ESPORTE NACIONAL

Grêmio vence o Flamengo por 1 x 0 em pleno no Maracanã

O gol de Borja, nos acréscimos da 1ª etapa, quebrou jejum de nove partidas diante do rival.

Em 20/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo - Foto: Lance!

Após amargar eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, na última quarta, Grêmio volta ao Maracanã e conquista três pontos no Brasileirão.

Dias após amargar uma eliminação dura na Copa do Brasil, o Grêmio voltou ao Maracanã e, enfim, venceu o Flamengo. O gol de Borja, nos acréscimos da primeira etapa, quebrou um jejum de nove partidas do Tricolor diante do rival. A vitória magra, por 1 a 0, renova o espírito da equipe de Felipão na luta para fugir do Z4. Com 22 pontos, o Grêmio é 17º colocado da tabela do Brasileirão.

O triunfo poderia ter um fim mais tranquilo, mas Borja, nos acréscimos perdeu pênalti - que foi confirmado após o uso do VAR. Diego Alves fez grande defesa.

Entre Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, o time de Renato Gaúcho vinha de oito vitórias e um empate nas últimas nove rodadas. Com a derrota, o Flamengo segue em terceiro, com 34 pontos, mas viu a distância para o Palmeiras, segundo lugar, e Atlético-MG, líder do Brasileirão, aumentar.

Borja decide

Os times iniciaram a partida no Maracanã com posturas cautelosas, natural para quem se enfrentava pela terceira vez em um mês. O que mais chamou atenção foi que o Flamengo não impôs o ritmo de jogo, como de costume. Gabigol esteve bem marcado por Ruan e Rodrigues. Michael também não fez uma etapa inicial, e Vitinho, apesar das tentativas, esteve longe da área rival.

O Grêmio, por sua vez, teve uma estratégia que funcionou melhor. Além de congestionar a entrada da área, dificultando os ataques em velocidade, deu boas escapadas com Ferreirinha pelo lado esquerdo. Aos 24, o camisa 11 já havia criado problemas para Rodrigo Caio e por pouco o Grêmio não marcou.

Já nos acréscimos, o ponta foi para cima de Isla e colocou na cabeça de Borja. A finalização foi precisa - o que os atacantes do Flamengo não foram - e o Grêmio abriu o placar. Na comemoração, sobrou provocação do colombiano, que já vinha discutindo não só com Rodrigo Caio, mas com Diego Alves também.

Flamengo

Os primeiros 20 minutos da etapa final não apresentaram novidades. O Grêmio, com linhas baixas, não deu espaços para o Flamengo, que seguiu o mesmo. Até as entradas de Bruno Henrique e Pedro, nos lugares de Everton Ribeiro e Vitinho, não houve lances de perigo. A preocupação ficou por conta do goleiro Gabriel Chapecó, substituído por Brenno, após choque com Ruan.

As mudanças não surtiram efeito. O time de Renato se mostrou ainda menos criativo, e o técnico tentou as entradas Matheuzinho e Kenedy - estreante da noite. A pressão foi do Fla nos minutos finais, mas de forma desorganizada. O fato é que Brenno pouco trabalhou, e o Grêmio conquistou os três pontos - apesar do sofrimento. Já aos 54, o VAR confirmou toque na mão de Léo Pereira.

Borja teve a chance na marca do cal, mas Diego Alves fez grande defesa. Até o apito final, muitas reclamações dentro de campo, e também entre os reservas.

Ficha Técnica

Flamengo 0 a 1 Grêmio
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 19 de setembro de 2021, às 20h30
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Árbitro de vídeo: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Gols: Borja (0-1, 47'/1ºT)
Cartão amarelo: Isla, Rodrigo Caio e Bruno Henrique (FLA); Borja, Thiago Santos, Vanderson e Matheus Sarará (GRE)
Cartão vermelho: Não houve.

Flamengo (Técnico: Renato Gaúcho):
Diego Alves; Isla (Matheuzinho, 31'/2ºT), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Willian Arão, Andreas Pereira (Thiago Maia, 48'/2ºT), Everton Ribeiro (Bruno Henrique, 18'/2ºT) e Vitinho (Pedro, 18'/2ºT); Michael (Kenedy, 31'/2ºT) e Gabigol.

Grêmio (Técnico: Luiz Felipe Scolari):
Gabriel Chapecó (Brenno, 7'/2ºT); Wanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (Bruno Cortez, 36'/2ºT); Thiago Santos, Lucas Silva (Matheus Sarará, 36'/2ºT), Villasanti e Alisson (Diogo Barbosa, 48'/2ºT); Ferreirinha (Léo Pereira, 36'/2ºT) e Borja. (Por Matheus Dantas - Lance!)

Leia também:

Rio libera torcedores em estádios com metade da ocupação
São Paulo: Crespo coloca vaga na Libertadores como meta
Vasco: Com salários atrasados, funcionários ameaçam greve
"Não é um time que quer ser campeão", desabafa Luciano
São Paulo anuncia que Daniel Alves não joga mais pelo clube
Vianenses conquistam cinturão em Campeonato de Kickboxing
Feras do surfe nacional competirão nas ondas de Regência
> Após vitória em Interlagos, Hugo Cibien disputa nova etapa
Vôlei de praia: chega ao fim parceria de Alison e Álvaro Filho
Santos é goleado pelo Flamengo por 4 x 0 na Vila Belmiro
Renato Gaúcho fala da mudança de postura do Flamengo
Aprovada Lei do Mandante e projeto vai à sanção presidencial

TAGS:
GRÊMIO | FLAMENGO | MARACANÃ | BRASILEIRÃO | REBAIXAMENTO | LIDERANÇA | FUTEBOL