ECONOMIA INTERNACIONAL

Governo francês acusa pilotos grevistas da Air France.

O governante recusou a designação de um mediador, como pedem os sindicatos.

Em 27/09/2014 Referência JCC

O secretário de Estado dos Transportes de França, Alain Vidalies, acusou os pilotos da Air France, em greve desde o passado dia 15, de impedirem a criação de mil empregos na filial de baixo custo Transavia, na origem do conflito laboral.

"Os pilotos não podem continuar a opor-se ao desenvolvimento da Transavia", afirmou Vidalies, em declarações divulgadas hoje pela rádio France Info.

O governante recusou a designação de um mediador, como pedem os sindicatos, que consideram que não se pode confiar no presidente da Air France-KLM, Alexandre de Juniac, para continuar as negociações.

"Um mediador só serviria para continuar o conflito", afirmou, acrescentando que os pilotos só têm em conta os seus interesses e não os da companhia.

A greve obrigou hoje a Air France a cancelar quase metade dos voos previstos, ligeiramente menos do que nos últimos dias.

A situação na Air France "está a tornar-se extremamente delicada", afirmou na sexta-feira à noite um porta-voz da companhia aérea, após a recusa dos pilotos de retomarem o trabalho depois de 12 dias de greve.

"Estamos a perder 20 milhões de euros por dia", declarou Eric Schramm.

O porta-voz referiu que a administração ficou surpreendida quando os pilotos deixaram a sala onde decorriam as negociações, na sexta-feira, quando "não se estava longe de encontrar uma solução".

O principal sindicato dos pilotos, o SNPL, ameaçar prolongar a greve para além de 30 de setembro, data que figura no pré-aviso, se as negociações não forem retomadas rapidamente.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico* (Por Agência Lusa)