terras indígenas
Senado conclui 1ª restauração de uma das obras danificadas
Casagrande defende pautas prioritárias em reunião com Lula
Vamos discutir as perdas com ICMS, diz Lula a governadores
Casagrande participa de reunião do Fórum dos Governadores
Governador Casagrande se reúne com vice-presidente da República
Proposta de criação da Guarda Nacional está pronta, diz ministro
Itamaraty nomeia novo embaixador do Brasil na Argentina
Jacinda Ardern se despede como premiê da Nova Zelândia

TAGS:
GOVERNO/ES | RENATO CASAGRANDE | INVESTIMENTOS | SEAMA | ÁREA AMBIENTAL