POLÍTICA CAPIXABA

Governo ES autoriza melhorias nas obras da Rota do Carmo

Importante obra do Programa Caminhos do Campo está em andamento na região serrana

Em 03/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A localidade de Pedra Azul é um dos cartões-postais mais famosos do Espírito Santo e uma região turística.

Mais uma importante obra do Programa Caminhos do Campo está em andamento na região serrana do Estado. O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, se reuniu, nessa quarta-feira (1º), com empreendedores da Rota do Carmo, localizada em Pedra Azul, na região de Aracê, Domingos Martins. Na ocasião, foram alinhadas informações e ações para a ampliação da obra de pavimentação que está em curso.

A localidade de Pedra Azul é um dos cartões-postais mais famosos do Espírito Santo e uma região turística. É na Rodovia BR-262 (km 90) que se encontra o acesso para a Rota do Carmo, composta por propriedades rurais voltadas à produção agrícola e aos estabelecimentos agroturísticos, como pousadas, cafés e restaurantes.

A execução das obras de pavimentação e a drenagem da via rural que liga a BR-262 à Rota do Carmo (ES-165) contemplam um pouco mais de 9 quilômetros de extensão. A obra vai garantir uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, além de facilitar a mobilidade da comunidade e turistas que visitam a região.

“Decidimos ampliar a pavimentação com blocos em toda a extensão dos mais de 9 quilômetros da rota turística, tendo em vista que já existem vários empreendimentos localizados ao longo do percurso. A região tem um grande fluxo de turistas que querem conhecer as montanhas capixabas. No projeto inicial, a previsão era de apenas 4 quilômetros, sendo o restante com revestimento primário do tipo Revsol”, explicou o secretário Enio Bergoli.

Com a pavimentação total da Rota do Carmo com blocos, o Governo do Estado vai investir mais de RS 3 milhões, além dos cerca de R$ 10 milhões previstos inicialmente. Para essa melhoria, foi estabelecida uma parceria com a Prefeitura de Domingos Martins, que vai arcar com os custos de implantação do dos blocos adicionais. Até agora, 5% da obra já foi executada, sendo que a previsão de finalização é de 12 meses.

Além de Bergoli, estiveram presentes no encontro o secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles; o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger; além dos empreendedores da região e as equipes técnicas das secretarias e da Prefeitura.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto tem como objetivo adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com. O objetivo é melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo. (As informações são da Seag)

Leia também:

Marcelo Santos é novo presidente da Assembleia Legislativa
Governo ES anuncia novos investimentos na área ambiental
Estado investe R$ 100 milhões em novos equipamentos para PM
Câmara e Senado elegem suas presidências nesta quarta-feira
Governo cria grupo para combater crimes em terras indígenas
Senado conclui 1ª restauração de uma das obras danificadas
Casagrande defende pautas prioritárias em reunião com Lula
Vamos discutir as perdas com ICMS, diz Lula a governadores
Casagrande participa de reunião do Fórum dos Governadores
Governador Casagrande se reúne com vice-presidente da República

TAGS:
GOVERNO/ES | MELHORIAS | OBRAS | ROTA DO CARMO | REGIÃO DO SERRANA