CULTURA

Grupo Especial das escolas de samba fecha Carnaval de Vitória

Samba: As agremiações investiram em fantasias com muitos adereços, brilho e as alegorias

Em 10/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: SEGOV COMUNICAÇÃO/PMV

As escolas de samba do grupo especial: Unidos de Jucutuquara, Imperatriz do Forte, Novo Império, Boa Vista, MUG, Unidos da Piedade e Andaraí, desfilaram na noite deste sábado (09), no Sambão do Povo, em Vitória.

Muitas cores, glamour e sofisticação marcaram o encerramento dos desfiles do Carnaval de Vitória 2022. As agremiações investiram em fantasias com muitos adereços, brilho e as alegorias levaram para a avenida do Sambão do Povo histórias emocionantes, contadas de forma lúdica, alegre e com riqueza de detalhes. As escolas de samba do grupo especial: Unidos de Jucutuquara, Imperatriz do Forte, Novo Império, Boa Vista, MUG, Unidos da Piedade e Andaraí, desfilaram na noite deste sábado (09), no Sambão do Povo

Confira como foi o desfile das escolas do Grupo Especial:

Unidos de Jucutuquara

O dia mais esperado do Carnaval de Vitória 2022 chegou com muita alegria e brilho. A primeira escola a entrar na avenida do Sambão do Povo, neste sábado (09), foi a Unidos de Jucutuquara. Nas cores verde, vermelho e branco, a escola abriu o último dia dos desfiles resgatando a memória afetiva do público presente, contando a história e o cotidiano de um dos bairros mais antigos de Vitória com elementos representando a construção da "Nação Jucutuquara".

A emoção e alegria estavam presentes nos olhos marejados e sorrisos lagos dos componentes da agremiação. Igor Sorriso, intéprete do samba-enredo da escola, falou sobre a satisfação de cantar o samba que comemora os 50 anos da Jucutuquara.

"Uma honra e uma importância muito grande ser escolhido para representar o jubileu de ouro da Jucutuquara, esse momento tão marcante, a escola tão linda e tão vibrante, após uma pandemia que acabou com a esperança de muita gente, que levou tantas vidas, muita gente poderia tá aqui hoje e não está com a gente. Então, eu tô muito feliz de representar e ser o porta - voz dessa nação hoje. A gente vai fazer um grande desfile, pode ter certeza disso", afirmou.

Imperatriz do Forte

A Imperatriz do Forte esperou o sinal verde e desfilou com muito glamour na avenida oficial do Carnaval de Vitória. A segunda escola do Grupo Especial a entrar no Sambão do Povo, trouxe o enredo "Em busca do 10" com 1.200 componentes divididos em 15 alas, três carros alegóricos e um tripé. 

A agremiação mostrou a importância dos números para a humanidade: desde as origens até o sonho do desejado 10 para a conquista do título de campeã do Carnaval de Vitória 2022. 

O presidente da verde e rosa do Forte São João, Arthur Kadratz, explicou que a inspiração para o samba-enredo deste ano foi uma critica ao último resultado da escola.

"Em busca do 10 além de uma crítica é também uma maneira de contarmos a história dos números e conquistar o título, dessa vez", relata Kadratz. 

A comissão de frente chegou com um ritual ao deus hindu Ganesha, que tem a cabeça de um elefante e um corpo humano com quatro braços, e é um removedor de obstáculos, senhor da sabedoria, da fortuna e proteção. 

Novo Império

Terceira escola a desfilar na madrugada deste domingo (10), a Novo Império fez o público todo vibrar trazendo o enredo "Santo Antônio, Olhai Por Nós". A escola fez uma apresentação empolgante e levantou os foliões.

Sob o comando do carnavalesco Paulo Balbino, em seu primeiro ano na agremiação, os limites superados pra esse desfile foram grandes.

" Sempre bom renovar, eu gosto de novidade, gosto de desafio, eu só não esperava que fosse tão grande. A pandemia trouxe uma expectativa muito grande, a gente teve medo do desfile não acontecer, medo das escolas não entrarem na Avenida, medo do Sambão ficar vazio. Então foram muitas dúvidas, mas eu acho que nosso enredo é muito oportuno, a gente vem falando exatamente desse momento de pandemia, desse momento de fé, e só através da fé a gente consegue passar por todas as barreiras. E Santo Antônio tá aí pra abençoar não só a Novo Império, mas a todo carnaval brasileiro e a todas as escolas que estão lutando pra fazer um belo espetáculo."

Boa Vista 

Atual campeã do Carnaval de Vitória, a Independente de Boa Vista, foi a quarta escola a desfilar no Sambão do Povo. O enredo deste ano é "O pássaro de fogo traz a boa nova: É tempo de amar", que retrata a lenda indígena das formações rochosas Mochuara, que fica na cidade sede da escola, Cariacica, e Mestre Álvaro na Serra com 1.300 componentes distribuídos em três alegorias, 2 tripés e 19 alas.

A lenda retrata uma bela história de amor da princesa indígena Jaciara e do jovem guerreiro Guaraci. E é lúdica a evolução de Cariacica, berço da agremiação Boa Vista.

O carnavalesco da escola, Robson Goulart, explica que o enredo tem a missão de transformar a alegria do carnaval em uma bandeira de esperança em dias mais fraternos e tolerantes.

"Em tempos onde a intolerância tornou-se o grande 'mal do século' contamos a história de amor proibida entre jovens nativos de duas tribos que habitaram matas capixabas antes da chegada dos colonizadores. Além de prestigiar Cariacica e Serra", relata ele.

MUG

Quinta escola a desfilar neste domingo (10), a Mocidade Unida da Glória (MUG) chegou ao Sambão com luxo e potência abrindo baús, caixas e gavetas para trazer de volta objetos que acompanham as pessoas e se tornam importantes amuletos: os bonecos.

O exuberante abre-alas da escola entrou na avenida ilustrando o mito da criação, representando uma fábrica de bonecos que é puxada por leões, símbolo da agremiação, remetendo às antigas caravanas e guiadas pelo Gepeto.

A alegoria denominada "A Casa de Bonecas", encantou o público ao brincar com diversas gerações, trazendo na alegoria referências infantis: Barbie e Ken, Playmobil e os personagens do filme Toy Story: Buzz Lightyear, Woddy e a boneca Jessie.

O tripé de encerramento do desfile veio trazendo Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Principal amuleto de fé capixaba, a imagem de Nossa Senhora mora em Vila Velha desde 1569.

Unidos da Piedade

Escola de samba mais antiga do Carnaval de Vitória, a Unidos da Piedade foi a sexta escola do Grupo Especial a desfilar na madrugada deste domingo (10), cheia de brilho e elegância da realeza africana. A agremiação levou para avenida do Sambão do Povo o enredo "Da riqueza do café, sua força e majestade", com 1.500 componentes, três carros alegóricos e 16 alas. 

Por problemas técnicos com um andaime da escola, o sinal demorou a ficar verde para a Piedade, que levou aproximadamente 40 minutos para entrar na avenida.

O compositor do samba-enredo, Jorge Caribé, explicou a motivação da escola para falar da bebida mais consumida do Brasil, o café, que é um produto importante para a economia do país e que compõe a mesa de muitos capixabas.

"A Unidos da Piedade escolheu voltar no tempo para lembrar de todo o sacrifício e suor dos negros, para o enriquecimento da família real com o trabalho escravo, e, mostrar que nada mudou", relata ele. 

Andaraí

Fundada em 1946,  a escola de samba Anadaraí, respeitando a tradição, estampa as cores verde e rosa em suas alegorias e adereços, juntamente com o seu brasão representado por uma coroa sobre uma serpente e um surdo.

Em homenagem à Santa Martha, a Andaraí compartilhou na avenida histórias e lendas sobre a comunidade do bairro. O enredo "Mulembá" estava na ponta da língua de todos os integrantes, que entraram no Sambão levantando à todos que ficaram até o último momento pra assistir a escola.

A comissão de frente contou com 15 componentes, todos dançarinos profissionais. George Lucas, coreógrafo da comissão de frente, falou sobre a missão do grupo para esse desfile.

"É o enredo que esse ano a escola conta, da árvore de raiz africana Mulembá, nossa comissão vai mostrar a história da árvore, do bairro, o milagre e os folclóricos que aparecem e muita dança pra animar esse povo a essa hora da manhã", destacou. (As informações são da Secom/PMV)

Leia também:

"Cultura em Toda Parte" em Pedro Canário, entre 8 e 10 de abril
Vitória: projeto de dança leva cultura e arte para estudantes
Centro Cultural em Baixo Guandu divulga nova programação
Município da Serra entra no Mapa do Turismo Brasileiro
Exposição em São Paulo reúne obra do pintor Cândido Portinari
Araçatiba: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda será restaurada
Exposição "Mãos que tocam o barro" estreia segunda (21)
Concerto musical desperta sonho e alegria de alunos de Vitória
Começa amanhã (18), 1º Festival Cultural de Verão de Vitória
Camburi recebe o 1º Festival Cultural de Verão de Vitória

TAGS:
VITÓRIA | CULTURA | CARNAVAL | SAMBA | ESCOLAS | ALEGRIA